Projeto permite que internautas enviem mensagem para alienígenas — primeira guerra interestelar já em andamento

ET_ta_em_home_atende_o_phone

Um dos consensos entre a esmagadora maioria de pesquisadores é a idéia, defendida por Carl Sagan e Arthur Clarke, que qualquer civilização alienígena avançada é por natureza pacífica, pois espécies beligerantes como a nossa se exterminam ainda na fase de nações-estados, livrando a Galáxia de macacos pelados com tacapes nucleares. Essa teoria está a ponto de ser colocada à prova.

O catalisador disso será o projeto Lone Signal, que como toda iniciativa otimista, baseada na inteligência e na bondade humanas, está fadado ao fracasso.

A idéia em si é ótima: ao invés de deixar que aliens tomem conhecimento de nossa existência através de transmissões de TV com grandes líderes incompreendidos austríacos, vão transmitir sinais concentrados para Gliese 526, uma anã vermelha a meros 17,2 anos-luz da Terra, com um perfil excelente para ter planetas habitáveis.

O grupo está (ou estava, mais disso adiante) utilizando a antena da Jamesburg Earth Station, instalação usada pela NASA para entre outros projetos, monitorar as transmissões do projeto Apollo. Chamado de SETI Ativo, ou METI (Messaging to Extraterrestrial Intelligence), querem provocar uma resposta, mandando sinais inequívocos de nossa existência.

Excelente, mas aqui a coisa desanda. O projeto tem todo um lado lúdico, pedagógico, colaborativo, crowdfundado e crowdsourçado. Eu, você, tu e o rabo do tatu podemos mandar mensagens. A primeira, no melhor estilo lógica de traficante de porta de colégio, é de graça. Depois cada mensagem custa um crédito, ou US$ 0,99.

OK, nada de errado nisso. Há todo um componente poético em anunciar sua existência ao Universo, mandar uma mensagem para nossos irmãos distantes, dizendo “eu também existo, esse milagre termodinâmico chamado vida também aconteceu, bilhões de anos atrás, nos oceanos de meu planeta”.

Só que estamos falando de Internet. Estamos dando a comentaristas de portais de notícias a oportunidade de espalhar suas sandices para o Universo, é como se gritássemos “não há vida inteligente aqui”. Vejamos algumas das mensagens enviadas pelas astro-salsinhas, aproveitando a chance única de falar com o Universo:

Vejamos então o Mini-Grande Post das Salsas Espaciais. com algumas das mensagens na fila de envio do Projeto Lone Signal. Responderei como imagino que os aliens em Gliese 526 farão:

starwars1

Desculpe, humano, falamos inglês, russo e chinês, mas nosso tradutor universal ainda não é versado em retardês”.

starwars2

Não podemos agraciá-lo com poderes telepáticos, mas podemos lhe dar poderes patéticos. Pronto? FEITO!

starwars3

Querida japa: depois de estudarmos as transmissões específicas de seu país, lamentamos mas não estamos equipados para namorar com você. Não temos tentáculos.”

starwars4

Vocês acreditam que nós visitamos seu planeta primitivo, mutilamos suas vacas e temos um interesse patológico por suas cavidades anais. Vocês acreditam em qualquer coisa.”

starwars5

“hhAHAHAHHAHA tarde demais, humano. Já recebemos seus desenhos do Tom e Jerry, sabemos tudo sobre sua sociedade barbara.”

starwars6

Eu sei que é difícil para vocês, macacos pelados entenderem, mas o UNIVERSO não gira em torno da Apple

starwars7

E no Grande Livro do Zuzu Estelar, Cap 12 Sec 43, uma das pulgas do Criador do Multiverso se soltou de Suas costas, vagando pelo infinito. Essa pulga, tomada pela solidão, resolveu criar um Universo. Disse ‘que haja luz’ e o fez. O Grande Zuzu Estelar nunca tomou conhecimento de algo tão insignificante, e só é mencionado porque o escriba tinha uma tábua de argila sobrando e precisava preencher a cota de textos”.

starwars8

Caro humano, desconhecemos qualquer habitante do sistema Gliese de nome Michelle Chen, mas estamos enviando um cruzador estelar para a Terra. Entraremos em contato, queremos adquirir algumas toneladas do que quer que você esteja fumando”.

POR SORTE o projeto está parado. Cessaram a maioria das transmissões em agosto, por falta de fundos, mas se muita gente investir, ou algum desocupado com dinheiro bancar a conta de luz, voltarão à ativa e todas as mensagens acima SERÃO transmitidas.

Aquele sentimento de vergonha alheia, tão comum quando lemos comentários em portais de notícias será expandido para uma escala cósmica. O pior que a Humanidade tem a oferecer. Com sorte determinarão que não somos aptos a existir na Sociedade Galáctica, e enviarão os Vogons.

Fonte: IS.

Relacionados: , , , , , , , ,
  • Bruno Ligiéro

    Pois é…

  • m4rcos

    Certamente a primeira mensagem seria “FIRST!”

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      E a segunda, terceira, quarta, quinta e sexta. A sétima será “Fake and gay”

      • Well Dias

        E as do meio cairiam no tema nazista, Hitler e etc.

  • OverlordBR

    Os alienígenas farão o quê os estrangeiros fizeram quando o Orkut foi invadido por brasileiros: fugiram.

    Tipo Babylon 5: quando os aliens “motherfucka” se mandaram para bem longe!

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      É, a maioria dos brasileiros são mesmo gafanhotos digitais.

      • OverlordBR

        “gafanhotos digitais”! Há quanto tempo que não lia esta expressão.

        Mas é isto mesmo.

        Lembro que lá por 1998/99, eu entrei num servidor norte-americano para jogar um negócio chamado Subspace (um joguinho online de naves em 2D). Tudo estava bem até que os caras descobriram que eu era brasileiro… moral da estória: sem ter feito nada, fui expulso do jogo. :) Porque algum “gafanhoto digital” daqui deve ter feito alguma merda das grandes com os caras de lá.

        • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

          Pior que entendo o seu drama: em 2007, o Ricardo Bicalho escreveu sobre o brasileiro ser considerado uma praga em jogos online. 😉

        • Luiz Felipe

          Eu digo que moro na Terra de Santa Cruz , eles pensam que é na Europa, e não sinto que estou mentindo.
          ps: jamais solte uma palavra em portugues “sujo” e não diga onde mora.

  • http://toonsfera.com.br/ STX

    Mensagens de Brasileiros: HU3HU3HU3HU3HU3HU3

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      Tem também, várias em português, mas seria covardia usar…

  • AndersonCavalcanti

    “…Ao invés de deixar que aliens tomem conhecimento de nossa existência através de transmissões de TV com grandes líderes incompreendidos austríacos…”
    Saudades da Jodie Foster novinha e geteenha…

    Outra citação cinematográfica:
    “-Isso vai dar MERDA!…”

  • Luiz Felipe

    O unico perigo (alem da vergonha) é eles pensarem que não somos uma ameaça. Wait! vamos ser colonizados, vai ser brutal o massacre.

  • Alvaro

    Imagina se o McAfee resolve patrocinar a bagaça… F U D E U heahahehae