Meio Bit » Demais assuntos » Como criar um pendrive de instalação do OS X Mavericks

Como criar um pendrive de instalação do OS X Mavericks

Acompanhe este tutorial que tem como o objetivo instalar o Mavericks do zero, uma instalação limpa apagando o seu HD por completo e instalando essa versão nova do OS X em seu Mac.

10 anos atrás

Depois que a Apple parou de fornecer os CDs, DVDs de instalação dos OS X, com o lançamento da App Store, sempre tenho a preocupação em fazer meus DVDs de backup para futura instalação. Eu sei que com a App Store o arquivo estará lá para baixar quando precisar, mas e se acontecer algo que eu não tenha como acessar meu Mac ou a internet?

Além disso, no meu caso como tenho três Macs, precisaria baixar um arquivo para cada um. A propósito o arquivo que você baixa do OS X, ele desaparece depois que você instalar no seu Mac, e este é um dos maiores motivos que me levam a fazer uma cópia de instalação num DVD ou pendrive USB.

Com o lançamento do novo OS X – Mavericks – não fugi a regra e fiz minha cópia de instalação. Amigos e parentes sempre me perguntam como fazer e como é mais fácil fazer do que explicar, acabo fazendo uma cópia para eles. Resolvi então tentar explicar de uma maneira fácil como você mesmo pode fazer esta cópia e quem sabe impressionar seus amigos e parentes também.

Só para deixar bem claro, este tutorial tem como o objetivo instalar o Mavericks do zero. Uma instalação limpa apagando o seu HD por completo e instalando uma versão nova. Por isso você deverá fazer um backup completo antes de continuar com o processo de instalação. Caso você deseje apenas fazer o upgrade do Mountain Lion, crie primeiro este USB de instalação e faça o upgrade normalmente pelo arquivo que você baixou.

Para fazer o DVD ou pendrive de instalação do Mavericks o processo é quase igual dos OS X anteriores. Tentarei explicar de uma maneira simples e fácil. Se tiver alguma dúvida, pergunte nos comentários. Se você já sabe como fazer, mostre este post quando uma tia sua te pedir para fazer a cópia. 🙂

Bom o primeiro passo é você saber se o seu Mac é compatível para o Mavericks. Abaixo está uma lista dos modelos compatíveis:

  • iMac (Mid 2007 or newer);
  • MacBook (Late 2008 Aluminum, or Early 2009 or newer);
  • MacBook Pro (Mid/Late 2007 or newer);
  • MacBook Air (Late 2008 or newer);
  • Mac mini (Early 2009 or newer);
  • Mac Pro (Early 2008 or newer);
  • Xserve (Early 2009).

Caso você use outras versões do OS X, a Apple sugere que você faça o update da próxima versão até chegar no Mavericks, mas se tivermos o DVD ou pendrive de instalação, poderemos instalar uma versão limpa, eliminando deste modo todas as sujeiras digitais acumuladas ao decorrer dos anos.

Se você checou e realmente o Mavericks pode ser instalado no seu Mac, o segundo passo agora é baixar o OS X, o que para a alegria de todos é grátis. Basta fazer o download pela App Store ou clique aqui.

Enquanto você está fazendo o download, faça o backup dos seus arquivos e prepare um pendrive USB de 8 GB. Eu prefiro um pendrive de 8 GB em vez de um DVD de dupla camada porque é bem mais fácil o processo e depois você pode reaproveitar caso não precisar mais. Formate o pendrive deixando o nome como Untitled. Ao instalar o Mavericks no pendrive, assumirá como arquivo Mavericks de instalação no nome.

Terminado o donwload, basta você abrir o Finder (meu Mac é em inglês e não tenho idéia como se fala em português) e clicar em Applications. Lá você encontrará o arquivo Install OS X Mavericks. Clique com o botão direito nele e depois clique em Show Package Contents.

Install OS X Mavericks

Clique em seguida na pasta Contents e depois em SharedSupport. Você verá dois arquivos: InstallESD.dmg e OSInstall.mpkg.

SharedSupport

Nas versões anteriores do Mavericks, bastava enviar o arquivo InstallESD.dmg para o Disk Utility e gravar um DVD ou colocar na USB um pendrive. Já para o Mavericks eles quiseram complicar um pouquinho mais, mas nada que você não consiga. O arquivo que estamos procurando é BaseSystem.dmg e ele está de modo invisível neste folder. Para isto você precisará visualizar usando um comando no Terminal.

Abra o Terminal e se sinta por alguns minutos um programador ou um hacker pois você precisará escrever um comando mas não feche a pasta Contents/SharedSupport.

Para abrir o Terminal, basta ir em Applications, clicar no folder Utilities e, em seguida, clique no Terminal.

Terminal

Aberto o terminal, volte na pasta SharedSupport e dê dois cliques no arquivo InstallESD.dmg. Abrirá uma janela OS X Install ESD com uma pasta Packages.

OS X install
No terminal digite: open /Volumes/OS X Install ESD/BaseSystem.dmg e dê um Enter.

Terminal

Aparecerá em seguida a janela com a mensagem que você está abrindo o arquivo “BaseSystem.dmg” e após abrirá uma nova janela OS X Base System com várias pastas.

OS X Base System

Agora vá em Applications/Utilities/, clique em Disk Utility e clique no tab Restore no top ao lado direito. Na coluna vertical no lado esquerdo onde aparece os HDs, DVDs e etc você irá ver o arquivo BaseSystem.dmg. Arraste ele até o campo onde aparece escrito Source. Depois arraste o Untitled do seu pendrive 8 GB para o campo Destination e clique em Restore.

Disk Utility

Vai aparecer a mensagem perguntando se você tem certeza que quer apagar o conteúdo do seu pendrive e restaurando no lugar o arquivo BaseSystem.dmg.

Disk Utility2

Clique em Erase e irá parecer o campo para você colocar a sua senha de administrador do seu Mac para confirmar o procedimento. Basta colocar a senha e clicar ok.

Disk Utility3

Pronto. Agora você já tem o Mavericks no pendrive para você instalar em qualquer Mac que esteja na lista de compatibilidade. Para instalar é simples.

Dê um restart no seu Mac e após ouvir o som clique e segure a tecla Option (alt) até aparecer o seu HD na tela. Selecione o Pendrive de instalação. Provavelmente irá aparecer após você clicar, uma janela para configurar o idioma do seu Mac. Escolha o idioma e depois irá aparecer o OS X Utilities. Escolha a opção Disk Utility e formate o seu HD. Após isto basta instalar o Mavericks versão limpa.

Simples né?

Se gostou ajude a espalhar esta dica. Se você já sabia, mais uma vez, guarde nos seus favoritos e a próxima vez que um suplicante pedir para você, envie o link. 🙂

Valew e VQV!

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários