Meio Bit » Arquivo » Meio Bit » OpenBSD 4.4

OpenBSD 4.4

15 anos atrás

O OpenBSD não deve ser o sistema operacional mais utilizado pelos leitores do Meio Bit,
mas todos deveriam pelo menos conhecê-lo superficialmente. Ele é um descendente do BSD, sendo um "fork" do NetBSD feito em 1995 e mantendo o foco em servidores e segurança. Na página inicil do projeto está escrito:
Apenas duas falhas remotas na instalação padrão em mais de 10 anos!".

Apenas com esta frase é possível ver o foco deste Sistema Operacional e de sua nova versão, que será lançada no dia primeiro de novembro: segurança e estabilidade.

Uma novidade interessante é a redudância para servidores DHCP, uma nova versão do OpenSSH e um suporte inicial a webcams.

Quando utilizava o OpenBSD, percebi que tudo nele é focado a estabilidade e segurança. Entre uma "feature" legal e a estabilidade do sistema, escolhe-se a estabilidade. De outra forma, se você pensa em utilizá-lo no seu Desktop como sistema operacional de uso
contidiano, acho melhor utilizar um Linux, que tem mais "features" e melhor suporte a hardware.

A família dos BSDs é conhecida pelo desenvolvimento orientado à estabilidade do sistema. Recomendo conhecer outros Sistemas Operacionais desta família, como o FreeBSD, NetBDS e o fork mais recente do FreeBSD, o DragonFly BSD. É interessante ver como os softwares são disponibilizados e desenvolvidos de forma integrada. Vale a pena investir um tempo instalando e usando um destes Sistemas Operacionais ou até mesmo esperar até o dia primeiro de novembro para utilizar o novo OpenBSD.

relacionados


Comentários