Meio Bit » Arquivo » Internet » Tinha um Traffic Shape no meu caminho

Tinha um Traffic Shape no meu caminho

15 anos atrás

Distribuição digital de games e seus demos. Aplicativos inteiros rodando sobre o browser + alguma_tecnologia + banda larga. vídeos e trailers de filmes, games, bobagens ou brincadeiras. E não esqueça que ficamos hoje conectados via Skype, MSN, etc. E-mail aberto o dia inteiro, consumindo banda. Hoje em dia até backups no Skydrive ou servidor próprio de ftp.

Tudo mundo bom até você descobrir que 20 GB de tráfego para o uso atual de banda larga é pouco. Sim, é pouco. Uma reinstalação minha do Steam consome uns 18GB, sendo conservador. Os novos jogos são downloads entre 7GB e 9GB.

As operadoras juram que não fazem isso, mas fazem sim. Eles não cortam o acesso ou cobram a mais pelo megabyte, mas reduzem a velocidade de 2Mbps para 150kbps. Isso significa o seguinte: uma instalação nova do Windows Vista demora umas 20 horas para ficar totalmente atualizada. E que tal tentar assistir webcasts, screencasts ou outros tutoriais? Nem pensar.

Pois é justamente o elo fraco das aplicações ricas, 100% conectadas, na qual o "browser substitui o sistema operacional" (não canso de criticar quem fala uma sandice dessas): a banda larga. Desconectou, a velocidade caiu e não há sincronização e caching locais, dançou. Como as empresas sabem disso, farão bastante uso dos preços cartelizados da banda 3G. Não precisa pesquisar muito para descobrir que o acesso "ilimitado até 1GB" custa o mesmo preço em todas elas.

Quem pegou a era da internet discada, ouviu bastante a seguinte pergunta: "eu quase não uso internet, pra quê vou pagar a mais pela banda larga?" e a resposta é simples: conexão constante e rápida muda seu hábito de uso. Faça a experiência: desligue o computador, desplugue o cabo de rede e ligue-o novamente e tente usar a máquina por 1 hora, sem ligar o browser. Possível, mas no momento que você descobre que não tem acesso ao google para saber o significado de uma palavra, ou acesso ao seu repositório online de códigos... ou aquele fórum que teria a resposta de como fazer para a cedilha funcionar com o Suse (tive que abrir um arquivo de configuração e editei, mas não teria conseguido sem ajuda do fórum).

Usa torrent? Então está em maus lençois, porque é uma das formas de você jogar toda a banda disponível para o mês em questão de dias e os mais gulosos em horas. Um amigo pediu o upgrade do Net Vírtua para 8Mbps não por causa da velocidade, mas pela garantia de que ele terá 80GB de tráfego sem redução.

O nosso maior problema é que infraestrutura de telecomunicações no Brasil é muito cara. Os equipamentos custam aqui mais que o dobro do mundo civilizado. Os impostos em cima das empresas e dos usuários são acachapantes e o custo para trafegar dados é altíssimo. E o governo toma ações sem coordenação: notebooks para crianças, ok. Sem um programa educacional e comunicações associados, o computador vai ser usado essencialmente para inutilidades como bate papo, joguinhos online e Orkut.

relacionados


Comentários