Meio Bit » Arquivo » Indústria » Testes confirmam 100% de eficiência contra Ebola: a) florais b) acupuntura c) vacina

Testes confirmam 100% de eficiência contra Ebola: a) florais b) acupuntura c) vacina

Excelente notícia: uma das vacinas contra Ebola, desenvolvida em tempo recorde e testada na Guiné apresentou resultados promissores, o que é um belo eufemismo, foram resultados excelentes, 100% de eficácia nos grupos vacinados. Agora é só não deixar o Jim Carrey saber disso…

9 anos atrás

O Onion como sempre manda bem demais.

Ebola é uma daquelas doenças que deu a sorte (do ponto de vista da doença) de aparecer na África, em países sem uma infraestrutura mínima de saúde. O consumo de carne de caça é o vetor ideal para trazer o vírus da selva, e quando seu PIB é pago em Bolsa-Família sobra pouco dinheiro para pesquisa microbiológica de longo prazo. 

Já os países ricos tinham outras prioridades, Ebola era uma curiosidade acadêmica, na verdade na época do filme com o Dustin Hoffman o orçamento da película foi maior do que toda a verba de pesquisa nos EUA voltada para viroses tipo Ebola.

Isso tem mudado, o mundo anda conectado demais, as pessoas começaram a cobrar ações de quem tem o dinheiro, como o Wellcome Trust, uma daquelas ONGs tipo a Fundação do Bill Gates.

Eles financiaram a pesquisa e desenvolvimento de uma vacina, coordenada pela Organização Mundial de Saúde, trabalhando em tempo recorde. Normalmente uma vacina assim leva 10 anos para chegar no mercado, mas dada a emergência o processo durou pouco mais de um ano.

Normalmente isso é temerário, ninguém quer outra Talidomida, mas morrer de Ebola é pior. De qualquer jeito os resultados preliminares são muito, muito promissores.

Publicada na Lancet deste mês (cuidado, PDF); a vacinação realizada na Guiné foi matadora (ok, talvez não a melhor expressão). Quando havia um caso de Ebola em uma comunidade todo mundo era vacinado imediatamente OU, dependendo de uma escolha aleatória, o grupo era vacinado com 3 semanas de atraso.

Entre os vacinados com atraso no total apresentaram 16 casos de Ebola, em um total de 2.380 pessoas. Nos 2.014 que foram vacinados imediatamente, nenhum caso de Ebola apareceu.

100% de eficiência é uma estimativa irreal, claro, nada é tão eficiente, nem o Ebola, mas mesmo que essa vacina e as outras que também estão em desenvolvimento apresentem eficácia meramente igual à vacina contra o sarampo

measles

Ou a contra a poliomielite…

polio-cases3

Acho que dá pra ser feliz e salvar um monte de gente, ao menos até a Jenny McCarthy aparecer por lá e explicar sobre o perigo das vacinas…

Fonte: The Guardian.

Leia também:

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários