Meio Bit » Arquivo » Indústria » iPhone já tem 50% dos acessos web do Linux

iPhone já tem 50% dos acessos web do Linux

15 anos atrás

A Net Applications divulgou sua pesquisa mensal de navegadores e sistemas operacionais. Os resultados, principalmente por parte da Apple são impressionantes.

Com o lançamento do iPhone 3G em julho sua participação no mercado de navegação web cresceu 58% (em um mês), representando em Outubro de 2008 0,33% dos acessos web.

Pode parecer pouco, mas estamos falando de um telefone. Se compararmos com Sistemas Operacionais para Desktop, o Linux por exemplo têm 0,71% dos acessos.

Qual o segredo? Será que da mesma forma que a Microsoft tem os 90% de usuários Windows na folha de pagamento, subornando-os para que não usem Linux (e assim irritando os freetards) a Apple também está subornando milhões de pessoas para que usem o iPhone?

marketshareoutubro

Nope. Como bem diz a Fabiane, é uma questão de usabilidade. Interface, conjunto. NENHUM outro aparelho é tão confortável para navegação quanto o iPhone. Nos outros celulares o sujeito entra no site, faz o que tem que fazer e desliga. A Apple conseguiu um aparelho onde é possível ficar bundeando pela web, da mesma forma que com computador normal.

A naturalidade do Touch é “A” tendência, vide Microsoft Surface, Windows 7 e os novos MacBooks. Acessar um site via interface do iPhone e depois voltar para um aparelho sem Touch é uma tortura, mesmo que tecnicamente o navegador do segundo seja bem melhor.

Daí o OperaMini, segundo a mesma pesquisa o irmão menor do excelente navegador que ninguém usa é usado por mais ninguém ainda, sendo responsável por apenas 0,06% dos acessos. E o OperaMini roda até em caixa de Mentex.

Tem culpa o OperaMini? Não, é um excelente pequeno navegador, mas utilizá-lo é algo que se faz por necessidade, não por prazer. “estou na rua e preciso acessar tal site” é a postura normal do usuário. A Apple vende o contrário.

O caminho para o coração e o bolso do consumidor é oferecer experiências ricas e simples. Eu não quero ter que usar linha de comando pra instalar programas no desktop nem quero ter que ficar apertando botão saltando linearmente entre os links de uma página, quando poderia simplesmente encostar no link desejado e ele se abrir.

Fonte: Cybernet Technews

relacionados


Comentários