Meio Bit » Arquivo » Ciência » Sensor de terremotos? Em breve teremos uma app pra isso

Sensor de terremotos? Em breve teremos uma app pra isso

Pesquisadores dizem que acelerômetros dos smartphones podem ser utilizados para coletar dados de terremotos!

10 anos e meio atrás

 

quake-phone

Apesar de termos tecnologias de ponta capazes de detectar terremotos, o sistema atual ainda não tem um grande alcance principalmente por descaso dos governos, que geralmente não se preocupam em instalar sistemas de aletas antecipados e contra-medidas, diferente do que ocorre no Japão e todo mundo viu o que um país preparado é capaz de fazer. Quem não possui o apoio de cima é obrigado a se virar, como no caso do garoto chileno que usou um Arduino e criou um bot que detecta e tuíta tremores.

Entretanto um artigo publicado na última semana Bulletin of the Seismological Society of America sugere uma solução simples para criar uma rede ampla de detecção de tremores: utilizando smartphones.

O artigo diz que o acelerômetro dos aparelhos é ideal para coletar dados em tempo real de terremotos de magnitude cinco ou superior quando o smartphone está próximo do epicentro. Os cientistas especulam que modelos equipados no futuro com acelerômetros mais sensíveis (o que seria essencial) seriam capazes de formar uma rede sísmica urbana, enviando para as autoridades em tempo real informações sobre qualquer tremor com segundos de antecedência.

O projeto é inspirado na rede da Universidade de Stanford, que liga sismógrafos a computadores de voluntários para criar uma rede similar, mas a vantagem desse projeto é que ele será muito mais barato e acessível, já que os smartphones estão cada vez mais baratos e uma rede de grande alcance pode ser muito útil para uma situação de emergência ao detectar um terremoto, em que segundos fazem toda a diferença e um sistema de alerta do governo não se faz presente.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários