Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Prefeitura de Munique vai distribuir CDs do Ubuntu para enfrentar o Windows XPocalipse

Prefeitura de Munique vai distribuir CDs do Ubuntu para enfrentar o Windows XPocalipse

A distribuição Linux não consome muitos recursos e poderá rodar macio nos computadores que hoje ainda usam o Windows XP.

10 anos e meio atrás

Ubuntu

Em 8 de abril de 2014 a Microsoft irá encerrar completamente o suporte para o Windows XP. Um dos sistemas operacionais mais bem-sucedidos da história, mesmo depois de 12 anos ainda ocupa 20% dos monitores mundo afora, perdendo apenas para o Windows 7. Em países como a China e a Melhor Coreia, ainda é o mais utilizado.

Toda essa popularidade vai abrir as porteiras para ráquers e crackers se divertirem à vontade explorando as vulnerabilidades, que não receberão mais atualizações de segurança, no que já é chamado de Windows XPocalipse.

Para enfrentar o problema e dar uma alternativa a seus moradores, a cidade de Munique, na Alemanha, vai começar a distribuir CDs do Ubuntu. A distribuição Linux não consome muitos recursos e poderá rodar macio nos computadores que hoje ainda usam o Windows XP.

Não haverá suporte por parte da prefeitura da cidade, mas a versão distribuída será a 12.04, que já está na estrada há um bom tempo, ao invés da mais recente, justamente para facilitar a adaptação.

Resta saber se quem ainda usa Windows XP no ano da graça de 2013 irá se interessar pelo Ubuntu, já que nem atualizar para uma versão mais recente ou mesmo comprar um PC novo foi capaz.

Por outro lado, deve haver ainda um bom número de usuários corporativos, que foram mantendo o sistema até hoje por questão de custos e base de usuários acostumada ao sistema. Nesses casos qualquer transição é um parto, mas o futuro é inexorável e o fim está chegando.

Falando em corporações, qual sistema operacional é utilizado na empresa em que você trabalha?

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários