Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Lançamentos SanDisk - cartão com 256 GB e tecnologia CFast 2.0

Lançamentos SanDisk - cartão com 256 GB e tecnologia CFast 2.0

E a SanDisk, provando que não está para brincadeira, lança o primeiro cartão de memória Compact Flash com 256 GB de capacidade de armazenamento.

10 anos e meio atrás

Cada vez mais precisamos de tecnologias de armazenamento. Nossas câmeras estão com mais e mais megapixels e a resolução da gravação de vídeo não para de crescer. Com isso precisamos de cartões de memória com mais capacidade e maior durabilidade. Claro que também precisamos de HDs maiores para armazenar tudo isso depois. O problema é que com o crescimento da capacidade de armazenamento também temos um aumento de preço. Mas, essa é a roda do progresso.

A SanDisk acaba de anunciar dois lançamentos interessantes para quem já está com problemas para fotografar ou filmar longos eventos com seus cartões de memória. O lançamento mais acessível é o primeiro cartão de memória do mundo a atingir a capacidade de 256 GB de armazenamento. E olha que isso não é pouca coisa. O cartão possui velocidade de gravação de até 65 MB por segundo e velocidade de transferência de até 160 MB por segundo. A empresa garante que o cartão e classificado como VPG-65 Video Performance, o que já prepara o cartão para trabalhar com câmeras que filmam em 4K. É sempre bom lembrar de que, como é um cartão da linha Extreme Pro, ele é resistente a choques, vibrações e temperaturas extremas. Embora todo cartão de memória esteja sujeito a dar problema, em toda minha vida só vi um Extreme Pro apresentar erros de leitura. A empresa aposta tanto na qualidade dos cartões que na maior parte do mundo civilizado ela oferece uma garantia vitalícia limitada, e nos países que não reconhecem essa garantia, como Alemanha, ela é de apenas 30 anos. Junto com o cartão você recebe grátis, por 01 ano, a licença do software de recuperação RescuePRO, para salvar as fotos deletadas acidentalmente. Agora vem a parte bacana, o preço. O novo cartão vai ser lançado em várias capacidades, mas a de 256 GB, que é tema deste texto, vai custar a singela quantia de US$ 1.809,99. Ou seja, não é para qualquer um.

sandisk_256gb

O segundo lançamento da SanDisk é a versão 2.0 do CFast, uma tecnologia voltada para quem precisa de grande armazenamento e velocidade de gravação. O CFast 2.0 vai ser vendido em duas capacidades de armazenamento, 60 GB ou 120 GB. A grande sacada aqui é a velocidade de leitura e escrita. O padrão 2.0 do CFast pode transferir arquivos com até 450 MB por segundo de velocidade e gravar a até 350 MB por segundo. Para fotografia isso não seria grande utilidade, pois um Compact Flash comum daria conta, mas para gravação de vídeo em alta resolução (4k) esse é o caminho do conforto. O formato é um concorrente direto do XQD que é apoiado, entre outros, pela Nikon. O novo cartão foi apresentado juntamente com uma câmera ARRI AMIRA, mas também pode ser utilizado, com adaptador, em alguns modelos ALEXA XT, ou seja, só câmera bruta. Ainda não há data para disponibilidade ao consumidor e nem preço. A Canon já declarou apoio ao novo formato, o que indicaria que as novas câmeras da empresa que filmariam em 4K seriam compatíveis com o CFast 2.0. Só nos resta esperar para saber onde vai acabar essa guerra de formatos.

 sandisk_cfast_2

Fonte: Dpreview.

relacionados


Comentários