Meio Bit » Arquivo » Ciência » Japão cria animê para promover missão conjunta com a NASA

Japão cria animê para promover missão conjunta com a NASA

Japão, claro. Só eles para transformar algo “chato” como meteorologia em uma atividade excitante. Como? Com um anime explicando a missão. Pior de tudo: ficou bem legal.

10 anos atrás

gpm

Todo mundo adora zoar a previsão do tempo. É uma espécie de Rubens Barrichello das ciências. Tem resultados incontestavelmente válidos, mas cutucar é mais gostoso. Sendo realista, é algo que mudou o mundo, salvando incontáveis vidas, tanto de fome, ao permitir que agricultores planejem suas safras, e avisando com antecedência sobre furacões, tempestades e secas.

Uma das incontáveis peças nesse quebra-cabeças é a identificação de chuvas. Isso é feito com informações que vem de humildes estações pluviométricas onde um estagiário mede a chuva que cai em um funil e telefona para uma central passando as informações, e chega a projetos como o GPM – Global Precipitation Measurement. A ser lançado em 2014 o projeto engloba uma constelação de satélites que darão uma visão global de chuvas no mundo todo, com 3 horas entre as atualizações.

Hoje já conseguimos 4 horas, mas com bem menos resolução. Mesmo assim já é impressionante ter acesso a algo como este mapa mundo de chuvas.

Um dos parceiros do projeto é a JAXA, a Agência Espacial Japonesa, e o Japão, como sabemos, ADORA criar mascotes fofinhos para tudo. Não duvido que tivessem um pra Unidade 731 (too soon?). Portanto nada mais justo que fofoletizarem um projeto espacial.

E fofoletizaram com gosto. Criaram um animê muito legal, contando historinha, mostrando a tecnologia e seu uso, e para ser perfeito, só faltaram tentáculos, mas acho que essa é a versão internacional. Veja, é bem melhor que qualquer videozinho ufanista da AEB:

[JAXA]DPRスペシャルムービー[EN sub(Closed Captioning)] Anime for JAXA & NASA Space Mission

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários