Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nokia carrega um Lumia 925 com um raio em segundos, mas não comemore

Nokia carrega um Lumia 925 com um raio em segundos, mas não comemore

Nokia e Universidade de Southampton conduzem prova de conceito onde carregam um Lumia 925 com uma descarga equivalente a um raio em questão de segundos!

10 anos e meio atrás

1-21-gigawatts

Aparentemente para a Nokia carregar smartphones via wireless não é mais tão surpreendente assim, não quando você pode levar seu aparelho para um laboratório e carregá-lo em segundos com um raio perfeitamente controlado.

O desafio da Nokia na verdade é uma prova de conceito entre a empresa finlandesa e uma equipe da Universidade de Southampton chefiada pelo doutor Neil Palmer, do Laboratório de Alta Voltagem Tensão da instituição britânica. Longe de serem amadores, o pessoal ali sabe que com eletricidade não se brinca, ainda mais com uma força da natureza tão poderosa quanto um raio: o teste era para saber se um smartphone da empresa seria capaz de ser carregado com uma descarga similar e em quanto tempo.

Para isso foi utilizado um Lumia 925 e dois transformadores: o primeiro utilizou uma corrente alternada para criar uma descarga de 1,21 gigawatts 20 mil volts enviada a uma distância de 300 milímetros, gerando o calor e a luz equivalentes a um raio. O segundo transformador recebeu o sinal e se encarregou de carregar o smartphone, que  atingiu a carga máxima em segundos.

Lumia 925 sendo carregado

O mais impressionante segundo Palmer foi o fato do Lumia 925 não ter fritado, já que os sensores do aparelho regularam a descarga e ele carregou normalmente, exceto pela alta velocidade. “A descoberta prova que o aparelho pode ser carregado por uma corrente que passa pelo ar e é um grande passo para entender que uma força natural pode ser usada como energia”, disse.

O único porém é o fato de que uma voltagem tensão violenta dessas não é algo acessível à maioria e, com exceção do Marty, ninguém sabe onde um raio vai cair. A pesquisa demonstra que é possível utilizar altas cargas para carregar dispositivos e pelo menos os da Nokia aguentam o tranco, algo até esperado quando um Lumia 920 aguenta um teste de resistência deste tipo.

Fonte: Nokia.

relacionados


Comentários