Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia Infravermelha

Fotografia Infravermelha

15 anos atrás

O infravermelho é um comprimento de onda da luz que não é captado pelos nossos olhos e nem pelo filme e sensores fotográficos comuns. Na época da película existiam os filmes especiais que eram sensibilizados pelo infravermelho. Só é necessário comprar um filtro especial para impedir que os outros comprimentos de onda da luz passem pela lente. Na era digital, infelizmente, não é toda câmera que consegue captar esse espectro de luz, mas as que conseguem trazem como vantagem em relação ao filme a possibilidade de edição no Photoshop. Existem as fotos infravermelhas coloridas ou preto e branco. Nas coloridas, com auxilio de filtros coloridos, é possível adicionar efeitos fantásticos, principalmente na vegetação.

Existem câmeras especiais que captam exclusivamente o infravermelho, mas são caras e possuem um uso específico na indústria e em alguns segmentos da biologia. Por muito tempo o exército americano dificultou a exportação de filmes infravermelhos dos Estados Unidos por conta de seu uso militar. Uma das características desse tipo de fotografia é que apenas fontes de calor (seres vivos) refletem de maneira saliente o infravermelho. As propriedades desse tipo de fotografia já eram conhecidas desde a Segunda Guerra Mundial, quando os alemães usavam as imagens para detectar abrigos camuflados dos aliados.

Mas, por que estou falando disso agora? A empresa americana David Steele esta colocando no mercado um filtro infravermelho para câmeras de vídeo que permite ver através de tecidos, vidros escuros e óculos de sol. Uma curiosidade que poucos conhecem é que em situações de muita luz as imagens de infravermelho podem ver através de tecidos muito finos ou molhados, como vestidos e biquínis. Por esse motivo em alguns lugares do mundo, no Japão por exemplo, é proibido esse tipo de fotografia em público. As primeiras câmeras da Sony, que possuem o recurso Nightshot, usavam um raio de  infravermelho para fazer fotos com total falta de luz (aquelas imagens azuladas), mas era tão intenso que podia ver através das roupas mais finas. Após alguns protestos da comunidade internacional, a Sony retirou esses recursos de suas câmeras.

A David Steele garante que o principal objetivo do novo filtro é ser usado pela polícia e equipes de segurança, porém o artefato está a venda para quem se interessar no site da empresa pela bagatela de U$ 199,00. Instrumentalização para o Voyeur de maneira legal e limpa. Então amigos, se estiverem na praia e verem alguém com uma câmera e um filtro bem escuro na frente da lente, podem ter certeza que ele está fotografando suas mulheres e vendo um pouco mais do que os outros.

Veja um exemplo do que é capaz esse filtro, segundo a companhia que o produz, claro.

relacionados


Comentários