Google Search Masters 2008 – Parte 1

Aconteceu no hotel Ceasar Park Faria Lima em São Paulo, dia 24 de Setembro, o Google Search Masters 2008 – evento gratuito voltado a webmasters interessados em ampliar seu conhecimento sobre a plataforma de busca e produtos do Google. Estive presente registrando tudo sobre o evento:

Organização:

O evento foi organizado pela equipe de marketing do Google (que fez um trabalho simplesmente impecável, sendo a simpaticíssima Diana Cerveira a maior responsável pela organização no local), com suporte da Agência Ideal na coordenação do atendimento à imprensa e a blogueiros. Foram aproximadamente 600 pessoas para ouvir palestrantes de diversos países e tudo correu com absoluta perfeição: credenciamento bem feito na entrada, tradução simultânea das palestras, coffee breaks bem servidos, um almoço descontraído no hall ao lado do local das palestras, brindes e, lembrem-se: tudo gratuito. A Marina Zveibil, da Agência Ideal, coordenou as entrevistas individuais com palestrantes, disponíveis aos profissionais com credencial de imprensa, como eu, dando todo o suporte necessário com muita simpatia e atenção. Nota dez para a organização; meus agradecimentos à Diana e à Marina.

googlesearchmasters1

Palestrantes e conteúdo das palestras:

O Google reuniu uma equipe de palestrantes de primeira linha composto por nomes como Adam Lasnik (Search Evangelist), Pedro Dias (Search Quality para mercados de Língua Portuguesa), Ben D’Angelo (Webspam), Rajat Mukherjee (Custom Search, Related Search and Alerts), Daniel Loreto (líder de um projeto experimental dentro da área de Pesquisa do Google), Francisco Gioielli (Engenheiro de Vendas do Google Enterprise) e Fernando Delgado (Associate Product Manager). Estiveram presentes, também, na abertura do evento, o próprio Alexandre Hohagen e Felix Ximenes – a quem quero estender meus agradecimentos pela cordialidade em nos receber como convidados de imprensa.

googlers_googlesearchmasters

Os assuntos abordados foram abrangentes e todas as palestras foram seguidas por um espaço para perguntas da platéia – infelizmente não muito bem aproveitado do ponto de vista de quem já tem alguma familiaridade com os conteúdos apresentados, pois muitas das perguntas foram bastante básicas.

Houve quem considerasse também o conteúdo das palestras um pouco superficial, mas sejamos realistas: em um evento para 600 pessoas (webmasters existem de todos os tipos), é inevitável que se tenha uma platéia extremamente heterogênea. Com isso em mente, entregar conteúdo que agrade todo mundo é uma tarefa impossível. Em conversa com o Pedro Dias, falamos exatamente sobre isso. É uma questão diretamente ligada ao público com níveis de conhecimento diferentes.

Os destaques, na minha opinião e de muitos com quem conversei, ficararam para as palestras do próprio Pedro Dias (que tem um contato mais próximo com webmasters no Brasil) e do Adam Lasnik (que entregou uma apresentação bem humorada e fez considerações em tom muito transparente e honesto). Tive o privilégio de conversar com ambos – com o Pedro ao final do evento e com o Adam, com quem tenho contato há muitos anos e nos deu o prazer de sua companhia durante o almoço.

patricia_adamlasnik
(com Adam Lasnik durante o almoço)

patricia_pedrodias
(com Pedro Dias no final do evento)

Alguns dos assuntos interessantes mencionados foram:

– Indexação de conteúdo em Flash, texto e imagens – prós e contras, problemas e soluções

– Conteúdo duplicado e identificação de autoria original

– Relevância de conteúdo

Webmaster tools e Wembaster central

Custom Search

– Na palestra do Daniel Loreto, que falou sobre o futuro da pesquisa, ele disse que a tendência é criar condições e ferramentas que possibilitem o acesso a todo e qualquer tipo de informação em uma infinidade de formatos, a partir de qualquer dispositivo ou computador. Com isso em mente, mencionou a Pesquisa Universal (Universal Search), que centraliza todos os tipos de busca (por fotos, notícias, blogs, imagens, vídeos, etc). Falou também sobre Book Search (e todas as possibilidades de estruturação e cruzamento de  informações que a ferramenta vai potencialmente possibilitar), indexação de áudio e reconhecimento facial e de voz.

– Fernando Delgado, que encerrou as palestras falando sobre novos produtos, apresentou o Knol (esclarecendo as dúvidas sobre a diferença entre ele e a Wikipedia) e explicou sobre tradução automática.

De uma forma geral, o evento foi um sucesso. Mais proveitoso em termos de conteúdo para aqueles com conhecimentos mais básicos, proveitoso de qualquer forma para todos os demais, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com o time de primeira do Google.

Estamos aguardando a publicação das fotos e vídeos oficiais, mas por enquanto as fotos do grupo no Flickr podem ser vistas aqui.

Fica também a dica do grupo de discussão criado pelo Nando Kanarski do Undergoogle antes do evento – que eu agora também co-administro. Aos interessados em debater assuntos relacionados ao Google (ferramentas, otimização, busca, eventos, etc), façam seus cadastros no link abaixo:

http://groups.google.com.br/group/google-search-masters-brasil

  • Eu ja tive a chance de presenciar uma palestra da Google (quando o engenheiro da Google veio ate aqui na Universidade) foi show…

    e esse ai pela descrição foi sensacional…eu curto esses tipos de eventos…e como ja disse em outros posts meus…a Google é FULL

    MSN – Leosaomz@hotmail.com

    “Morrendo e aprendendo” – Leosaomz

  • Gostaria que esse tipo de evento fosse em Universidades para se poder discutir com os palestrantes a interação de tecnologias livres e proprietárias.

    E que o Google e grandes companhias apoiassem a criação de fábricas de softwares em faculdades para a criação de projetos para assim se dar a ideal fórmula do conhecimento acadêmico transformado em solução para o mercado de trabalho.

    http://alfamundo.wordpress.com
    http://infowd.blogspot.com

  • Poxa, Gostaria que antes desses eventos houvesse uma divulgaçao aqui mesmo no Meio Bit, já nao é o primeiro evento que é mostrado aqui depois que ele ja ocorreu. Acredito que assim como eu, outros tambem gostariam de estar presentes. 🙂

  • Pelo jeito foi muito interessante!
    eu gostaria de ter visto principalmente sobre indexação de videos e imagens, que acho uma área interessantíssima, na qual eu gostaria de saber mais.
    ___________
    http://f4lh4critic4.wordpress.com/ blee….og

    • PatriciaMuller

      Eles falaram sobre estes dois temas. Os vídeos oficiais vão ser publicados em http://br.youtube.com/googlebrasil – com sorte estas partes das palestras entram nestes vídeos.

      Sobre indexação de conteúdo de vídeo, eles falaram na tecnologia de reconhecimento de voz. Super interessante, acho que tem até um artigo aqui no Meio Bit sobre isso, mas preciso confirmar. Eles fazem o reconhecimento de voz e aí indexam o conteúdo através do que foi falado no vídeo.

      Já sobre indexação de imagens, o Adam recomendou usar nomes de arquivos auto-explicativos, com palavras-chave no nome. Mas falaram também em reconhecimento facial.

      Vamos aguardar os vídeos.

      Patricia Müller
      http://www.patriciamuller.com
      http://www.sinestesia.co.uk/blog
      Plurking here.

  • Sensacional review do evento. Muito bom. Deu inveja de quem esteve presente. Infelizmente não fiquei sabendo do evento antes de ele acontecer..

    Abraços,

    E não esqueçam, visitem o:
    Blog do Monthiel

  • Danskk

    Geralmente os eventos que o Google promove sempre são organizados e interessantes. Patrícia, parabéns pelo post.

  • nossa patricia…esse tipo de tecnologia pra buscas com reconhecimento de voz e facial é um pulo mais muito gigantesco…na palestra que foi dada aki na minha universidade, o engenheiro da google contou sobre o Orkut, sobre o Google Earth, Google Docs e mais um monte de ferramentas online do google e falou um poco do que a google pretende daki a alguns anos, aquele projeto de internet nas nuvens (ou algo parecido)…sensacional

    mas como rasec01 falou, se divulgassem aki seria legal, dava pra gente junta as moedinhas e partir rumo ao evento

    MSN – Leosaomz@hotmail.com

    Piadinhas rapidas de informatica:

    ” O processador é meu pastor, e HD não me faltará! “;

    ” Nunca quero ter filhos, ouvi dizer que o download demora nove meses!!! ”

    • PatriciaMuller

      Este evento não precisou de moedinhas, foi gratuito. 😉 Já respondi abaixo, mas para não te deixar sem resposta: não foi divulgado aqui porque quando eu soube do evento as vagas já estavam sendo fechadas. Não sei por que este evento particularmente não foi tão divulgado – talvez justamente por ter sido gratuito. Mas nos próximos, faremos a divulgação sempre que possível. Adicionalmente, como também falei abaixo, cadastre-se na lista de discussão que indiquei no artigo.

      Patricia Müller
      http://www.patriciamuller.com
      http://www.sinestesia.co.uk/blog
      Plurking here.

  • Patricia adorei o Post massssssssssssss Queria como outros ter conhecimento do evento antes 🙁 alguém conhece algum lugar que divulgue esse tipo de informações principalmente de eventos assim em São Paulo…
    E novamente Parabéns espero que possa trazer para o pessoal mais novidades de eventos Grandiosos como esse oferecido pelo Google.

    ***********************************************************
    __________________________________________________________

    “Nada é Impossivel o Impossivel Só demora mais um Pouco”

    • PatriciaMuller

      Nesta lista de discussão que divulguei no artigo, vamos falar sobre eventos também (especialmente os do Google). Então se você tiver interesse, minha sugestão é que você se cadastre na lista – quando houver outro evento do Google, certamente vamos mencioná-lo por lá. O Google Search Masters, especificamente, eu não divulguei aqui porque quando eu própria fiquei sabendo, as vagas já estavam praticamente esgotadas.

      Para saber de eventos da indústria em geral, não somente do Google, tem que ficar de olho no Twitter, blogs e listas de discussão.

      Patricia Müller
      http://www.patriciamuller.com
      http://www.sinestesia.co.uk/blog
      Plurking here.

  • Google não publicou em lugar algum a notícia das 3 ganhadoras do Prêmio Brazil Women in Technology 2009
    inclusive so entregaram o premio em 2011 , será que vai ter inscrição para 2012…ou virou bagunça… beijossssss

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja