Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Prosumers - Comparações e testes

Prosumers - Comparações e testes

15 anos atrás

O Dpreview continua com sua série de artigos analisando câmeras fotográficas separadas por grupos específicos. Não falei por aqui de todos os testes, apenas daqueles mais interessantes. O último grupo analisado foi chamado pela equipe de editores do site de Prosumers ou Enthusiast digital compacts. São câmeras compactas com recursos avançados e, teoricamente, uma qualidade de imagem superior. Conseqüentemente, essa maior qualidade reflete no preço elevado do equipamento. As câmeras testadas foram: Canon Powershot G10 (U$ 430,00), Kodak Easyshare 28612 IS (U$ 150,00), Nikon Coolpix P6000 (U$ 430,00), Panasonic Lumix DMC-LX3 (U$ 430,00), Ricoh Caplio R10 (U$ 300,00), Panasonic Lumix DMC TZ5 (U$ 240,00), Canon Powershot SX110 IS (U$ 220,00).

A escolha das câmeras foi bem abrangente. Temos as marcas mais tradicionais e também temos a Panasonic que vem se destacando de uma maneira surpreendente dentro da fotografia. Temos que notar que algumas das câmeras do grupo de teste possuem um sensor um pouco maior (Canon G10, Nikon P6000, Panasonic LX3) e as outras configurações são muito variadas. Então, seria necessário uma análise bem detalhada das características para escolher uma delas. O Dpreview realizou testes de qualidade de imagem em estúdio e ao ar livre. Foram executadas fotos com ISO 80 e ISO 1600 de todas as câmeras. Na menor velocidade ISO todos os equipamentos se saíram bem. Já no ISO 1600 vemos que é brincadeira de gente grande. Algumas conseguem manter um nível de qualidade aceitável, mas outras, como a Ricoh R10, possuem uma deterioração da imagem impressionante. Também foi espantoso como a Nikon P6000 deixa a desejar em situações extremas.

Ao final dos testes,  site indica como boa opções de compra a Panasonic TZ5 e a Canon SX110 IS, mais proclama como grande vencedora da disputa a Panasonic Lumix LX3. Admito que meu queixo caiu. Não esperava esse resultado, até porque nunca tinha visto um teste prático com essa câmera da Panasonic, mas depois de analisar todas as fotos, faço minhas as palavras do editor do site: "a Panasonic LX3 é uma câmera feita para fotógrafos, e não para o público comum". E por que dessa afirmação? A câmera não possuí muitos megapixels (apenas 10), tem 2x de zoom ótico (24x60mm) e o design é até simples perto das outras câmeras, mas possuí uma estupenda qualidade de imagem, zomm o foco rápico, uma grande angular de respeito e fácil de carregar. Procurei o modelo aqui no Brasil e encontrei um vendedor do Mercado Livre oferecendo o produto por R$ 1.999,00. Acho que ainda não é dessa vez que vou ter uma compacta de qualidade.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários