Meio Bit » Arquivo » Miscelâneas » O fim da mentira (ou quase isso)

O fim da mentira (ou quase isso)

15 anos e meio atrás

É inquestionável: a mentira faz parte da natureza humana. Mesmo a mais íntegra das pessoas em um momento ou outro acaba dando uma declaração falsa e mesmo assim, é praticamente impossível mentir sem dar pistas de que está fazendo isso. Outro ponto que parece unanimidade é que todos nós gostaríamos de saber quando outro está mentindo e o site RealScoop promete solucionar este impasse, ao menos em parte.

Os criadores do site alegam terem criado um sistema capaz de identificar se uma pessoa esta falando a verdade, apenas estudando as variações na sua voz através de um vídeo. Com a capacidade de realizar 1000 cálculos por segundo e analisando 100 elementos da voz da pessoa, se o RealScoop se popularizar ele deverá ser um tormento para a carreira de vários políticos e artistas.

Basicamente, o sistema se parece com aqueles detectores de mentira que uma cambada de apresentador de televisão gosta de mostrar em seus programas extremamente cultos e levando personalidades de igual nível intelectual. O tocador se parece com os de outros sites de vídeos e na parte de baixo é mostrada uma barra que se move conforme a pessoa fala, quanto mais vermelha ela ficar, mais falsa seria a declaração.

É difícil dizer se a tecnologia funciona realmente, mas tenho certeza que aqueles que criticam a invasão de privacidade devem estar tendo vários ataques cardíacos neste momento. É bom os responsáveis pelo RealScoop ter um boa reserva de dinheiro pois os processos deverão vir em grande quantidade.

[via TechCrunch]

relacionados


Comentários