Meio Bit » Arquivo » Fotografia » E por falar em arquivo RAW

E por falar em arquivo RAW

15 anos atrás

Bem, o texto sobre o update do Camera Raw da Adobe gerou uma leve discussão sobre as propriedades desse arquivo. Pensando nisso, pedi para um amigo entendido no assunto escrever um artigo que deve aparecer por aqui em breve. Mas, aproveitando o momento gostaria de fazer duas indicações de leitura que podem ajudar a elucidar algumas dúvidas. Primeiramente, só para esclarecer algumas coisas, cabe lembrar que o RAW não é uma imagem. São apenas dados captados pelo sensor e guardados sem o processamento usado para criar o arquivo JPEG. Então é uma forma mais trabalhosa de fotografar, pois exige conhecimento extra na conversão da imagem em software específico. Veja abaixo duas indicações de leitura bacanas sobre o assunto.

http://www.dxomark.com/ - o site é uma tentativa de ser um enorme banco de dados sobre o desempenho de sensores fotográficos na execução de arquivos RAW. O site, que está na versão Beta (será que para sempre?), é uma empreitada do DxO Labs e trás algumas coisas interessantes. A parte mais bacana é o Image Quality Database. Essa parte do site mostra testes com diversos sensores e também se pode fazer a comparação entre câmeras diferentes. O que pode deixar um pouco a desejar é que nem todas as câmeras estão representadas no site. Ainda falta análise de várias câmeras que foram lançadas esse ano.

http://123rawfotos.wordpress.com/ - dentro de uma perspectiva mais prática temos esse blog que foi lançado pelo Ivan de Almeida. Para quem não conhece o sujeito, ele é uma das figuras mais conhecidas e participativas dentro dos Fóruns e listas de discussão de fotografia pela internet. Grande conhecedor dos aspectos técnicos da fotografia, Ivan se propôs a montar um site para falar exclusivamente dos aspectos da captura de fotos em RAW voltados especificamente para os fotógrafos iniciantes. Existem poucos textos ainda no lugar, mas vale a pena dar uma olhada em artigos como o que faz uma comparação entre a captura em RAW e JPEG.

Aguardem mais informações para breve.

relacionados


Comentários