Meio Bit » Arquivo » Ciência » Incríveis luzes no céu parecem naves alienígenas invadindo a Terra

Incríveis luzes no céu parecem naves alienígenas invadindo a Terra

Raro fenômeno óptico atmosférico associado com reflexão e refração da luz solar resulta em imagens de tirar o fôlego, e parecem naves alienígenas invadindo a Terra.

10 anos atrás

aliensHalo01

Sim, eu sei que parecem imagens de “Contatos Imediatos do Terceiro Grau”, mas são reais. Trata-se de um dos mais estranhos fenômenos dos céus que podem ser vistos à partir do solo da Terra. Essas fotos foram feitas por Pauli Hänninen na estância de esqui Levi, que fica na Lapônia Finlandesa.

Estava muito frio e com muita névoa, a temperatura estava perto dos -10°C. Quando as nuvens começaram a se dissipar, lá estavam as cores do arco-íris no céu, e uma aura ao nosso redor em 360 graus.” - disse o fotógrafo.

Ele capturou um halo lunar, combinado com um círculo parélico completo, dois sundogs e um parélio de 120°, outro fenômeno ótico atmosférico associado com reflexão e refração da luz solar, que você pode ver na linda foto abaixo (é o ponto ponto brilhante alinhado com o círculo).

aliensHalo02

Os dois eventos não são lá muito difíceis de se presenciar na Finlândia, mas é muito raro vê-los acontecerem juntos. Isso porque a luz do sol tem que refratar em milhões de cristais de gelo hexagonais suspensos, sob condições meteorológicas especiais. E só em ocasiões ainda mais raras isso tudo acontece sob a luz da Lua (que não é da Lua, sabemos que é a luz do Sol refletida, certo?).

No caso em destaque, isso só foi possível por causa dos cristais de gelo produzidos pelas máquinas de neve da estação de esqui. Olha aí o xiste!!

Há toda uma explicação técnica com cálculos de ângulos dos feixes de luz e tudo mais. Mas, para não complicar, creio que este desenho feito em papel de pão pela NASA explica o que está sendo visto nas imagens:

aliensHalo03

Como se ver auroras boreais e ter a internet como direito básico não fossem motivos suficientes para querer visitar a Finlândia, ainda podemos nos deparar com um fenômeno lindo como este.

Quem me acompanha nesta jornada?

Fonte: Yle.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários