Ellen Page Nua Pelada Sem Roupa e — você já clicou, né?

Em meus escritos espalhados pelas Interwebs nos últimos anos alertei para uma inevitabilidade: o momento em que perderíamos controle sobre nossas imagens.

ellenpage

Previ que isso aconteceria primeiro com celebridades, como era demonstrado pela imensa quantidade de fotos fakes.

Antigamente a preocupação era com os paparazzi.

Hoje um adolescente e uma cópia pirata do Photoshop criam cenas cabeludas envolvendo a Katy Perry e vegetais variados (não google!).

Eu previ que o primeiro a se aproveitar das novas tecnologias seria a indústria pornô, a mola-mestra de toda grande invenção.

Com a evolução dos gráficos 3D, em um futuro a médio prazo (3 ou 4 anos) teremos modelos fotorrealistas de celebridades, usados em animações ou substituindo rostos de atrizes, no melhor estilo Avatar. Muitas dessas não serão autorizadas. Quem não gostaria de um pornô com Marilyn Monroe, Salma Hayek, Jennifer Lawrence e Scarlett Johansson? Há toneladas de fotos delas, a Autodesk tem aplicações que convertem imagens em modelos 3D. é só questão de tempo.

Só que nem todo mundo tem paciência de esperar, e isso está dando dor de cabeça pra Sony. Um camarada muito do sacana conseguiu uma cópia de debug do (excelente, dizem) jogos Beyond: Two Souls, e mudou a câmera em uma cena onde a personagem da Ellen Page toma banho, assista:

A cena acima, claro, não mostra nada, mas nas imagens liberadas pelo usuário do Reddit DJMockingJay, dá para ver a nudez digital da atriz em toda sua glória. Não, não vou colocar link pras imagens, considere uma espécie de informação privilegiada acessível somente a quem sabe usar o Google.

Embora Ellen Page tenha sido escaneada em 3D para criação do Avatar, é quase certo que ela não estava peladinha, nem deixou que os animadores tirassem centenas de fotos em alta resolução de suas vergonhas, mesmo nem tão altas e cerradinhas assim. Portanto o que estamos vendo é fruto da imaginação do animador.

Mesmo assim é a personagem da Ellen Page pelada, o que causa problemas. Primeiro, a dúvida, se achamos a imagem sexy ou não. Os gráficos de PS3 não ajudam, mas mesmo assim a imagem está bem no meio do Vale da Estranheza, aquele conceito onde um robô ou representação humana desperta familiaridade mas não o bastante para identificarmos como humano, então sentimos desconforto. Por isso os personagens humanos da Pixar nunca não são humanos demais.

A Sony, compreensivelmente, está put-digo, razoavelmente irritada. Estão enviando pedidos, entregues em mãos por ninjas, para que sites removam as imagens da nudez da atriz. Até aí tudo bem, mas foram além. Estão pedindo que sites removam os artigos falando do caso, mesmo que não tenham imagens.

Ei, Sony, está querendo lançar a Biografia Autorizada da Ellen Page? Querer tirar uma foto da Internet é como tentar tirar mijo de uma piscina usando um copo de requeijão.

No momento eu tendo a achar que o que o tal usuário fez não é mais canalhice do que criar fotos fakes. Ou seja: é canalhice mas qualquer um com bom-senso sabe que a Sandra Bullock não faria fotos em um ângulo ginecológico, cutucando as orelhas com os dedões dos pés. Em 3 ou 4 anos, talvez não seja tão simples.

Do mesmo jeito que é impossível ou incrivelmente trabalhoso achar o autor de um upload, se ele quiser ser anônimo, quando isso se popularizar e tivermos apps, serão tantas imagens, tantos vídeos constrangedores que não será possível acompanhar e remover todos.

E enquanto você está imaginando todas as atrizes famosas que irá “dirigir” em seus filminhos, gostaria de lembrar que não somos só usuários, não somos só espectadores. Na Internet somos todos atores também, e querendo ou não VOCÊ irá aparecer no filminho pornô não-autorizado de alguém.

Bem-vindo ao futuro.

Fonte: CB.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz e Calcinhas no Espaço.

Compartilhar
  • lordtux

    Huahauaha, vou confessar que não li o texto pra comentar, já fui abrindo o link via twitter e me deparo com essa foto abominável do baiber. É pra acabar com o dia.

  • Silmar

    Hey, alguém tinha que vingar os usuários da Sony 😛

  • Vou ser sincero, as imagens me deixaram muito desconfortável, não por causa do Vale da Estranheza, mas porque me lembrei automaticamente de Ellie de The Last of Us. Foi quase como ver minha própria filha pelada. haha

    • OverlordBR

      Damn! Conseguiu deixar as coisas ainda mais estranhas!

      Só faltam os tentáculos aparecerem no meio do banho da personagem da Ellen Page pelada….

  • Esse David Cage é um malandrinho. No Heavy Rain também temos uma cena parecida.

    • Jos_El

      Ele adora cenas de sexo e nudez desnecessárias.

      • Roberto Andiara da Silva Rosa

        E quem não gosta? 😉

  • Roberto Andiara da Silva Rosa

    “Quem não gostaria de um pornô com Marilyn Monroe, Salma Hayek, Jennifer Lawrence e Scarlett Johansson?”

    Todas ao mesmo tempo agora? Eitcha, lelê!

    • Thiago Margarida

      Se acrescentar a milla jovovich e a yvonne strahovski eu compro na hora, huauhahua

      • Davi Braga da Rocha

        Leelee Sobieski e Thora Birch!

    • Joey Frango

      Não pode esquecer da kari byron, se bem que ia precisar de duzias de terabytes só para gravar a bunda dela. MANO QUE LOCO. PEGA O NITROGENIO LIQUIDO QUE EU QUERO IR PRO FUTURO LOGO.

  • Well Dias

    Cara, se alguém tiver vontade de fabricar um filme pornô meu. Essa pessoa é doente, do pior sentido da palavra.

    • BielSilveira

      Well DiaXXX

  • André Maringolo

    Enquanto assistia o video, antes de ler o texto abaixo dele, só pensava em uma coisa: vale da estranheza. Creio que demorá um pouco (mais de 5 anos) para contornarem isso…

  • Davi Braga da Rocha

    Thanks Cardoso!

  • Ricardo

    Porque eles criam esses detlhes do corpo dela se nem vai ser mostrado no jogo de qualquer jeito? É óbvio que algum usuário ia hackear o jogo para a câmera mostrar essa parte. FIzeram isso com o jogo tomb raider. Se fossem criativos mesmo, teriam colocado um troll face nas partes certas para avacalhar com o tal hacker.

    • Davi Braga da Rocha

      Fan Service.
      Mesmo que não seja realmente uma maquete 3D do corpo dela, é algo compatível com o biotipo dela. Isso leva os hackers nerds virgens a faparmos para um monte de polígonos. 😛

      • Ricardo

        Sim, por isso que um troll face seria mais criativo. Iam xingar muito no twitter 😛

      • Luiz Felipe

        Sim porque fapar para um monte de atomos é tão diferente assim. Bem vindo a Matrix, o que importa mesmo são os impulsos eletricos no seu cerebro, se é “real” ou não, nem importa.

      • Roberto Andiara da Silva Rosa

        Assim como em tempos áureos, fapavam(os) para micropontos de tinta impressos em uma superfície flexível de celulose.

    • Luiz Felipe

      Porque não da mesmo para substituir parte do 3D model por outra. Qualquer tentativa de controle é inutel.

  • Luis

    Vendo um documentário sobre o cérebro humano no History Chanel, huahuuhaua claro que não, foi na BBC, eles explicam porque isso acontece.

    Na verdade são vários casos ligados ao cérebro, desde uma mulher que não consegue ver coisas em movimento apesar de ter visão perfeita ou o caso em que um homem não reconhece rostos das pessoas, apenas rostos, em contra partida o homem que reconhece rostos mas nenhum objeto, são pessoas que não sua deficiência ajudam os cientistas a entender um pouco mais sobre o cérebro humano e seu desenvolvimento.

    Então basicamente a área designada para identificar rostos e expressões faciais é muito maior e especializada que a que reconhece objetos, podemos reconhecer uma pessoa em mil mas não reconhecemos uma banana em doze.

    • Emílio B. Pedrollo

      Ou um chinês em milhões. Pelo menos para nós ocidentais que não estamos acostumados. O cérebro deles deve ser diferente mesmo, pelo menos neste aspécto.

  • BielSilveira

    Cardoso obviamente ansioso para o primeiro vídeo dele com a Luciana Vendramini.

  • Marcio Oliveira

    Pensando em uma questão de futuro, de fato é de se pensar que com a quantidade de câmeras de espionagem digo, “vigilância” espalhadas pelas ruas, clubes, bares, espalhadas por ai, não será difícil o ser humano ficar cada vez mais exposto.

    Diante disso, a problemática da discussão “invasão de privacidade” vs segurança vs liberdade de expressão torna-se uma rede com divisões tênues e discretas. O que é privado? O que pode ser público? Creio que há um grande trabalho não na tentativa de proibir, porque isso é ilusório, mas de se ter mecanismos eficientes para minimizar os danos causados pelo uso indevido da imagem alheia ou algo que envolva o outro e possa lhe causar algum dano que seja relevante, mas até aí há muito o que se discutir.

  • Rodolfo Bendinelli

    A Ellen Page ficou gata de cabelo curto nessa foto que abre o artigo!

  • Pingback: Ellen Page Nua Pelada Sem Roupa e — você já clicou, né? - grupoalves.net()

  • Por isso que quase sempre leio os comentários do meio bit… por mais que não seja um artigo do meu interesse. Sempre tem um comédia.

  • jeet88

    Y8oT – Last years I have been so low on $$ and debits were eating me from everywhere. that was Until i decided to earn money on the INTERNET! I landed on surveymoneymaker period net, and started filling in surveys for straight cash, and really, I’ve been much more able to pay my bills! I am so happy i did this! With all the financial stress these years, I really hope all of you will give it a chance. – y9S

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja