Meio Bit » Arquivo » Internet » Navegação anônima no Chrome para iOS não é tão anônima assim

Navegação anônima no Chrome para iOS não é tão anônima assim

Falha de privacidade no Chrome para iOS permite que um mesmo site acessado em guia não anônima tenha acesso aos dados pesquisados através do modo anônimo.

10 anos atrás

chrome_pr0n

Não sei vocês, mas, quando eu utilizo o modo anônimo do Chrome, a minha intenção é ficar longe dos olhos do Obama e da NSA, assim como impedir que alguns sites alternativos fiquem armazenados no meu histórico de navegação. Estava feliz e seguro. Até hoje.

De acordo com o TechCrunch, o pessoal xereta da Parallax descobriu uma falha de privacidade após a liberação do update do Chrome para o iOS 7 (não sei se o problema existia antes). De acordo com o relato deles, quando o usuário faz uma pesquisa qualquer no modo anônimo do navegador através da omnibox e, depois, em uma guia normal, acessa a versão mobile do google.com e digita o mesmo termo pesquisado anteriormente, o próprio Google se encarrega de completá-lo sozinho. Sim, o modo anônimo, de anônimo, não tem nada.

Veja a demonstração no vídeo abaixo:

Você deve estar pensando: uai, se há o problema, porque raios o Google não lança outra atualização para que eu possa pesquisar meus pr0ns tranquilamente? Infelizmente, ao que tudo indica, o problema é um cadin mais complicado. Através de um artigo  na Central de Ajuda do Chrome, o Google explica o seguinte:

No Chrome para iOS, devido a uma limitação da plataforma, guias normais e guias anônimas* compartilham o armazenamento local HTML5, que é geralmente usado por sites para armazenar arquivos em seu dispositivo (armazenamento em cache do cliente) ou para oferecer funcionalidade off-line. Isso significa que os mesmos sites sempre podem acessar os respectivos dados nesse armazenamento, tanto em guias normais como anônimas*. As guias anônimas* ainda mantêm o histórico de navegação e os cookies separadamente das guias normais, e eles são removidos quando as guias são fechadas.

Como não sou especialista em desenvolvimento mobile, não posso questionar a afirmação do Google de que a tal falha de privacidade é gerada por uma limitação da própria plataforma. Infelizmente, ao usuário, o melhor a fazer é não pesquisar na omnibox no modo anônimo, mas, sim, digitar o endereço diretamente na barra, uma vez que os acessos diretos não ficam armazenados no navegador.

relacionados


Comentários