Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon 1 AW1 - primeira mirrorless do mundo a prova d´água

Nikon 1 AW1 - primeira mirrorless do mundo a prova d´água

A Nikon 1 AW1 é a primeira mirrorless do mundo resistente a quedas e que pode ser mergulhada a até 15 metros. Só faltou ser resistente a congelamento

10 anos e meio atrás

Estava demorando, mas finalmente alguém decidiu colocar essa funcionalidade em câmeras com lentes intercambiáveis. Já conhecemos câmeras reflex e mirrorles vedadas contra água, poeira e temperatura, mas a vedação protege o equipamento contra uma chuva não muito forte. Se cair dentro de um rio ou piscina já era meu amigo. E a Nikon decidiu subir a brincadeira um patamar acima do normal lançando a primeira mirrorless do mundo que é quase pau pra toda obra. A câmera pode ser mergulhada a até uma profundidade de 15 metros e é resistente a choques ao cair de uma altura de até 2 metros. Só faltou não congelar no frio para ser apontada como a câmera perfeita para quem gosta de aventura. Só o fato de não precisar uma caixa estanque para mergulho já está no lucro, principalmente para quem pratica mergulho profissional.

A câmera está equipada com um sensor de 14 megapixels de resolução máxima (lembrando que a série de câmeras mirrorless da Nikon usam sensores de 1 polegada) e já vem com GPS integrado. Outra característica interessante é que ela já vem equipada com um altímetro e com sensor de profundidade. Coisas muito úteis em situações extremas. A câmera apresenta um modo de fotos contínuas muito rápido chegando a 15 fotos por segundo com o foco contínuo e até 60 fotos por segundo com o foco travado. Uma marca interessante.

Fechando o pacote, a Nikon também está lançando duas lentes, igualmente a prova d´água, para serem vendidas junto com o novo equipamento. Estou falando das AW 11-27,5mm f/3,5-5,6 e da AW 10mm f/2,8. Lembrando que o flash incorporado da câmera também é protegido contra água. Do ponto e vista do processamento da imagem, foram criados três novos modos automáticos de cena que vão privilegiar a fotografia subaquática. Infelizmente a Nikon se mantem firme em sua decisão de não colocar conexão Wi-Fi em seus equipamentos.

A Nikon 1 AW1 deve chegar ao mercado com a lente AW 11-27,5mm f/3,5-5,6 pelo valor de US$ 1.000,00 (US$ 800,00 apenas o corpo, o que não faz muito sentido já que as outras lentes da série 1 da Nikon não podem ser utilizadas em mergulhos).

Nikon1_AW1

 

 

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários