Meio Bit » Arquivo » Indústria » Google Search Masters 2008 - Parte 1

Google Search Masters 2008 - Parte 1

15 anos e meio atrás

Aconteceu no hotel Ceasar Park Faria Lima em São Paulo, dia 24 de Setembro, o Google Search Masters 2008 - evento gratuito voltado a webmasters interessados em ampliar seu conhecimento sobre a plataforma de busca e produtos do Google. Estive presente registrando tudo sobre o evento:

Organização:

O evento foi organizado pela equipe de marketing do Google (que fez um trabalho simplesmente impecável, sendo a simpaticíssima Diana Cerveira a maior responsável pela organização no local), com suporte da Agência Ideal na coordenação do atendimento à imprensa e a blogueiros. Foram aproximadamente 600 pessoas para ouvir palestrantes de diversos países e tudo correu com absoluta perfeição: credenciamento bem feito na entrada, tradução simultânea das palestras, coffee breaks bem servidos, um almoço descontraído no hall ao lado do local das palestras, brindes e, lembrem-se: tudo gratuito. A Marina Zveibil, da Agência Ideal, coordenou as entrevistas individuais com palestrantes, disponíveis aos profissionais com credencial de imprensa, como eu, dando todo o suporte necessário com muita simpatia e atenção. Nota dez para a organização; meus agradecimentos à Diana e à Marina.

googlesearchmasters1

Palestrantes e conteúdo das palestras:

O Google reuniu uma equipe de palestrantes de primeira linha composto por nomes como Adam Lasnik (Search Evangelist), Pedro Dias (Search Quality para mercados de Língua Portuguesa), Ben D'Angelo (Webspam), Rajat Mukherjee (Custom Search, Related Search and Alerts), Daniel Loreto (líder de um projeto experimental dentro da área de Pesquisa do Google), Francisco Gioielli (Engenheiro de Vendas do Google Enterprise) e Fernando Delgado (Associate Product Manager). Estiveram presentes, também, na abertura do evento, o próprio Alexandre Hohagen e Felix Ximenes - a quem quero estender meus agradecimentos pela cordialidade em nos receber como convidados de imprensa.

googlers_googlesearchmasters

Os assuntos abordados foram abrangentes e todas as palestras foram seguidas por um espaço para perguntas da platéia - infelizmente não muito bem aproveitado do ponto de vista de quem já tem alguma familiaridade com os conteúdos apresentados, pois muitas das perguntas foram bastante básicas.

Houve quem considerasse também o conteúdo das palestras um pouco superficial, mas sejamos realistas: em um evento para 600 pessoas (webmasters existem de todos os tipos), é inevitável que se tenha uma platéia extremamente heterogênea. Com isso em mente, entregar conteúdo que agrade todo mundo é uma tarefa impossível. Em conversa com o Pedro Dias, falamos exatamente sobre isso. É uma questão diretamente ligada ao público com níveis de conhecimento diferentes.

Os destaques, na minha opinião e de muitos com quem conversei, ficararam para as palestras do próprio Pedro Dias (que tem um contato mais próximo com webmasters no Brasil) e do Adam Lasnik (que entregou uma apresentação bem humorada e fez considerações em tom muito transparente e honesto). Tive o privilégio de conversar com ambos - com o Pedro ao final do evento e com o Adam, com quem tenho contato há muitos anos e nos deu o prazer de sua companhia durante o almoço.

patricia_adamlasnik
(com Adam Lasnik durante o almoço)

patricia_pedrodias
(com Pedro Dias no final do evento)

Alguns dos assuntos interessantes mencionados foram:

- Indexação de conteúdo em Flash, texto e imagens - prós e contras, problemas e soluções

- Conteúdo duplicado e identificação de autoria original

- Relevância de conteúdo

- Webmaster tools e Wembaster central

- Custom Search

- Na palestra do Daniel Loreto, que falou sobre o futuro da pesquisa, ele disse que a tendência é criar condições e ferramentas que possibilitem o acesso a todo e qualquer tipo de informação em uma infinidade de formatos, a partir de qualquer dispositivo ou computador. Com isso em mente, mencionou a Pesquisa Universal (Universal Search), que centraliza todos os tipos de busca (por fotos, notícias, blogs, imagens, vídeos, etc). Falou também sobre Book Search (e todas as possibilidades de estruturação e cruzamento de  informações que a ferramenta vai potencialmente possibilitar), indexação de áudio e reconhecimento facial e de voz.

- Fernando Delgado, que encerrou as palestras falando sobre novos produtos, apresentou o Knol (esclarecendo as dúvidas sobre a diferença entre ele e a Wikipedia) e explicou sobre tradução automática.

De uma forma geral, o evento foi um sucesso. Mais proveitoso em termos de conteúdo para aqueles com conhecimentos mais básicos, proveitoso de qualquer forma para todos os demais, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com o time de primeira do Google.

Estamos aguardando a publicação das fotos e vídeos oficiais, mas por enquanto as fotos do grupo no Flickr podem ser vistas aqui.

Fica também a dica do grupo de discussão criado pelo Nando Kanarski do Undergoogle antes do evento - que eu agora também co-administro. Aos interessados em debater assuntos relacionados ao Google (ferramentas, otimização, busca, eventos, etc), façam seus cadastros no link abaixo:

relacionados


Comentários