Meio Bit » Arquivo » Internet » GPS de Realidade Aumentada usa pinguins para ensinar o caminho até aquário de Tóquio

GPS de Realidade Aumentada usa pinguins para ensinar o caminho até aquário de Tóquio

Sunshine Aquarium de Tóquio lança app de Realidade Aumentada que utiliza as simpáticas aves para mostrar o caminho pela cidade até a atração

10 anos atrás

penguin-navi

Fato: Tóquio é uma das mais populosas cidade do mundo e destino de inúmeros turistas de todas as partes do planeta, que vem para apreciar seus inúmeros pontos turísticos. Claro que locais mais famosos disputam a atenção dos visitantes com unhas e dentes, e dentre ele o Sunshine Aquarium, um dos pontos turísticos mais famosos da cidade utiliza uma forma sensacional de cativar o público.

Ciente que a distância entre a estação mais próxima e a instalação é de 1 km, a administração do aquário em conjunto com a empresa de tecnologia HAKUHODO Tokyo e a especialista em realidade aumentada Junaio lançou há alguns meses um app chamado Penguin NAVI, que nada mais é do que um navegador GPS que leva o turista até o aquário. A diferença é como o faz: apelando para a empatia que sentimos por animais fofinhos, a aplicação utiliza pinguins como guias, que se encarregam de levar o perdido visitante até a atração.

Os responsáveis pela aplicação (compatível com iOS e Android) utilizaram motion capture nos simpáticos animaizinhos, o que segundo eles é a primeira vez que a tecnologia é aplicada a pinguins. Com isso a movimentação das aves é a mais natural possível, o que tem encantado crianças e adultos e levou a um aumento considerável da visitação do movimento do aquário.

Usuários tem dito que a aplicação é tão eficaz que ele faz com que eles não notem outras distrações nos arredores, se concentrando nos pinguinzinhos. Não há o que dizer, a ideia é sensacional e deu resultado, basta ver a reação do público. Pena não termos nada parecido por aqui, eu adoraria ver uma iniciativa similar por parte do Zoológico de São Paulo por exemplo (curiosamente a HAKUHODO possui representação no Brasil).

Fonte: DT via Gizmodo.

relacionados


Comentários