Meio Bit » Arquivo » Internet » Hangouts para Android passa a destacar os contatos que estão online

Hangouts para Android passa a destacar os contatos que estão online

Atualização do Hangouts para Android tornou mais fácil para o usuário identificar quais contatos estão online ao exibir um ícone ao lado de seus nomes.

10 anos e meio atrás

hangouts_android_update_statusQuando o Google anunciou, durante o Google I/O 2013, que iria substituir o antigo Gtalk pelo Hangouts dentro do Gmail e Google+, muita gente festejou. Afinal, o pobre do Gtalk estava esquecido pela gigante das buscas e não recebia grande melhorias há um bom tempo. No entanto, quando o novo serviço começou a ser disponibilizado, houve um reclamação geral porque o Google havia sumido com a bolinha verde que indicava que os contatos estavam online.

Na interface web, a única maneira de saber se o contato está online é fazendo uma pesquisa pelo seu nome e verificando se há um tracinho verde logo abaixo do nome do contato (nada indica o status na listagem de Hangouts iniciados). Nos aplicativos para iOS e Android, a coisa era ainda pior, uma vez que somente uma pequena diferença na cor do avatar do usuário (acinzentado = off | colorido = on) ajudava a saber se a pessoa estava disponível para conversar ou não.

Felizmente, o Google resolveu rever um pouco a sua decisão anterior e, certamente levando em consideração uma enxurrada de feedbacks negativos, liberou uma atualização para o Hangouts do Android que passou a exibir, de forma muito mais clara (vide imagem acima), quando um contato está online. Agora, ao iniciar um novo Hangout, será possível ver um balãozinho verde nos contatos online e cinza nos offline. Outra novidade é que, ao iniciar um novo Hangout, os contatos são separados em “participantes de seus hangouts” e “pessoas sugeridas”. Se o contato não aparecer em nenhuma delas, aí só começando a digitar o nome da pessoa.

Infelizmente, o Google está beneficiando, por enquanto, somente os usuários do Android. A versão para iOS ainda não recebeu qualquer modificação (na verdade, nem foi adaptada ao iOS 7 ainda), assim como a versão web continua na mesma, só dando dor de cabeça aos usuários. Assim como boa parte dos usuários, também sinto falta de poder ver, dentro do Gmail, quais contatos estão online sem ter que pesquisar pelos seus nomes, assim como fazia no Gtalk. Quem sabe, com mais uma enxurrada de feedbacks negativos, o Google não decide modificar as coisas. 😛

Vale lembrar que, desde o final da madrugada de hoje, um problema sério de privacidade está afetando alguns usuários do velho Gtalk, fazendo com que mensagens sejam entregues aos destinatários errados. Quem sabe o problema (efeito colateral?) é apenas fruto de uma mudança maior que está por vir… espero que seja.

A atualização será disponibilizada, ao longo dos próximos dias, a todos os usuários do aplicativo.

Fonte: 9to5Google.

relacionados


Comentários