Ellen Page Nua Pelada Sem Roupa e — você já clicou, né?

Em meus escritos espalhados pelas Interwebs nos últimos anos alertei para uma inevitabilidade: o momento em que perderíamos controle sobre nossas imagens.

ellenpage

Previ que isso aconteceria primeiro com celebridades, como era demonstrado pela imensa quantidade de fotos fakes.

Antigamente a preocupação era com os paparazzi.

Hoje um adolescente e uma cópia pirata do Photoshop criam cenas cabeludas envolvendo a Katy Perry e vegetais variados (não google!).

Eu previ que o primeiro a se aproveitar das novas tecnologias seria a indústria pornô, a mola-mestra de toda grande invenção.

Com a evolução dos gráficos 3D, em um futuro a médio prazo (3 ou 4 anos) teremos modelos fotorrealistas de celebridades, usados em animações ou substituindo rostos de atrizes, no melhor estilo Avatar. Muitas dessas não serão autorizadas. Quem não gostaria de um pornô com Marilyn Monroe, Salma Hayek, Jennifer Lawrence e Scarlett Johansson? Há toneladas de fotos delas, a Autodesk tem aplicações que convertem imagens em modelos 3D. é só questão de tempo.

Só que nem todo mundo tem paciência de esperar, e isso está dando dor de cabeça pra Sony. Um camarada muito do sacana conseguiu uma cópia de debug do (excelente, dizem) jogos Beyond: Two Souls, e mudou a câmera em uma cena onde a personagem da Ellen Page toma banho, assista:

A cena acima, claro, não mostra nada, mas nas imagens liberadas pelo usuário do Reddit DJMockingJay, dá para ver a nudez digital da atriz em toda sua glória. Não, não vou colocar link pras imagens, considere uma espécie de informação privilegiada acessível somente a quem sabe usar o Google.

Embora Ellen Page tenha sido escaneada em 3D para criação do Avatar, é quase certo que ela não estava peladinha, nem deixou que os animadores tirassem centenas de fotos em alta resolução de suas vergonhas, mesmo nem tão altas e cerradinhas assim. Portanto o que estamos vendo é fruto da imaginação do animador.

Mesmo assim é a personagem da Ellen Page pelada, o que causa problemas. Primeiro, a dúvida, se achamos a imagem sexy ou não. Os gráficos de PS3 não ajudam, mas mesmo assim a imagem está bem no meio do Vale da Estranheza, aquele conceito onde um robô ou representação humana desperta familiaridade mas não o bastante para identificarmos como humano, então sentimos desconforto. Por isso os personagens humanos da Pixar nunca não são humanos demais.

A Sony, compreensivelmente, está put-digo, razoavelmente irritada. Estão enviando pedidos, entregues em mãos por ninjas, para que sites removam as imagens da nudez da atriz. Até aí tudo bem, mas foram além. Estão pedindo que sites removam os artigos falando do caso, mesmo que não tenham imagens.

Ei, Sony, está querendo lançar a Biografia Autorizada da Ellen Page? Querer tirar uma foto da Internet é como tentar tirar mijo de uma piscina usando um copo de requeijão.

No momento eu tendo a achar que o que o tal usuário fez não é mais canalhice do que criar fotos fakes. Ou seja: é canalhice mas qualquer um com bom-senso sabe que a Sandra Bullock não faria fotos em um ângulo ginecológico, cutucando as orelhas com os dedões dos pés. Em 3 ou 4 anos, talvez não seja tão simples.

Do mesmo jeito que é impossível ou incrivelmente trabalhoso achar o autor de um upload, se ele quiser ser anônimo, quando isso se popularizar e tivermos apps, serão tantas imagens, tantos vídeos constrangedores que não será possível acompanhar e remover todos.

E enquanto você está imaginando todas as atrizes famosas que irá “dirigir” em seus filminhos, gostaria de lembrar que não somos só usuários, não somos só espectadores. Na Internet somos todos atores também, e querendo ou não VOCÊ irá aparecer no filminho pornô não-autorizado de alguém.

Bem-vindo ao futuro.

Fonte: CB.

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples