Meio Bit » Arquivo » Games » Cortana pode virar a assistente virtual do Windows Phone, numa resposta da Microsoft à Siri

Cortana pode virar a assistente virtual do Windows Phone, numa resposta da Microsoft à Siri

Microsoft estaria desenvolvendo uma assistente virtual para o Windows Phone similar à Siri e pode chamá-la de Cortana, em referência à personagem da série Halo

10 anos e meio atrás

halo-4-cortana

Há pouco mais de três meses atrás um usuário do Reddit colocou as mãos sabe-se lá como (ele diz que comprou) num Lumia 920 que veio equipado com a próxima versão do sistema mobile da Microsoft, o Windows Phone 8.1 (chamado informalmente de "Blue"). Entre diversas funções novas, um app que chamou a atenção e eque estava na fase de destes se chamava "zCortana", uma clara referência à inteligência artificial que auxilia Master Chief em todas os títulos da série Halo.

Na época cogitou-se que dada a função da original nos games o app serviria como um assistente virtual, tal qual a Siri no iOS. Agora surgiram novas informações de que de fato o app se trata disso, e como na concorrência será capaz de ouvir a voz do usuário, entender e aprender nuances de linguagem, se valendo do banco de dados inteligente movido a Bing Satori que já contém mais de um bilhão de objetos em catálogo, a maioria coletados nos últimos três anos e meio.

A ideia entretanto não é fazer com que Cortana seja apenas uma assistente: ela seria peça-chave tanto do Windows Phone quanto do Windows 8.1 e do Xbox One. Ballmer deu dicas anteriormente que o shell da interface do usuário se retroalimentará e aprenderá com o tempo, não sendo o app uma experiência isolada. Ele funcionará de forma semelhante à Siri, mas a Microsoft ambiciona muito mais do que torná-lo uma aplicação de pesquisa: Cortana pode vir a se tornar uma assistente de fato, integrando todos os serviços Microsoft e os administrando, fazendo com que a interação do usuário seja o mais natural e intuitiva possível.

Claro, um passo desse tamanho requer um esforço hercúleo, e por conta disso a previsão é que Cortana não esteja disponível ao usuário final entre 2014 e 2016, e que sua inclusão seja anunciada "somente quando ele (o app) for realmente revolucionário", conforme o diretor do Bing Stefan Weitz declarou em julho. Mesmo que não dê em nada, fica aí uma possibilidade interessante e desde já adianto que a voz da Cortana (na verdade da atriz Jen Taylor) é muito melhor do que a da Siri.

Fonte: The Verge.

relacionados


Comentários