Meio Bit » Arquivo » Indústria » Toyota começa a produzir veículo elétrico de três rodas

Toyota começa a produzir veículo elétrico de três rodas

De conceito a produto real: i-Road é um triciclo elétrico da Toytota que já está em produção final.

10 anos atrás

No começo deste ano a Toyota apresentou ao público, durante o Geneva Auto Show, um veículo elétrico com três rodas, chamado i-Road. E apesar do nome, a Apple não participou de sua concepção.

Na época, a montadora declarou que o protótipo estava pronto para ir para linha de montagem (como acontece com quase todo protótipo assim, diga-se de passagem). Por esse motivo, ninguém lá ficou muito animado com a possibilidade de ver este produto chegando às ruas de verdade, em um futuro relativamente próximo. Acontece que a Toyota resolveu surpreender a todos os céticos.

TOYOTA-iROAD-1

A produção destes pequenos EV já começou! Em breve, alguns motoristas sortudos (e abonados) poderão fazer slalom pelas ruas do Japão. E, bem, espera-se que eles não façam uma rota lá muito extensa, uma vez que o i-Road ainda é um veículo de curto alcance, por conta de sua autonomia. Baterias… E a gente pensando que só teria esse problema com nossos smartphones.

toyota-i-road-hamo

toyota_ns_22613_600

Enfim, os primeiros i-Road já estão quase prontos e devem circular inicialmente apenas pelos arredores da cidade de Toyota. As 100 primeiras unidades farão parte de seu programa de compartilhamento de veículos elétricos, que está em execução desde o ano passado.

Infelizmente, nada foi dito ainda em relação à exportação dos veículos nem sobre sua produção nos Estados Unidos, Europa ou Brasil.

Aliás, sem nem entrar no mérito das "vantagens verdes" do i-Road, por se tratar fundamentalmente de um pequeno triciclo para apenas uma pessoa, isso poderia significar uma redução considerável do uso de malha rodoviária nas grandes cidades.

Eu fecharia esse texto apenas com um “Oremos”, mas daí eu lembro da quantidade de impostos que existem nos veículos importados, e me recordo de que um Smart da vida pode chegar a custar mais de R$ 60 mil e bate aquele desânimo. Não tem oração que resolva o problema desta carga tributária.

Fontes: Gas 2 e ComputerWorld.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários