Google Drive para iOS ganha uma repaginada completa

google_drive_ios_update

Há alguns dias, deixei um comentário neste post falando da minha compulsividade quando vejo um balãozinho vermelho em qualquer aplicativo do meu tablet. Se ele está lá, certamente há algo a ser lido ou alguma ação a ser executada. No caso do comentário, acabei me dando mal ao atualizar o Google Authenticator e perder todas as minhas configurações. Porém, nesta sexta, a minha surpresa foi mais do que boa com o Google Drive.

Acordei, vi a bolinha vermelha na App Store e mandei ver. Assim que acabou a atualização, abri o aplicativo e fiquei de boca aberta com a repaginada que o Google deu nele. De cara, a interface foi completamente refeita. Ao acessar “Meu disco” (êpa!), os usuários contam, na parte superior, com uma caixa de pesquisa que facilita muito na hora de encontrar um arquivo. Além de pesquisar pelo nome, o aplicativo também faz uma varredura por textos, inclusive os dentro de imagens (via OCR), e tem a capacidade de reconhecer objetos nas imagens (não testei, mas parece ser bem interessante).

Outra mudança foi no sistema em que as pastas e arquivos são listados. Anteriormente, era tudo junto e misturado, uma bagunça só que não facilitava em nada a vida do usuário. Agora, eles são separados por pastas e arquivos e podem ser listados no modo de miniaturas ou de listagem corrida. Particularmente, acho o primeiro método muito mais bonito e prático. O app também é cheio de animações e dividido em cartões, no melhor estilo Google Now (e muitos outros apps do Google).

google_drive_ios_update_arquivos

Ao acessar um arquivo ou pasta, agora é possível realizar várias modificações diretamente através do aplicativo. A melhor delas, sem dúvida, foi a adição da opção de copiar o link do arquivo, o que facilita muito na hora de compartilhar o link com um amigo através de e-mail ou qualquer outro serviço. A maneira com que os arquivos são exibidos também foi modificada, tornando a tarefa de encontrar visualmente o que se quiser muito mais fácil.

Aparentemente, o Google tem se antecipado ao lançamento do iOS 7 e liberado atualizações dos seus aplicativos já com a interface do novo sistema operacional móvel da Apple. Para os usuários, isso significa menos atualizações após o lançamento, quando, normalmente, a lojinha de aplicativos fica congestionada e os updates levam anos para serem concluídos.

Particularmente, gostei muito da nova versão do Google Drive para iOS. E vocês?

Relacionados: , , , , , , ,

Autor: Ricardo Fraga

Mineiro de Juiz de Fora, é amante de tecnologia. Top Colaborador dos Fóruns Oficiais de Ajuda do Gmail e Google+, foi editor do Google Discovery e, atualmente, escreve sobre tecnologia no TechTudo e Meio Bit.

Compartilhar
  • ClaudioLisboa

    Desculpe, Ricardo, não consegui ler seu texto de tantas figuras, piscas-piscas, letras redondinhas, cores luminosas e icones gigantescos… Me parece que o WebDsigner tá querendo aparecer mais que os artigos. Volto quando concertarem.

    _________________________________________________
    Caros,

    Cheguei hoje no site e vi o novo visual. Pergunta: já demitiram o webdesigner?

    Sem brincadeira… Cheio de figuras, fotos, piscas-piscas, icones mastrodondicos de redes sociais… o que deu em vocês?

    Não consigo ler o anuncio acima porque as figuras atrapalham e tem uma foto da dilma chamando mais atenção que o artigo!

    O logo tipo… caras, vocês são loucos?! O logo tipo de vocês era ótimo!!! Esse parece logo tipo de laborótório de analises clínicas!

    E essa nova letra?!?! QUE LETRINHA E ESSA toda redondinha no artigo?!?!? Quem tá fazendo a tipografia do site, a Xuxa?!

    E aqueles icones colossais, maiores que as imagens dos artigos, contando quantas curtidas, piscadas e cutucadas o artigo teve?!?!?! Detalhe: poucas… claro, ninguém aguenta ficar nessa página poluida mais que dez minutos! Chequem os indices e aposto meu saco que o tempo de visita está menos, bem como os indices de comentários.

    E essas propagandas chamativas, invasivas… O Digital Drops e Blog de Brinquedo mais chamativo que o MEIOBIT, no topo?! Sem sacanagem… acho que rolou alguma festa, ou vocês entraram de férias e um grupo de garotas está organizando isso…. Ou, vocês estão de sacanagem e estão fazendo uma pegadinha!

    O bom gosto foi demitido junto com o bom senso.

    Brincadeiras, provocações e grosserias. a parte, recentemente o 9gag fez uma mudança dessas… Ficou um horror, ninguém gostou e eles voltaram.

    E esse azul turquesa (turquesa ou calcinha? bom, é feio). Desculpa, amigos, frequento o blog desde 2004 e, na minha opinião, odiei!
    No passado vocês mudaram o layout e recuaram, recuem de novo.
    Agora podem xingar e me expulsar por reclamar… mas isso ficou horrendo. Prefiro encarar como uma piada.

    P.S: O contador de comentários está atrasado.

    • http://www.facebook.com/leoprozczinski Leonardo Prozczinski

      Ainda sobre… Vamos justificar o texto, né gente?

      É o mínimo se tratando de artigos.

    • http://www.facebook.com/leoprozczinski Leonardo Prozczinski

      Ainda sobre: justificar texto e usar recuos de parágrafo. Facilita a leitura.

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      “O Digital Drops e Blog de Brinquedo mais chamativo que o MEIOBIT, no topo?”

      São blogs do Nick Ellis, que parece ser o atual dono do Meio Bit. Eu sinto falta do blog que era BLOG do tempo do Nercolini e do Faoro, irreverente, com notícias legais e bem comentadas; mas o Meio Bit parece que virou mais um site de notícias de tecnologia da informação (onde já deixaram de trazer notícias interessantes, que eu li em outros sites e blogs). O que ainda mantém o antigo padrão é o Cardoso, e o Gogoni traz as melhores matérias e muito bem escritas. Os do Nick são formatos do tipo site de jornal comum. Parece que se dependesse dele, o Meio Bit viraria uma Info (que quando era nos tempos da Informática Exame era excelente, mas a qualidade não caiu, mas despencou).

      “9gag fez uma mudança dessas… Ficou um horror, ninguém gostou e eles voltaram.”

      Senta e espera.

      Enfim, a quantidade de visitas pode não cair tanto, mas antigos comentaristas como o Salsinha, Fcima entre outros saíram e nunca mais voltaram, ficando um bando de adolescentes que volta e meia escrevem um festival de besteiras.

      O disquete que sempre foi o símbolo do Meio Bit virou um comprimidão sobre fundo azul.

      • ClaudioLisboa

        Não conheço a tragetória administrativa (talvez os criadores do site estejam ricos, em uma ilha particular, gastando fortunas com um tailandes castrado chamado Samantha), mas “Blog de Brinquedo” estar como subtitulo do Meiobit não é a toa.. Antigamente isso aqui costumava ser um blog de verdade.

      • Eros

        Lembro também do pessoal que comentava era muito bom, e você resumiu muito bem como era antes!

  • Marcelo Cutin

    Você tem razão, Ricardo. O Google Drive para iOS ficou show! Gostei bastante também.