Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Ricoh Theta - fotografia panorâmica em 360° com apenas um clique

Ricoh Theta - fotografia panorâmica em 360° com apenas um clique

A Ricoh lança o Theta, uma pequena câmera sem visor LCD que faz fotos panorâmicas em 360° com apenas um clique. Mas, nem tudo são flores.

10 anos e meio atrás

Fotografia panorâmica em 360° é um ramo da fotografia profissional muito procurado para propagandas e não custa nada barato. Existem especialistas muito bem pagos que fazem apenas isso. Mas, para executar esse tipo de fotografia, existe a necessidade de um grande investimento em equipamento, acessórios, softwares e, acima de tudo, aprendizado. É um segredo muito bem guardado por quem sabe fazer direito e existem poucos tutoriais completos na internet. Se você não acredita em mim tente fazer uma 360° completa com sua câmera reflex e tripé e juntar tudo no Photoshop. O resultado vai ser interessante, mas não chega nem perto do perfeito. Existem câmeras amadoras que oferecem o modo panorâmico, mas chegam perto dos 180°. Outra coisa, fazer uma panorâmica de paisagem é fácil, mas e de objetos em movimento, como de manifestações e congressos? Outro segredo dos grandes profissionais.

Só que, tentando se colocar neste mercado, e levando para as mãos amadoras a fotografia panorâmica completa, a Ricoh está colocando no mercado uma câmera muito interessante. A Ricoh Theta promete fazer fotos panorâmicas com cobertura de 360° em apenas um clique. Isso mesmo, embora a possibilidade seja interessante eu vejo vários pontos negativos no aparelho. A Ricoh Theta é uma ferramenta que possui duas lentes com cobertura de 180° em cada um de seus lados. Com uma batida de obturador simultâneo nas duas lentes é possível capturar uma panorâmica completa, inclusive de objetos em movimento. Agora vamos aos lados negativos da coisa. A câmera não possui um visor LCD, então você tem que posicionar a câmera e torcer para a foto ficar boa. Se você não utilizar um tripé e ficar longe da câmera a sua cabeça, ou corpo sempre vão aparecer em uma parte da foto. Ela só faz esse tipo de foto. O preço do brinquedo esta em torno de US$ 400,00. Com esse valor é possível comprar uma câmera compacta avançada.

Você também pode comandar a sua Ricoh Theta utilizando o aplicativo oficial da câmera que, por enquanto, só roda em iOS. Depois de fazer a foto você visualiza ela imediatamente em seu celular ou tablet e tem a possibilidade de enviar para o site oficial da câmera, o https://theta360.com, e compartilhar nas principais redes sociais. Na realidade, o que é compartilhado é o link do site do Theta e você pode visualizar a foto panorâmica como essa. A qualidade da imagem não é grande coisa, mas parece ser divertido. Só temos que ver se vale a pena gastar essa grana pelo brinquedo.

RicohTHETA

Fonte: Dpreview.

 

relacionados


Comentários