Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fuji XQ1 - compacta premium

Fuji XQ1 - compacta premium

A Fuji coloca no mercado a sua primeira câmera compacta equipada com o poderoso sensor CMOS X-Trans e uma lente luminosa. Infelizmente o valor de tamanha comodidade não é para qualquer mortal.

10 anos e meio atrás

Depois que a venda de câmeras fotográficas vem caindo nos últimos trimestres, os fabricantes se mexeram e estão colocando mais e mais lançamentos no mercado. E o que podemos ver nesses equipamentos? Tentativas de inovação e mudanças. Muitos vão dizer que isso não é suficiente para deter o avanço dos celulares de última geração, pois a pegada desses equipamentos está na conectividade e diversão, sendo que a qualidade de imagem é secundária. Questão de saber o que o consumidor realmente quer.

Uma das inovações que apareceram na semana passada foi a nova compacta de alto desempenho da Fuji. A XQ1 nos trás algumas inovações que são interessantes para quem está querendo uma câmera compacta para carregar a todos os locais, mas não abre mão de algumas comodidades. Acho que um dos pontos principais é que a Fuji finalmente decidiu colocar um sensor X-Trans em uma câmera compacta. A XQ1 chega ao mercado com um sensor CMOS X-Trans II de 12 megapixels de resolução máxima e tamanho de 2/3 polegadas. Junto a isso temos uma lente Fujinon com distância focal equivalente (no sistema 35 mm) a uma 25-100 mm com abertura de diafragma em f/1,8-4,9 e estabilização de imagem. Fora o fato da lente ser bem luminosa em parte de seu comprimento focal, uma novidade interessante é que o zoom ótico é acionado manualmente, em um anel na base da lente. Pode parecer estranho em uma compacta, mas esse fato torna o zoom mais preciso e também economiza bateria. Outras características são a velocidade de autofocus em 0,06 s (segundo a Fuji), monitor LCD de 3 polegadas, gravação de vídeos em Full HD com até 60 fotogramas por segundo e conexão Wi-Fi. A câmera também poderá transferir arquivos para dispositivos Android ou iOS através de um app específico.

Claro que tudo isso não poderia ser barato. A nova Fuji XQ1 deve chegar ao mercado ainda em outubro nas opções de cor preta ou prata pelo valor sugerido de US$ 500,00.

fuji_xq1

Fonte: Dpreview.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários