Meio Bit » Arquivo » Games » Desenvolvedores dizem que PS4 é muito mais rápido que o Xbox One

Desenvolvedores dizem que PS4 é muito mais rápido que o Xbox One

Site afirma ter ouvido de desenvolvedores que o PlayStation 4 é muito mais rápido que o XBox One e que por isso os jogos multiplataformas estão sendo otimizados para não haver muita diferença.

10 anos e meio atrás

xbox-one-playstation4

A nova geração de consoles nem teve início e o site da revista Edge já publicou um artigo onde diz ter ouvido diversas críticas ao Xbox One feitas por um grupo de desenvolvedores. O motivo? O desempenho consideravelmente inferior do console da Microsoft em relação ao seu principal concorrente, o PlayStation 4.

Segundos as fonte que obviamente não foram identificadas, o grande problema estaria principalmente na leitura da memória dos aparelhos, que no caso do PS4 seria algo entre 40 e 50% mais rápido e na ALU (Unidade Lógica e Aritmética), também 50% mais rápida no videogame da Sony.

Para termos uma ideia melhor do que isso representaria na prática, o texto cita como exemplo um estúdio que está trabalhando em um jogo para ambas as plataformas e que afirmou que a menos que sejam feitas otimizações para ambos os consoles, o seu título rodaria em Full HD e 30 frames por segundo no PlayStation 4, mas apenas em 1600x900 e aproximadamente 20 frames no outro console. Segundo essa empresa, o “Xbox One é mais fraco e usar sua ESRAM é um sofrimento.

Um detalhe interessante e que pode servir para nos dar esperança é que segundo uma das fonte, mesmo com a proximidade do lançamento os hadware ainda não estão prontos e embora um mudança significativa de peças a esta altura seja improvável, mesmo porque o One já está em produção, algo que pode melhorar bastante os dois videogames são novos drivers de vídeo, sendo que nesse aspecto a Microsoft estaria bem atrasada e uma pessoa chegou até a descrever o driver de vídeo do Xbox One como “horrível”.

Se juntarmos a essas reclamações o fato das empresas ainda não conhecerem os consoles muito bem, teríamos a explicação para a próxima geração ainda não parecer muito diferente da atual, principalmente se olharmos para os jogos que tem sido lançados no PC atualmente e apesar da declaração de um profissional que disse que o Xbox One se sairá melhor que o PlayStation 4 quando se tratar de jogos gerados proceduralmente ou que não exija muitas texturas, a situação não deixa de ser preocupante.

Vale lembrar que a Microsoft já encarou essa desvantagem técnica na atual geração, mas será interessante ver como eles se sairão caso o mesmo aconteça dessa vez, sendo que não terão tempo para formar uma base enquanto estão sozinhos no mercado e ainda possível vendendo um aparelho que custa US$ 100 mais caro.

relacionados


Comentários