Digital Drops Blog de Brinquedo

Linux no iPhone

Por em 30 de novembro de 2008
emAnúncios Apple e Mac Celular Linux
Mais textos de:

Site
  • lscalado

    Particularmente acho um desperdício de esforços. Por mais que seja pelo desafio, mas a natureza dos produtos da apple algo assim é completamente desnecessário. E provavelmente será barrado pela apple em algum momento. Há áreas muito mais importantes como interface com o usuário que precisa de muita atenção mesmo.

    • http://flybywire.librian.net/ Tango

      Isso é óbvio. Mas assim como ASCII Quake, se você precisa se perguntar o porquê, não é parte do público-alvo.

      __

      Fly-By-Wire: Viagens e trabalho
      Dicas, histórias e reflexões na sala de embarque

    • xultz

      “mas a natureza dos produtos da apple algo assim é completamente desnecessário”
      Não entendi o que você quis dizer com isso, poderia explicar melhor?

      • lscalado

        A apple tem controle total sob o hardware, como ele funciona o que deve fazer ou não. Assim, pode-se até criar algo que venha funcionar, quem sabe substituir o atual SO dos iPhone/iPod Touch, mas ficaria restrito a esse hardware que é por mais que seja um OS X rodando ele é muito limitado.

        Por que falo isso? Atualmente estou tendo que desenvolver aplicações para essa plataforma e há muitas limitações sim, acesso a algumas APIs que existem são restritas e se minha aplicação não seguir bem direitinho as regras da Apple não consigo nem sequer colocar ela na appStore. Já que a aplicação é avaliada antes de ser publicada.

        Sempre quis muito poder ajudar com a “comunidade” mas não traduzindo. E sim desenvolvendo! Mas sempre houveram muitas dificuldades, burocracia que acredito que não há necessidade de existir. Sem contar que existem “panelinhas” difíceis de se entrar em diversos pontos da “comunidade”.

        • xultz

          Puxa, legal saber que você está desenvolvendo aplicativos para o iPhone. Eu ouvi dizer que existe uma barreira burocrática para um brasileiro vender na AppStore (por não ter número de seguro social), existe realmente este problema? Como você vai fazer para contorná-lo?

          • lscalado

            Desconheço a limitação. Há diversas empresas/desenvolvedores autônomos ao redor do mundo desenvolvendo aplicações para o iPhone. Há sim uma análise muito rigorosa de sua aplição o que deixa o processo um pouco lento entre o envio e a publicação da mesma. As vezes volta para que você faça alguns “ajustes” e que seja submetido novamente. Também há a questão do acesso a partes da API do sistema operacional do iPhone/iPodTouch que a Apple não deixa passar caso você venha a fazer o uso. Há sempre a possibilidade de se explicar, mas muito bem explicado para que você quer usar tal recuros. Um exemplo do que passei recentemente foi com a API para o uso do GPS, minha aplicação tem que detectar onde estou e me mostrar o caminho mais rápido para um dos pontos de apoio.

            Como há algum tempo tenho “flertado” com Objective-C e feito algumas coisas pessoais para OS X o desenvolvimento para iPhone/iPodTouch é até divertido. Caso haja interesse lhe recomendo os seguintes titulos “Beginning iPhone Development: Exploring the iPhone SDK” e “The iPhone Developer’s Cookbook: Building Applications with the iPhone SDK”. Também há o site da apple http://developer.apple.com/ tão completo e rico como o da MSDN.

          • xultz

            Olha, eu posso estar enganado (e espero que realmente esteja), mas me parece que há restrições sim, você já verificou como a Apple vai fazer para te pagar pelo valor das vendas dos teus programas? Parece que existe um problema burocrático (no Brasil, é claro), questão de impostos, etc, e a Apple simplesmente não se interessou em resolver. É claro que ao redor do mundo, outros países não impõe as mesmas ladroagens que o Brasil…
            Inclusive, esta empresa http://www.golmobile.com.br/ se propõe a fazer este serviço. Me parece que ela tem sede nos EUA, e ela faz essa ponte, ela comercializa teu software na AppStore, recebe a grana, e repassa para você (provavelmente cobrando uma taxa administrativa). Eu tentei entrar em contato uma vez com eles perguntando sobre o serviço, ams não obtive resposta.
            Portanto, acho importante você se certificar de que não terá mesmo problemas para comercializar teu programas por lá.

          • lscalado

            Como disse não é um projeto pessoal. O cliente tem conta no exterior com um cartão de debito, que pode ser creditado.

            Uma empresa mais seria para isso seria a iKobo para receber o dinheiro da venda de apps.

            Mas não enfrentei problemas, atualmente so tenho que concluir e publicar a aplicação que voltou de uma avaliação por usar a API do GPS e não ter explicado corretamente o por que.

  • alsimoes

    Eu nunca me dei ao trabalho com este desafios, mas se conseguiram criar um kernel linux que da boot no iPhone, logo alguém vai carregar sobre este kernel as camadas do Android que estão acima do kernel linux. Continua sem inútil, mas não tem como negar que dá curiosidade de saber alguém consegue.

    Pode acontecer como nos Macs, como a própria Apple diz: a melhor plataforma para rodar o Windows, pode ser que o iPhone se torne o melhor celular para rodar Android. Pessoalmente eu duvido, não passa de um passa-tempo nerd.

    » André Simões

  • http://usuariocompulsivo.blogspot.com usuariocompulsivo

    O que achei mais interessante é a possibilidade de instalar um segundo sistema operacional, selecionável através do boot-loader. Creio que em pouco tempo já seja possível graças a isso, instalar uma versão customizada do Android no iPhone, o que acham?

    []‘s
    Compulsivo

  • lucasSouza

    Bem, se instalassem o Android, teria um Linux 100% funcional no iPhone. :)

  • http://dleafy.deviantart.com/gallery/ DavidS

    Eu queria mesmo é o Linux Rockbox pro meu iPod nano Dwarf (anão). ~___~

    _____

    David!

  • http://www.fabiocardoso.com.br Fabião
  • http://www.lordpinguim.blogspot.com lordtux

    Daqui a pouco eles vão portar o freebsd.
    E se portarem o kvm também quem sabe não poderemos virtualizar algum outro SO, as possibilidades são interessantes.

    Acesse My blog

  • kharstagir

    [Particularmente acho um desperdício de esforços. Por mais que seja pelo desafio, mas a natureza dos produtos da apple algo assim é completamente desnecessário. E provavelmente será barrado pela apple em algum momento. Há áreas muito mais importantes como interface com o usuário que precisa de muita atenção mesmo.]

    Bem, como dizem os montanhistas, o principal motivo para se escalar uma rocha é: “ela está lá!”