Meio Bit » Arquivo » Meio Bit » Novidades "Googlísticas"

Novidades "Googlísticas"

15 anos atrás

A Google está liberando gradativamente novidades para o Gmail. Foram os plugins de terceiros, conversação via WebCam e agora os Temas (mesmo sendo frescura, são bem legais). Mesmo a interface do Gmail sendo bonita, aquela cara azul e branca de sempre enjoa após alguns anos de uso. Os temas seguem o padrão do iGoogle, onde é possível configurar sua localização e eles atualizam dependendo de eventos como chuva e sol ou horários do dia. Frescura, mas quem não gosta de uma interface bonita?

Mesmo com a mudança, o Gmail ainda perde para do Mutt em duas questões: gerenciamento de "threads" e atalhos. Alguns atalhos já estão disponíveis no Gmail, mas não há um para ir ao primeiro email não lido, por exemplo. Porém, outra coisa me incomoda nele: threads de listas de discussão. Nunca se sabe quem respondeu qual mensagem, os emails são exibidos de forma linear e não como numa árvore no caso do Mutt, Thurderbird e outros. Para trocas de email isto não faz falta, mas acompanhar uma discussão com mais de 20 emails fica complicado. Quem sabe para uma futura versão ou melhor, a opção de customizar as exibições dos emails?

Mudando de assunto, há alguns meses foi lançado o Lively. O Lively é basicamente o Second Life do Google. Mas como sabemos, o SF original está em decadência, o hype já passou e a versão "by Google" não impressionou, tanto que será desligado até o fim do ano. Acho que é a primeira vez que o Google desliga um de seus produtos.. impacto da crise? Ou apenas bom senso em economizar recursos de algo que não pegou e (por enquanto) não tem muito o que oferecer?

O Lively é legal, bonitinho, mas como o Second Life, não serve para nada. Não venha me dizer que é um mundo virtual onde outras coisas são possíveis, porque eu usaria um mundo virtual para lutar em guerras, matar dragões, andar em naves espaciais e não para ter encontro amorosos ou assistir apresentações. Para isto já existe o mundo real, o Youtube ou outras tecnologias para videoconferências.

Então, novidades chegam, novidades vão, mas não se empolgue muito com as novidades do Gmail porque o fim do email já foi decretado. Sem problema, então terá o GScrap para mandar e receber recados do Orkut. É apenas uma sugestão, mas seria interessante receber o extrato bancário via Scrap ou MSN.

relacionados


Comentários