nexus

As Crônicas do Macfag: o iPhone, o Nexus 4 e a Migração. – Dia 1

Antes de começar, eu já me defendo: não sou e nunca fui macfag. Mas por gostar dos produtos Apple e por escrever sobre a empresa talvez tenha criado essa imagem. Quem é fã de tecnologia, não de marcas, não consegue se prender dessa forma. A vontade de conhecer equipamentos, sistemas e suas nuances é muito maior.

Foi por isso que resolvi fazer uma mudança considerada radical por muitos. Cansado da falta de novidades e de melhorias do iOS, dei um auf wiedersehen para o iPhone e resolvi dar uma segunda chance ao Android:

nexus

A partir de hoje, sou usuário de um Nexus 4. E contarei aqui, em forma de diário, como está sendo minha experiência com o aparelho. Falarei sobre seu desempenho no dia a dia, quais diferenças eu percebo entre o iOS e o Android do ponto de vista de um ex-usuário Apple (parece papo de drogado) e como essa mudança afetou o meu dia-a-dia.

Será uma boa leitura para quem pretende migrar do iOS para o Android ou para quem quer saber um pouco mais sobre o Nexus 4. Amanhã contarei quais foram minhas primeiras impressões sobre o aparelho.

Published by

Marcel Dias

Pai do João, blogueiro e fifeiro.

75 thoughts on “As Crônicas do Macfag: o iPhone, o Nexus 4 e a Migração. – Dia 1”

  1. Eu fiz essa mudança na sexta-feira! Até agora só senti falta do iMessage e do volume do som do iPhone que é bem mais alto! De resto, só ganhei… não tem comparação… sério, outro nível…

  2. Fiz o mesmo ano passado e não me arrependo, devia é ter feito antes. Ficar usando o iOS parado no tempo com uma tela minuscula (aquela linha de ícones a mais no iPhone 5 não me engana) e com a mesma cara de 5 anos não rola né. Agora to na espera do Nexus 5 para trocar o meu.

    1. Bem, eu to pensando em trocar o iPhone 4 pelo GS4 pra ver se eu consigo ficar com uma coisa só, ou seja, um smart que tenha tela grande e substitua também o tablet (tenho um iPad 3). É só esse o motivo. Já me informei dos app essenciais que tenho no iOS e os encontrei para android. Será que vale a pena só por esse motivo???

  3. Comprei um iphone 5 em Setembro e já penso na troca para um aparelho android. Me surpreendi de forma negativa com as limitações impostas pela apple sobre o sistema operacional. O que pesou na hora da decisão foi o design compacto e bonito do iphone e o que muitos amigos usuários da Apple disseram ser uma app store mais completa (acredito que somente o Duolingo e o CSR Racing sejam aplicativos que não existem no android).

    Vai ser interessante acompanhar as postagens.

  4. Nunca fui usuário de iOS, sempre vi em vídeos, iPads alheios de amigos e etc… Na hora de comprar um smartphone apostei no Galaxy S3, pra mim os androids até 3.x eram lerdinhos. Mas do Jelly Bean em diante parece que o nível é outro. E eu já tenho usado uma Custom ROM (CianogenMOd), atualizações muito mais rápidas do que a da Samsumg Brasil. E estou ansioso pelo Android 5.

  5. Nunca fui usuário de iOS, sempre vi em vídeos, iPads alheios de amigos e etc… Na hora de comprar um smartphone apostei no Galaxy S3, pra mim os androids até 3.x eram lerdinhos. Mas do Jelly Bean em diante parece que o nível é outro. E eu já tenho usado uma Custom ROM (CianogenMOd), atualizações muito mais rápidas do que a da Samsumg Brasil. E estou ansioso pelo Android 5.

        1. Se você quer migrar para android para ficar usando exatamente as mesmas aplicações que existem no ios não vejo muito sentido… Exceto se o tamanho da tela realmente fizer muita diferença e se fizer você tem q dizer para si mesmo o q vale mais a pena.
          Geralmente uma aplicação ‘faz mais sucesso’ no ios e por isso ele é priorizado no desenvolvimento, mesmo tendo versão para android. Obviamente há o contrário também.

          1. Concordo com o Humberto, querer mudar do iOS para o Android e querer os mesmos aplicativos, com a mesma interface, usabilidade não faz sentido trocar. É como trocar do Windows/Mac para o Linux e querer usar o Office e Photoshop.

          2. Além que se você quer mais liberdade no iPhone tem o jailbreak para isso para colocar todas tranqueiras e firulas que nego gosta de por no android

          3. Vários Jogos maneiros não saem para Android ou saem bem depois. Como Infinity Blade. Vantagem maior o iPhone vai ser atualizado sempre. Tirando a linha Nexus nenhum Android tem garantia de atualização. Me mostra um telefone de 2009 com Android que esteja por vias oficias na última versão, mesmo com Mods sempre uma coisa não funciona direito.

    1. Galera, faz sentido sim o que o @dankasmoraes:disqus falou. Tem um para controlar as suas finanças que é bem legal (esqueci o nome agora), tem um outro para a conta de bar, tem o vine (que tá pra lançar a versão do android deles há um tempão), o mailbox e até mesmo o digg. É verdade que sempre rola uma ou outra alternativa a esses programas mas quase nunca tem uma interface tão legal como no iOS.

      1. Eu tenho saudade do Sparrow, é o único App que me deixa triste de ter trocado pra um S3. De resto, estou bastante satisfeito. Principalmente com o swiftkey que o @google-d19636f78c39a90d8a1fc0d3cec3e8ef:disqus citou. Genial o aparelho tremer a cada tecla, pelo menos eu sei que fiz algo, seja certo ou errado hehehe

      1. tens razão, mas falo mais no sentido de acabamento dos apps. em geral, tirando os apps mais famosos, os aplicativos do android não possuem o apelo visual que a maioria dos apps de ios tem. Pelo meno essa é a minha experiência com android.

          1. Pelo que eu entendi, vc gosta mesmo de apps confusas que vc demora 2 dias pra descobrir como funciona …

  6. Boa sorte aí nessa nova era da sua vida. hahahaha. Embora nunca tenha possuído um iPhone, acredito que você vai sofrer um pouco com a mudança e explico o porquê: Não sou lá um heavy user mas é notável a quantidade de aplicativos que um dia foram de meu interesse e não possuíam versão para o android e tenho que dizer que isso é muito, muito triste. =|

  7. Show ! vou acompanhar !
    Bom… Ja tive um galaxy note 4.0 e ao mesmo tempo usei o iphone
    Sinto o ios mais “amarradinho” no sentido positivo.
    Porem adorei as funcionalidades do android so nao troquei porque alguns jogos que gosto so tem no iphone, quanto a aplicativos nao senti falta.
    Estou meio de saco cheio da mesmisse do ios !
    Se a apple continuar assim no ios7 aposento ele de raiva

    1. Ouvindo a fama do SwiftKey fui verificar esse desempenho mágico. Porém, instalei a última versão que permite que você escreva a palavra apenas “desenhando-a” no teclado e este último recurso me decepcionou, o Swype, outro teclado (que já vem no G S2) se mostrou muito superior neste aspecto. Como eu costumo “digitar” somente com uma mão, este quesito pesou muito.

      1. Questão de costume. Eu era acostumado com o Swype, comprei o Swiftkey e no começo estranhei muito, mas depois de um tempo nos entendemos! Achei fantástica a idéia dele analisar meu e-mail para conhecer os termos que eu mais uso.

      2. Swype fica em segundo lugar. É ridículo ter que escrever palavras muito grandes tendo que “desenhar” CADA letra delas. Com o SwiftKey, economizo cerca de 50% nas tecladas. Nem uso o recurso mais novo de “desenhar”.

      3. Eu desativei esse modo swype… já estava bastante acostumado com o swiftkey como era, testei, não gostei e desabilitei (nas opções), simples assim

      4. Também sou mais um que recomenda o SwiftKey. Na maioria das vezes eu nem preciso digitar tudo, ele já advinha a palavra que vou escrever. Já teve situações em que eu escrevi uma frase inteira só digitando a 1º letra de cada palavra.

    2. Seria legal se o SwiftKey não fosse pago, mas é um ótimo teclado. (Google Play não tem boleto. haha)

      Embora eu esteja mais usando o Swype Beta 1.4 e seus infames bugs.

  8. Tenho essa coragem mais não. To a um tempim consideravel com um iPhone4 e só desligou por falta de bateria. Essa estabilidade me fez perder a confiança em Androids e em muitas marcas de fabricantes.

      1. 2 da Sansung, 1 da motorola, 1 HTC.
        Engraçado que todo o mundo fala a mesma coisa. Se o Android falha, a culpa é do hardware.
        Android sem NENHUM hardware seria a perfeição.

      1. Cara, o último que tive, que nem coloquei na lista acima foi um xing-ling estilo um que vende no DX. Não era muito pior do que o Miestone2 que eu comprei, mas pelo preço que eu paguei, valeu mais a pena. Android que as pessoas dizem serem bons, são caros e tem um tempo de vida (Pela pespectiva de atualização e correção de bugs) curto.
        Me valeu mais, um iPhone4 que já comprei não sendo o último modelo da Apple.
        O tempo que eu estou com ele já é maior que o tempo que fiquei com um SII. Mais um tempim, e ele vai ter mais tempo que o SII e o M2.
        Tenho a impressão que ele vai ficar comigo mais tempo que todos os androids juntos.

  9. Cuidado com o vidro traseiro! Diferente do iPhone, risca muito fácil. Mantenha a película que vem com ele e use uma capinha. Estou usando o kernel faux123 e a rom Paranoid Android, excelente!

    1. Essas são as coisas que preciso aprender. No iPhone nunca me importei com hacks ou coisas no aparelho, mas to com um S3 (eu sei, devia ter pego um Nexus 4) e não faço idéia do meu kernel ou ROM. :/

      1. Bem vindo ao Android…. prepare-se para trocar de rom toda semana.

        Minha vida com Android foi assim, eu e meu nexus, toda semana uma rom nova e seus bugs novos.

        Não aguentei mais, tou com um iPhone e nunca mais tive problema.

        1. Vou te contar uma historinha:

          “Uma vez, Joãozinho mudou-se para uma casa. Lá, ele pintava a parede e modificava o jardim toda semana. Sempre algo o desagradava.

          Não aguentou mais, voltou para um apartamento com regras rígidas de condomínio e nunca mais teve problema.”

          E aí… O problema é com a casa, ou com o comportamento de Joãozinho?

        2. Trocar de rom com frequencia é recomendado para desenvolvedores, exatamente pelos bugs a serem corrigidos. Já tem uns meses que eu cansei de ficar trocando e experimentando roms, estou usando o Nexus com Jelly Bean puro e não tenho nenhum problema.

        3. Trocou de rom toda semana porque quis. Faz meses desde a ultima atualização do meu Nexus, e continua uma beleza. Só não julgue um sistema pela capacidade do seu usuário.

  10. Eu fiz esse troca, tinha um iPhone 4 e fui para o Nexus 4. Fiz inspirado neste post que ficou famoso: http://gizmodo.com/5973073/an-iphone-lovers-confession-i-switched-to-the-nexus-4-completely

    Acontece que a coisa não é bem assim.

    Prós do Nexus 4:

    – Jelly Bean é muito bom, primeiro android que prestou na minha opinião. É rápido, poucos bugs e bonito. Não tem aquelas porcaria de touch wiz da Samsung e é realmente uma experiência pura Android. O iOs está com a interface extremamente desatualizada e o Nexus parece muito mais bonito e moderno.
    – Tela grande (vou falar mais da tela nos contras).
    – Alto poder de processamento.

    Contras:

    – Bateria. O Nexus 4 tem METADE do tempo de uso de bateria do iPhone 5. Isso ninguém conta né? Pois é. Eu uso muito o smartphone quando vou viajar, saio de manhã, passo o dia fora usando o maps para pesquisar rotas de transporte público, restaurante, etc. Esta semana saí de manha de casa, peguei um voo de quatro horas, one mantive o Nexus desligado todo o tempo e as 5 da tarde tinha acabado a bateria. Um celular que a bateria não dura o dia (o dia menos quatro horas) não me serve.

    – Google/LG ainda não sabem fazer um produto bem acabado como a Apple. Eles tiveram a capacidade de lançar o Nexus 4 com uma tela com um ótimo hardware, tamanho bom, mas com uma péssima regulagem de gama de fábrica. Pra mim que era usuário de iPhone o branco não é branco e todas as cores parecem lavadas. Não sou só eu reclamando, faça uma pesquisa rápida que vai ver muita gente reclamando. Aí eu como geek, tive que rootear o telefone e colocar um kernel de terceiros (franco) pra conseguir regular a gama e ter cores normais. Acontece que eu odeio fazer esse tipo de coisa, apesar de ter conhecimento e paciência, por que a Google/LG não colocam as cores que o usuário espera?

    Ainda não me decidi, mas provavelmente devo comprar um iPhone 5 nos próximos dois meses.

  11. Depois de 3 anos usando o iOS troquei pelo Galaxy Nexus já tem um ano e não me arrependo de nada. Essa história que os apps são piores, não tem tanta coisa, é segunda linha… Não vi nada disso, tanto que não troco do sistema Android nos próximos anos. Ele está no auge de sua maturidade e estabilidade, porém não “estacionou” como o sistema Apple.
    A única coisa que realmente sinto falta é o sistema para discagem por voz. Não me refiro a Siri, mas ao simples comando ” Discar para…” Fora isso, e para meu uso, é disparado melhor que o iOS.

  12. O termo “usuário” não tem tanto sentido com outro sistema que não o Android. Esse troço é uma droga mesmo…
    Fiquei triste por você.

  13. Espero que goste muito. O Android “puro” é muito bom. Pra mim esse é a principal vantagem do Nexus. Aquelas quinquilharias dos fabricantes no Android são terríveis. Não troco meu Nexus por aparelho nenhum, muito menos iPhone.

  14. Deixarei aqui algumas recomendações de apps que uso e considero maravilhosos:
    Hacker’s Keyboard
    Moon+ Reader (melhor leitor de epub e PDF)
    Pocket
    ACV
    Flipboard
    Twin Calculator
    Jorte
    SwiFTP (não uso cabos pra ligar no PC para NADA, vai tudo via FTP)
    Total Commander
    Double Twist
    Double Twist Alarm Clock
    Battery Disk
    Brightness Level Disk
    AdFree (necessita root)
    Rotate

    Os 10 reais ao mês mais bem pagos do MUNDO! Não vivo sem!
    DI Radio
    Rock Radio
    Jazz Radio

  15. Cara muito legal o titulo, fiquei rindo a toa. Eu tmb fiz isso, infelizmente não foi no Nexus 4 como eu queria, pois meu iphone 4 quebrou antes. Mas realmente ponderei essas questões antes de trocar: “Cansado da falta de novidades e de melhorias do iOS”, “A vontade de conhecer equipamentos, sistemas e suas nuances é muito maior”

    Boa Sorte!!!!

  16. Pessoal, o Android possui um sistema de backup parecido com o Icloud onde todos os seus arquivos, blocos de notas, agenda telefônica etc… são armazenados diariamente para preservar seus dados ??
    Gosto do Icloud pq em caso de perda ou quebra do celular, além de troca de aparelho para uma versão mais recente, não temos dor de cabeça para nos preocupar com a agenda de contatos, arquivos etc…
    Fiz essa pergunta ontem a um usuário de Samsung Galaxy S3 e o cara não soube responder, não conhece todos os recursos do próprio celular.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>