Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Retrocompatibilidade no PS4? É melhor esperar sentado

Retrocompatibilidade no PS4? É melhor esperar sentado

Você quer retrocompatibilizade no PS4? Segundo o chefe da Sony Worldwide Studios Shuhei Yoshida é bom não contar com isso...

9 anos atrás

ps4

É verdade que a Microsoft roubou boa parte da atenção durante a E3 2015 ao anunciar o recurso de retrocompatibilidade para o Xbox One. Claro, é imperativo que recebamos a notícia com um enorme Caveat Emptor: apenas alguns títulos serão compatíveis de início, num total de 100 previstos até o fim de 2015. Ergo, é responsabilidade dos estúdios assinalar quais games de 360 rodarão no One, e vejo aí um repeteco do plano de upgrade de games do PS3 para PS4: comemorado no anúncio, ficou restrito a apenas quatro jogos.

Falando na Sony, o que ela pensa a respeito? O chefe da Sony Worldwide Studios Shuhei Yoshida se mostrou surpreso com o anúncio, mas já deixou claro que é muito improvável que o PS4 venha a usufruir de retrocompatibilidade algum dia.

Yoshida foi categórico ao explicar que o que pode em tese funcionar no Xbox One (digo isso porque o 360 também era retrocompatível com seu antecessor, mas o recurso foi limitado a poucos títulos e era cheio de bugs) dificilmente se aplicará ao PS4 por um simples motivo: o hardware do PS3 é específico demais. Enquanto que o console atual, tal qual seu rival da Microsoft é mais próximo dos PCs do que nunca, o videogame de sétima geração da Sony possui o processador Cell, baseado em arquitetura RISC. Isso por si só adiciona uma camada extra de complexidade na hora de fazer os games antigos rodarem no PS4.

O PS3 possui uma arquitetura única, e alguns games fizeram um grande uso de suas SPUs (chips que rodam uma série de instruções) (...). Fazer algo do tipo seria realmente desafiador. Eu não diria nunca, mas não temos planos para isso no momento.

O PS3 é o último bastião de uma era em que a arquitetura dos videogames e dos PCs diferiam radicalmente, hoje isso não mais se aplica. A retrocompatibilidade real, rodar discos do console no PS4 é algo muito improvável de acontecer algum dia dado o trabalho e claro, os custos envolvidos.

Para esse problema a Sony apresentou no ano passado o PlayStation Now: um serviço de streaming de games antigos, ainda que por preços nada convidativos parece ser a melhor opção do que colocar seus engenheiros para equiparar o PS4 ao Xbox One em um recurso que nem temos certeza se dará tão certo quanto muitos esperam.

Fonte: Eurogamer.

relacionados


Comentários