Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » Descolagem #3 - o Filé

Descolagem #3 - o Filé

15 anos atrás

A Descolagem #3 teve altos e baixos, com gente que tinha conteúdo mas não sabia apresentar e gente com conteúdo chato fazendo apresentações chatas. O tema foi A Escola no Século XXI, mas o zumbi Paulo Freire e a postura de Professor Mestre Absoluto Calaboca e Aprende ainda é dominante na mente do magistério.

Por isso causou polêmica entre as cabeças coroadas a palestra do Luli Radfahrer (não vou conferir se acertei), que tirou o professor do pedestal e mostrou que não interessa pra ninguém saber o que é uma monocotiledônea, e que se o aluno quiser saber os afluentes da margem esquerda do Amazonas, ele vai no Google e pesquisa.

O que a escola tem que ser é um lugar onde o aluno aprende a gostar de aprender. Onde ele desenvolve não o conhecimento, mas a curiosidade. Como em Big Bang Theory. Quando os personagens roteiam um sinal dando a volta ao globo para acender a luz da sala, o mundo se divide em dois grupos: Os que perguntam "por quê?" e os que respondem "porque podemos!"

A palestra do Luli, na íntegra, pode ser vista aqui. E se você adorou a apresentação dele no MeioBit Camp, acredite: Esta é melhor ainda.



relacionados


Comentários