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Shadowrun Returns e as problemáticas campanhas via Kickstarter

Embora tenha levantado um valor muito superior ao desejado, criadores do Shadowrun Returns dizem que dinheiro já acabou.

11 anos atrás

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Os fãs da série Shadowrun certamente ficaram muito empolgados ao saber que uma campanha iniciada no Kickstarter para financiar um novo jogo havia sido bem sucedida e quase um ano após o seu encerramento, o responsável pelo estúdio que fará o game, Jordan Weisman, revelou que todo o dinheiro obtido por eles chegou ao fim.

Nossa esperança é de que haja muito mais pessoas interessadas no jogo do que apenas as 37 mil que investiram no Kickstarter, porque se isso não acontecer, perderemos a aposta. Nós gastamos cada centavo e até mais do que eles nos deram para fazer o jogo; não ganhamos nenhum dinheiro.

Ou seja, a esperança do pessoal da Hairbrained Schemes é de que o lucro venha das vendas realizadas após o lançamento do Shadowrun Returns, mas o que realmente chamou minha atenção nessa história é o fato de que a campanha conseguiu pouco mais de 1,83 milhão de dólares, um valor, muito, mas muito superior aos US$ 400.000 da meta. É verdade que após descontarem as taxas cobradas pelo Paypal e pela Amazon, além do custo de produção dos itens que seriam enviados para alguns investidores, o estúdio teria ficado com apenas 1,2 milhão, mas ainda assim é muito mais do que eles almejavam.

Talvez eu esteja enganado, mas acho que este é mais um ótimo exemplo de pessoas que não elaboraram um bom plano para sua campanha no Kickstarter e embora aparentemente não exista o risco do jogo não sair, a flta de dinheiro poderia muito bem ter resultado nisso, mesmo com um valor arrecado tão superior ao pedido inicialmente.

E para aumentar ainda mais a dúvida sobre este modelo de financiamento, um analista de mercado afirma que a moda de usar o Kickstarter pode estar passando e que o número de projetos que tentam a sorte por lá está caindo, assim como os valores investidos pelos usuários. Pelo jeito os estúdios menores terão que encontrar outra forma de financiar suas criações e espero que no mínimo eles tenham mais certeza de quanto gastarão para terminar seus jogos.

[via GamesIndustry]

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