Meio Bit » Arquivo » Hardware » Alto-falante de gel transparente pode revolucionar mercado de dispositivos de áudio

Alto-falante de gel transparente pode revolucionar mercado de dispositivos de áudio

Pesquisadores de Harvard apresentam alto-falante produzido com gel transparente que possui maior qualidade na reprodução de sons!

10 anos e meio atrás

transparent-gel-speaker

Acredite se quiser, isso aí que os pós-doutorados de Harvard Jeong-Yun Sun e Christoph Keplinger estão esticando é um alto-falante completamente funcional. Para quem é fanático por música e fica horas ajustando seus sistemas em busca do ponto de equalização perfeita, a novidade pode agradar e muito, já que os novos acessórios possuem um sistema ativo de cancelamento de som externo, além de serem capazes de produzir um som com muito mais clareza que os falantes atuais.

O alto-falante consiste de duas camadas de um gel transparente à base de água salgada que envolvem uma lâmina de borracha. Os sons são emitidos quando um corrente elétrica forte o suficiente é conduzida pelo gel, fazendo a borracha se contrair e vibrar. A membrana é capaz de reproduzir sons em todo o espectro audível pelo ouvido humano, de 20 Hz a 20 kHz.

transparent-gel-speaker-001

A qualidade da reprodução se dá devido à condução iônica, onde os íons da corrente elétrica  se movem livremente pela estrutura ao contrário do que acontece nos condutores normais de cobre, onde os átomos permanecem fixos. Isso significa que o alto-falante pode ser esticado que a condutividade não é comprometida, o que é excelente. Isso pode permitir dispositivos flexíveis no futuro, e a borracha ajudou a resolver o problema da reação dos íons à alta tensão. A técnica pode ser muito útil combinada com as telas flexíveis que LG e Samsung estão desenvolvendo.

A pesquisa completa foi publicada na Science.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários