ad

BOMBA! Microsoft compra divisão de dispositivos da Nokia por US$ 7,2 bilhões

elop-ballmer

Essa pegou todo mundo de surpresa: em uma carta aberta divulgada pelos CEOs Steve Ballmer e Stephen Elop, a Microsoft anunciou a aquisição da divisão de dispositivos e serviços da Nokia, num acordo firmado em US$ 7,2 bilhões. Com isso toda a divisão de smartphones Windows Phone, além da linha Asha e também suas inúmeras patentes são a partir de agora propriedade da Microsoft.

Quando o acordo for firmado no início de 2014, a Microsoft irá pagar 3,79 bilhões de euros pela divisão de negócios, mais 1,65 bilhão por suas patentes (sim, Redmond pagou mais pelo Skype em 2011). Com isso a Nokia deixa de ser independente e Elop volta para a Microsoft como vice-presidente da divisão Nokia, respondendo diretamente a Ballmer. Com isso a possibilidade de que ele assuma o lugar do careca quando este se aposentar ganha ainda mais força.

Um dos planos da Microsoft, além de concentrar seus esforços para tornar o Windows Phone ainda mais relevante é fortalecer a linha Asha, que é visto como uma “rampa” para a linha de smartphones. Além de adquirir um modelo de aparelho que milhões de pessoas em todos os cantos do mundo ainda preferem usar, a ideia da Microsoft agora é utilizá-la como celulares de entrada para seu próprio sistema.

A acordo prevê a aquisição das marcas Lumia e Asha assim como um licenciamento dos features phones por 10 anos, porém o nome “Nokia” continua sob controle da empresa finlandesa, que não foi adquirida em sua totalidade: a divisão de infraestrutura Nokia Solutions and Networks, antes conhecida como Nokia Siemens não faz parte da negociação, assim como o Nokia HERE (que a Microsoft vai licenciar por quatro anos) e sua divisão de tecnologias avançadas. O líder do grupo de diretores Risto Sillasmaa assume interinamente como CEO da Nokia. Cerca de 32 mil funcionários serão absorvidos por Redmond, incluindo cerca de 18 mil responsáveis pela linha de montagem dos aparelhos. Além disso Redmond se comprometeu a instalar um datacenter na sede da empresa finlandesa.

Na minha opinião isso era uma pedra meio que cantada, só faltava a consumação do ato. A Microsoft sabe que seu sistema não é popular, e precisava de um parceiro forte para alavancar o Windows Phone. Desde o acordo firmado com a Nokia até hoje o market share do WP8 cresceu e floresceu, ultrapassando o BlackBerry e dissociando outras fabricantes dele. A aquisição praticamente oficializa a Nokia como a única fabricante de Windows Phones, entretanto o vide-presidente executivo de sistemas operacionais Terry Myerson disse que nada muda: será como quando o Google adquiriu a Motorola, e parceiros como Huawei e HTC continuarão a bordo do WP8. Ainda assim, creio que a percepção dos consumidores será exatamente a oposta.

Do ponto de vista corporativo, a Microsoft praticamente estendeu o tapete vermelho para o retorno de Stephen Elop, que deixou o cargo de diretor de negócios em 2010 para capitanear a Nokia. O executivo já é dado como o substituto certo de Ballmer em 2014, ainda que o COO Kevin Turner e a vice-presidente da divisão de dispositivos e estúdios Julie Larson-Green também sejam bem cotados.

Trazendo a qualidade do hardware da Nokia para si é uma jogada ainda que óbvia, inteligente por parte da Microsoft e ajudará a fortalecer ainda mais seu sistema. Se vai ter força para morder o mercado do iOS e Android, só o tempo dirá.

Segue a carta aberta divulgada por Ballmer e Elop:

“Nokia e Microsoft sempre sonharam grande – nós sonhamos em colocar os computadores em cada mesa, e um celular em cada novo bolso, e nós percoremos um longo caminho realizando estes sonhos.

 

Hoje é um momento de reinvenção.

 

A Nokia possui uma identidade de mais de 150 anos de herança, inovação, excelência e mudanças que começaram e vão continuar na Finlândia e no resto do mundo. De origens humildes como uma fábrica de papel, passando por produzir botas de borracha e pneus de carros e, por fim, telefones celulares, a reinvenção está no sangue da Nokia.

 

A Nokia agora irá escrever seu próximo capítulo, focando em facilitar a mobilidade através de sua liderança em rede, mapas, localização e outras tecnologias avançadas.

 

Para a Microsoft, hoje damos um passo ousado para o futuro, um enorme salto em nossa jornada de criar uma família de dispositivos e serviços que agradam pessoas e fortalecem negócios de todos os tamanhos.

 

Nossa parceria ao longo dos últimos dois anos e meio, onde combinamos nossas forças para construir um novo ecossistema mundial de dispositivos móveis gerou resultados incríveis: telefones campeões de prêmios e serviços incríveis que fizeram com que os aparelhos Windows Phone da Nokia se tornassem uma das plataformas de smartphones que crescem mais rápido no mundo.

 

Com base nessa parceria de sucesso, nós anunciamos algumas notícias importantes hoje: um acordo para a Microsoft comprar a divisão de dispositivos e serviços da Nokia, para entregar mais escolhas, inovação mais rápida e dispositivos e serviços ainda mais interessantes para nossos consumidores.

 

O acordo de hoje irá acelerar o momentum dos dispositivos e serviços da Nokia, trazendo os smartphones mais inovadores do mundo a cada vez mais pessoas, enquanto continuaremos a conectar o próximo bilhão de pessoas com a linha de celulares da Nokia.

 

Com o compromisso e os recursos da Microsoft para levar serviços e dispositivos adiante, nós podemos agora ver todo o potencial do ecossistema Windows, entregando as melhores experiências para pessoas em casa, no trabalho e em qualquer lugar nesse meio termo.

 

Nós continuaremos criando celulares que você irá amar, enquanto investimos no futuro – novos telefones e serviços que combinam o melhor da Microsoft e o melhor da Nokia.

 

A Nokia e a Microsoft estão comprometidas com o próximo capítulo.

 

Juntos, nós vamos redefinir os limites da mobilidade.

 

Steve Ballmer e Stephen Elop”

Fonte: The Verge.

Leia também:

Relacionados: , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Xultz

    Bomba mesmo foi o novo layout do Meiobit. A aquisição da Nokia é fichinha perto desta notícia.

    • Murilo Teixeira

      Pensei que tinha entrado no blog errado…

    • Bruno Rocha

      O layout ficou ótimo, só o banner é que ficou meio zoado, meio “blog do tiozão”. Mas no geral gostei, ficou até mais leve, o que prova mais uma fez que o problema não é as máquinas, mas a má programação.

      • Tio Laguna, prazer. 😛

        • Bruno Rocha

          não disse que ficou feio, mas ficou parecendo blog de notícias

          ainda mais com o texto em new roman itálico “O Blog de tecnologia de quem tem opinião”

    • Mateus Azevedo

      Abri em uma nova aba em segundo plano e já tinha reparado o favicon diferente. Mas não imaginava tanta diferença hahahaha
      Ou pelo menos uma menção a isso logo cedo.

    • Agradecemos o feedback positivo e ainda estamos trabalhando desde a madrugada para consertar um ou outro bug. 😉

    • Frederico Viana

      Achei bem feio na verdade 🙁

      • Wilson Machado

        também achei feio

      • Fernando Rüeckl

        Eu gostei, não me pergtunte o motivo, mas gostei…

      • Andre Souza

        Idem… com este feio “azulzinho Win8” aderiram à moda “Metro” 😛

        • Frederico Viana

          A diferença é que o Metro é bonito rs…..

          • Henrique Accioly

            Eu gostei do Layout, só não curti os destaques la em cima..

          • Andre Souza

            Nem é… quadradinhos coloridos? Oras… o Metro é nitidamente voltado ao público infantil. Dispenso. ¬¬

    • Pierre

      Pensei a mesma coisa. Esse layout nem deu nenhuma travada no browser como o outro dava sempre =)

  • Zhu

    Primeiro você implanta o vírus. O vírus enfraquece o hospedeiro. Posteriormente você consome o hospedeiro completamente. “Brilhante” estratégia.

  • Murilo Teixeira

    Parece que a onda no mercado mobile, é cada um criar seu ecossistema fechado. O Jobs se foi, mas todo mundo continua seguindo a cartilha do cara… (Por essas e outras, é difícil acreditar que os PC’s acabem, já que a comunidade que não aceita “navegar em condomínos fechados”, deve manter a relevância da plataforma por algum tempo…)

    • Bruno Rocha

      A morte do PC é tão real quanto a morte do Capitalismo.
      As pessoas ainda querem usar mouse e teclado em seus tablets. As pessoas ainda não entenderam pra que serve os tablets e a promessa das empresas de que ele substituiriam um PC ficou no vácuo.

  • lordtux

    Besteira, essa aquisição terá um forte impacto sobre outros fabricantes que usem o windows phone, alias é a nokia que domina esse mercado com o so de quadrados, acho interessante a aquisição e querendo ou não a Microsoft vai acabar seguindo os passos da Apple.

    • Bruno Rocha

      “querendo ou não a Microsoft vai acabar seguindo os passos da Apple.”

      Só que ao contrário

      • Mateus Azevedo

        Acho que ele se referia a ter o controle tanto do hardware quanto do software. Microsoft já tem o Surface, agora vai ter os smartphones. Só falta fabricar PCs.

        • Fausto Biazzi de Sousa

          Lembrando que a Microsoft se aproximou bastante da DELL durante o fechamento do capital.
          Acredito que uma manobra assim já está engatilhada.

          • Bruno Rocha

            Microsoft fechando o cerco. O problema disso é que se fizer cagada, vai queimar o OS e também o aparelho. A vantagem da Nokia era que podia trabalhar com outros OS.

            O problema é que a Microsoft não é a Apple, não tem fanboys suficientes e sobram haters. Qualquer deslize e eles perdem milhões.

          • DanielBastos

            Eu acho que a MS tem haters que chingam muito no twitter de seus windows.

            Talvez não seja tão relevante.

          • Mateus Azevedo

            Bem por ai… Pessoal só curte escrever M$, tela azul, sistema bugado, sistema sem segurança, blablabla
            Mas garanto que todos usam de qualquer forma.

          • Bruno Rocha

            Windows virou sinônimo de OS como Durex virou sinônimo de fita adesiva, como Bom Bril de esponja de aço, como Scania de carreta e por ai vai.

            A culpa é toda da Microsoft por ter um marketing podre que não gosta de se aproximar do publico comum, fica sempre com aquele tom empresarial chato.

  • OverlordBR

    Nokia… fim de uma era.

    • Pelo contrário: a Nokia já estava bem ferrada em 2011, quando surgiu o acordo com a Microsoft. 😉

      • Thiago Calazans

        Mas agora já é o fechamento do caixão, pelo menos assim eu acho. Eu esperava muito que a Nokia lançasse smartphones com Android, eu até compraria se fosse lançado, mas agora já foi. Até acho o WP um SO bom e fluido, mas não sacrifico a liberdade que tenho no Android.

        • Tem muito Android bom por ai, agora é o inicio do Windows Phone.

          • Thiago Calazans

            Eu acho o WP um sistema legal, mas qual a funcionalidade exclusiva, o que diferente do iOS ou Android ele apresenta?

            Uma câmera melhor?! Pois toda a publicidade da Nokia era em cima da câmera…

            O iOS foi capaz de revolucionar o mercado móvel e hoje já é um SO consolidado, e um símbolo de status. O Android permite uma liberdade gigantesca, há apps pra fazer tudo, você encontra em toda esquina.

            O WP ainda pode mostrar um pouco mais da sua força e conseguir boas vendas, mas até agora não mostrou a diferença.

          • Leonardo Lima

            Já usou um?

          • Thiago Calazans

            Por pouco tempo, mas já. Achei legal.

          • Cara, não existe nada bombastico atualmente no Windows Phone, mas ele tem vantagens sim:
            windowsphone . com

            Só testando no dia-a-dia para comprovar.

            Isso sem falar em aparelhos de baixo custo, o L520 por exemplo tem um custo beneficio altíssimo.

          • Thiago Calazans

            Não acredito que vá suprir as necessidades que o Android me atendem, mas tenho vontade de testar mais. Um amigo meu tá doido pra comprar um, e caso ele compre vou poder usar um pouco mais.

          • Então cara, isso ai é de cada um.
            Tem gente que se atende até com Asha, e não consegue de adaptar a smartphones.

          • Thiago Calazans

            Que estranho, haha.

        • Henrique Accioly

          Eu também esperava um Nokia com Android..
          Sinceramente, não consigo gostar do Windows Phone..

    • Tiago Medeiros

      Fim de uma Era, começo de outra…

    • Leonardo Lima

      Desde 2011 já era, com o acordo com a Microsoft ela apenas respirou por aparelhos (diga-se, dinheiro da Microsoft).

  • “Essa pegou todo mundo de surpresa:”
    Não.

    E o pior que é verdade o o que disse o @Xultz:disqus, o novo layout do MeioBit me chocou mais do que essa noticia.

  • Paulo Melo

    Segundo post no meiobit quer escrevo a mesma coisa:

    Eu já sabia!

  • Fabio Pasini

    RIM/BlackBerry seria uma aquisição interessante também? Algumas patentes aqui e ali, é um nome com história na parte empresarial/corporativa, e certamente existem profissionais bons na RIM para serem absorvidos e relocados. Só não faço idéia do quanto os projetos de software e hardware em andamento seriam “acopláveis” ao roadmap da compradora no curto prazo. Nokia e Microsoft andam juntas desde o elopcalipse em 2011, então os projetos já estavam alinhados e tal, mas esse não é o caso com a RIM. Continuo acompanhando com interesse essa parte, mas ainda não compro nada desse turma.

    • Davi Braga da Rocha

      Seria interessante, mas penso que é MUITO difícil. Os caras da RIM gostam de dar tiro no próprio pé, e a filosofia das empresas é muito diferente também. A empresa parece gostar de ser nicho.

  • Tirando as polêmicas três luzes vermelhas do XBox 360, o forte da Microsoft nos PCs sempre foi o excelente hardware nos acessórios próprios. Agora comprando a Nokia, a Microsoft pode incrementar o marketing de robustez dos equipamentos mobile como smartphones e tablets.

    Uma pena que a Nokia conseguiu ser mais barata que a Motorola, para vocês verem o quanto a estratégia cavalo de Tróia (Elop) foi bem sucedida.

    • Marcelo Eiras

      O Elop estava pressionado pelos acionistas para abandonar o Windows Phone. Daí ele ligou para o Balmer e disse:
      -Chefe, já fiz o que foi possível, pode passar a régua, que desvalorizei a Nokia o máximo que pude.

  • Wilson Machado

    notícia que começa com “BOMBA” fica parecendo coisa de programa de fofoca

    • Maycon Cruz

      Junto com o “CORRÃO”, o prefixo já é uma palavra corriqueira nos posts do Meio Bit.

  • Felipe Lima ®

    Será que ninguém que foi uma manobra do Stephen Elop?

    O cara faliu a Nokia, vendeu pra Microsoft e agora pode ser o chefão de tudo!

    Quem garante que ele não pode fazer mais tarde com a própria MS, falindo ela e vendendo para um Google ou Apple de vida, e se tornando mais chefão ainda?!

    :/

    • Marcelo Eiras

      Não ele era ex funcionário da MI e sua missão era desvalorizar a Nokia para a MS compra-la a uma fração de seu valor. Missão comprida.
      Achar que ele vai fali a MS já é muita viagem. Primeiro porque ele nunca vai ocupar um cargo para tal.

  • Ricardo

    A estratégia para a Nokiasoft é simples: criar aparelhos bons e baratos. Não vai adiantar nada tentar competir diretamente com androids e iphones. Em primeiro lugar, os consumidores não querem gastar uma fortuna num aparelho que vai ficar obsoleto em poucos anos (ainda existe a mentalidade de que celular é que nem TV, deve durar até a próxima geração na família). E se forem gastar, vão fazer isso com um iphone. Em segundo lugar, celulares básicos fazem o suficiente para a maioria das pessoas, AINDA. Até um S40 tem aplicativo para facebook, recebe ligações e chamadas, tem até whatsapp! Reverter isso num aparelho com um sistema minimamente utilizável (leia-se: multitarefa e interface moderna) e custo baixo, acredito ser a fórmula para a Nokia e Microsoft se reerguerem.

    Por enquanto o Windows Phone e a linha Lumia não emplacaram por dois motivos: preços excessivamente altos para competir com android e iphone já estabelecidos, e um sistema com histórico de obsolência rápida (windows phone 7, é você).

    • Nem me fale: ainda hoje dou graças a Deus por ter comprado um iPhone 4S no lugar de um Lumia 800.

    • Mateus Azevedo

      E é exatamente ai que eu acho que o Windows Phone se encaixa.
      Consegue ser um sistema muito bom e sem travamentos em hardware modestos, coisa que um Android não consegue. Lumia 520 ta ai como prova.
      No estágio atual, WP ainda não tem cacife pra brigar nos tops. Acho que a única exceção é o 1020 com aquela câmera maravilhosa 😛

      • Ricardo

        Tive essa impressão do windows phone também. Mas fiquei acaiado de investir em um por causa do windows phone 7. Quem comprou, acabou com uma banana na mão pouco tempo após o lançamento. O mundo não precisa ser rápido desse jeito. Tenho um Nokia Xpress com symbian há anos, tem aplicativos sendo desenvolvidos, atualizações no sistema e um hardware responsivo. Estou feliz com ele e ficaria decepcionado se acontecesse o mesmo que houve no WP7.

        • Mateus Azevedo

          Eu sou um desses com uma banana na mão hahahahaha
          Mas ainda acho que valeu a pena pelo preço pago e a qualidade recebida.

          • Ricardo

            Aí é de gosto mesmo.. Se não se importa em ter que comprar em breve um aparelho novo, tudo bem. Mas eu realmente sou do tempo (ou melhor, mentalidade) em que um eletrônico deve durar pelo menos dois eventos de anos bissextos.

      • Felipe Ito

        Há inúmeros casos de travamentos em modelos com WP8. Sem travamentos “mesmo” só com o WP7. De qualquer forma, a experiência em um todo é mesmo melhor do que boa parte dos modelos de entrada com Android.

        • Mateus Azevedo

          Pois é, minha experiência é com um 7.5/7.8, no caso um Omnia W.
          Mesmo sendo aparelho mid (paguei 700 reais a mais de 1 ano, nem existia WP7.8 ainda…) nunca enfrentei problemas de desempenho. Infelizmente não usei um WP8 pra comparar.

          • Felipe Ito

            No meu Lumia 800 já ocorreram alguns problemas como engasgos do nada na tela inicial ou mesmo bugs em alguns aplicativos (como a loja de aplicativos). Na maioria das vezes bastou reiniciar ele. Por sorte, travamentos nunca ocorreram mesmo.

        • Rodrigo Ortiz

          O meu é o mais básico (Lumia 520) e não sei o que quer dizer a palavra travamento no meu telefone.

          • Felipe Ito

            Eu tive um modelo com Android 2.3 que nunca travou. Só por isso eu posso dizer que essa versão é imune a travamentos? Eu sei que isso ocorre com muitos usuários. E os problemas podem ser causados por defeito, mal uso, ou algum outro motivo.

            No fórum de suporte da Nokia você pode encontrar com facilidade inúmeras reclamações referentes a bugs no Windows Phone 8, incluindo travamentos e desligamento automático. Mas felizmente, parece que a GDR2 corrige boa parte desses bugs.

          • Rodrigo Ortiz

            Realmente você não pode dizer que o Android 2.3 é imune a travamentos, assim como eu não disse que o WP8 é imune a travamentos. Apenas expressei minha experiência pessoal com o sistema.

            Nunca precisei usar o suporte da Nokia, pois como eu disse, a MINHA experiência com o Lumia é fantástica até agora (isso em um aparelho que custou a bagatela de R$ 490,00).

          • Felipe Ito

            Todo mundo rebate comentários sobre travamentos com experiências pessoais positivas.

            Como se isso pudesse garantir alguma coisa. Ou servir como um parâmetro. Por isso que eu dei aquele exemplo. E pelo jeito, você entendeu o ponto.

          • Rodrigo Ortiz

            Ué, mas você queria que eu respondesse sobre algo que não utilizo?

            Temos que falar sobre o que conhecemos e usamos, não?

          • Felipe Ito

            Eu disse que há “inúmeros” casos. Não que há travamentos com “todos” os usuários.

            A sua resposta não soluciona os problemas de travamentos. Ela apenas representa uma experiência pessoal positiva.

            Consegue entender isso? Você respondeu para que? Para tentar dizer que não há travamentos? Ou para dizer que você foi um dos felizardos a não ter problemas?

          • Rodrigo Ortiz

            Calma cara, relaxa. Isso aqui é uma comunidade, ninguém é melhor que ninguém não. Fica frio.

            O que ocorre é que o WP é um sistema leve e fluido em hardware básico e o Android fica pesado mesmo em hardware médio. Esta é a percepção de todo mundo.

            Não existe sistema perfeito, fato. Qualquer aparelho eletrônico está sujeito a travamento.

            Mas a quantidade de travamento em aparelhos com WP é muito pequena dentro do universo de aparelhos vendidos com este sistema. Diferente do que acontece com o Android fora da linha Nexus, por exemplo, onde até o forte S3 trava pra caramba.

            O que eu disse foi apenas para reforçar o que o Mateus Azevedo tinha falado. Assim como ele, eu acredito que o WP tem tudo para ser extremamente competitivo, no estágio atual, entre os smarts low e mid. Ou existe smart Android melhor que WP na faixa de preço dos Lumia 520 e 620?

          • Felipe Ito

            O Mateus Azevedo comentou mais em relação a versão 7.5/7.8 que é bem mais leve e estável.

            O WP8 enfrenta ainda vários problemas que precisam ser corrigidos. E diferente dos problemas encontrados no Android, eles foram gerados pela própria responsável. No caso, a Microsoft.

            No Android, as customizações das fabricantes é que geram bugs (podendo ou não causar travamentos). Use uma ROM da CyanogenMod ou qualquer modelo da linha Nexus e você verá que o SO em si é estável e leve. Aliás, bem mais do que o WP8 (que exige no mínimo um processador Dual Core de 1 GHz além de 512 MB de RAM e 8 GB de armazenamento).

            Você citou o Samsung Galaxy S3 como exemplo. Ele, infelizmente, roda uma das customizações mais pesadas e instáveis. A Samsung exagerou nas modificações. Agora, isso não significa que toda a plataforma entrega essa mesma experiência. Veja a experiência dos usuários que trocaram o TouchWiz por uma ROM da CyanogenMod neste mesmo modelo. E você irá entender o real problema, que não é do Android, mas sim do TouchWiz.

            O Nexus 4 já pode ser encontrado por menos de 1000 reais. Da mesma forma como o LG Optimus G. Mais abaixo tem o Sony Xperia L que entrega um ótimo desempenho (levando em conta a sua faixa de preço). Aliás, ele é melhor do que o Lumia 620.

            Agora, melhor do que o Lumia 520, não sei dizer. Ai dependeria de outros aspectos como a necessidade do modelo ter suporte a mais de um Chip. Ou caso a pessoa queira ter mais aplicativos e jogos. Em performance, provavelmente ele não deve perder para nenhum modelo na mesma faixa de preço. Mas mais graças ao seu hardware.

          • Rodrigo Ortiz

            A linha Nexus é fanstástica mesmo. Tenho um tablet Nexus 7 de 1ª geração e tudo roda perfeitamente liso nele, sem nenhum engasgo sequer.

          • Frederico Viana

            Tive um LG com Android 2.3 Top de linha que travada direto

          • Felipe Ito

            Pois é. Há inúmeros casos desse tipo. O mesmo vale para o WP8. Fazer o que.

        • Frederico Viana

          “Há inúmeros casos de travamentos” = Caô Meu Lumia 900 com WP 7.8 nâo trava não…

          • Felipe Ito

            Você leu o post inteiro?

            “Há inúmeros casos de travamentos em modelos com WP8. Sem travamentos “mesmo” só com o WP7.”

    • Henrique Accioly

      Não tem jeito, quer um telefone funcional? Irá gastar de $ 1200 para cima. De nada adianta um telefone com aplicativo do Facebook, que é totalmente capado. Ou ter What’s App, mas a digitação ser pífia por ter uma tela pequena e um touch ruim..
      Não gosto de pagar caro, mas, não temos lá muitas opções.
      Não gosto do Windows Phone (pelo menos até o momento), mas não posso negar que a Nokia fabrica excelentes aparelhos com um custo médio..

      • Felipe Ito

        Há inúmeras promoções ultimamente. O Xperia SP, Nexus 4 e Optimus G já chegaram a valer menos de 900 reais (o Nexus 4 e o Optimus G estão sendo colocados em promoções constantemente).

        Entre os modelos mais baratos, há o Xperia L que possui boa performance.

        Já foi o tempo que apenas os modelos high-end eram bons. Claro que se você quiser rodar da melhor forma os jogos mais pesados, terá que adquirir um modelo mais caro. Mas hoje, os três modelos citados acima devem conseguir rodar tudo numa boa.

        • Henrique Accioly

          Felipe, vou dar uma olhada em suas recomendações. Vou deixar apenas uma opinião: Não consigo gostar de nenhum celular da LG.. Já os da Sony, me parecem bem aceitáveis (mesmo os modelos mais baratos). O Nexus 4 eu não tava sabendo dessas promoções..

          • Felipe Ito

            Dá uma conferida no Hardmob (seção de promoções). Lá você encontra com facilidade smartphones por um ótimo preço (apesar de na maioria das vezes ser necessário pagar a vista).

          • Henrique Accioly

            Vou dar uma olhada aqui! Obrigado pela recomendação cara! Abs

    • Marcelo Eiras

      Como eles vão lançar celulares bons e baratos ?! Ou é bom ou é barato. Não existe almoço grátis.

      • Ricardo

        Talvez não fui bem claro, mas vou exemplificar com o Firefox OS. É um celular barato (mas com os componentes bem acabados nos aspectos certos, como tela e resistência. Na teoria, obviamente), com pouca memória mas com um sistema que não exige muito e ao mesmo tempo é funcional. Esse bom e barato que eu quis dizer. Lógico que não dava pra esperar um iphone 4 por 300 reais.

  • Leonardo Lima

    Só fiquei na dúvida quanto ao nome que será usado no futuro, pois a Microsoft adquiriu a divisão mobile, os nomes Lumia e Asha, mas não a marca Nokia. Será que teremos apenas Microsoft Lumia xxxx?

  • Marcelo Eiras

    Como eu havia previsto a Nokia tinha declarado sua própria morte ao adotar o Windows Phone e que o Stephen Eloe era um “agente infiltrado” que pelo visto cumpriu sua missão de desvalorizar a empresa para a microsoft comprar.

    Ou ela ia falir ou ia ser comprada por algumas mariolas. Vai se juntar a empresas que já foram líderes absolutas de mercado e hoje sumiram, foram compradas ou são sombra do que já eram como a USRobotics, 3COM, Iomega, Adlib, Hayes (modem), entre outras.

    • Mateus Azevedo

      Ta ok, é tudo culpa da Microsoft. Como se a Nokia estivesse às mil maravilhas antes…
      A Nokia “decretou a sua falência” ao não se mexer frente aos novos concorrentes, lá em 2007.
      Elop ajudou a afundar? Isso pode ser que sim. Mas temos que levar em consideração que a Nokia diminuiu as perdas nos últimos tempos e aumentou a participação do WP, então não foi de todo ruim.

      Aliás, não estou defendendo ninguém nessa história (também preferia a Nokia sendo ela mesma), mas to de saco cheio dessa modinha de ficar falando mal da Microsoft como se ninguém usasse Windows ou algum serviço. É, a Microsoft chegou onde está porque ela é ruim, não sabe fazer nada direito e só sabe ferrar com a concorrência colocando o IE como padrão.

      • Marcelo Eiras

        Claro que errou, errou em insistir no arcaico symbian, errou em não se focar no meego que entre outras coisas era compatível com apps do android, errou em não lançar celular android e por fim em abraçar o natimorto Windows Phone, já que o seu CEO estava trabalhando para a Microsoft desde sempre e é claro que aumentou a participação do WP, o Eloe era o cavalo de troia da microsoft dentro da nokia.

  • E quando chamavam Elop de “Cavalo de Troia” ele não gostava…

    Agora é Elop como favorito na corrida para CEO da Microsoft. E o “Cavalo de Troia” de corrida entende.

  • Pingback: Meio Bit()

  • Marcelo Eiras

    A Microsoft comprou a Nokia porque está ameaçava abandonar o barco furado do Windows Phone para investir no Android.
    Procurem por: “Microsoft Bought Nokia Because Nokia Was Going To Stop Making Windows Phones”

  • Pingback: DUEEtando()

  • Pingback: Microsoft teria proposto à HTC inserir o Windows Phone em seus aparelhos Android()

  • Pingback: Sony (!) pode lançar smartphones com Windows Phone ainda este ano()

  • Pingback: Adeus Nokia e obrigado pelos peixes | MichaelSantos()

  • Pingback: Microsoft venderá divisão de celulares pé-de-boi por troco de pinga()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis