Meio Bit » Arquivo » Segurança » Agente Secreto Inglês perde câmera digital com informações sobre agentes da Al Qaeda

Agente Secreto Inglês perde câmera digital com informações sobre agentes da Al Qaeda

15 anos e meio atrás

Em uma trapalhada que só foi superada por um agente que ia encontrar seus contatos em um pub e não se dava ao trabalho de tirar o crachá, um agente não-identificado (d’oh!) perde uma câmera Nikon que continha nada menos do que:

  • informações sobre suspeitos de terrorismo
  • impressões digitais
  • registros acadêmicos dos suspeitos
  • fotos de mísseis e lançadores de foguetes

don_adams A câmera foi parar no eBay britânico, adquirida por US$30,00 e felizmente um bom samaritano viu as informações e decidiu levá-la para uma delegacia de polícia, que para mostrar serviço disse que então a câmera foi “confiscada”.

Nos velhos tempos os espiões tinham mais cuidado com seus materiais, mas hoje em dia, na época dos pendrives parece que todo mundo ficou relaxado. Não é a primeira vez que esse tipo de coisa acontece. Autoridades britânicas relevaram na Segunda-feira que um funcionário público senior esqueceu no tem uma pasta com informações sobre a Al Qaeda e forças de segurança no Iraque.

Em 2007 o Primeiro Ministro pediu desculpas à população por terem perdido, no malote entre duas repartições CDs com informações completas –nome, endereço, seguro social, dados bancários, etc- de 25 milhões de cidadãos britânicos. Mais ou menos metade da população.

PS: Eu sei que Maxwell Smart é americano mas com essas trapalhadas ele representa bem melhor a imagem do espião britânico moderno do que James Bond.

Fonte: Reuters

relacionados


Comentários