Meio Bit » Arquivo » Games » Jogo sobre o holocausto precisa da sua ajuda para ser feito

Jogo sobre o holocausto precisa da sua ajuda para ser feito

Após suposta censura da Nintendo, jogo sobre o holocausto espera ser financiado com a ajuda dos jogadores.

10 anos e meio atrás

imagination

Em 2008 a Nintendo e um desenvolvedor independente chamado Luc Bernard protagonizaram um daqueles momentos que me fazem ter vergonha de dizer que sou um apaixonado por videogames, tudo porque na época a empresa japonesa teria afirmado que não permitiria a publicação de um título que o game designer estava desenvolvendo para o DS e o motivo? Seu enredo inspirado pelo holocausto.

No game chamado Imagination Is The Only Escape controlaríamos um garoto judeu que vive na França tomada pelos nazista e como forma de fugir das atrocidades cometidas pelas alemães, o pequeno Samuel começa a passar seu tempo em uma floresta próxima a sua casa, viajando cada vez mais em sua imaginação e se escondendo num mundo de fantasia, onde tem a companhia de uma raposa que o leva à várias aventuras.  De acordo com o idealizador, cada vez que o enredo voltasse para a realidade do personagem seria como se levássemos levado um tapa na cara.

Apesar da editora do game ter dito que a censura por parte da Nintendo nunca ocorreu, o fato é que desde então o projeto caiu no esquecimento, mas Bernard disse que o apoio que recebeu da comunidade judaica e alemã o fez ter certeza de que a sua história deveria ser contada e por isso decidiu que estava na hora de recomeçá-lo. Porém, para que o desenvolvimento aconteça ele precisa de US$ 125 mil, valor que espera conseguir através de uma campanha no site Indiegogo e caso obtenha sucesso, disponibilizará o jogo para dispositivos Android, iOS, PC e Mac.

Para tentar explicar um pouco de sua mecânica, o criador o compara com o The Walking Dead da Telltale, um jogo que tem o enredo como ponto principal e que está bem longe de contar com a violência presente em outros jogos situados naquele período e que muitas vezes retratam a guerra como algo divertido.

Eu acredito que esta seria uma excelente maneira de conhecermos um pouco mais do que aquelas pessoas passaram, mas apesar da campanha ainda ter mais de 40 dias pela frente, é triste perceber que apenas pouco mais de US$ 2.700 foram conseguidos e desconfio que não será dessa vez que o Imagination Is The Only Escape terá sua produção continuada.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários