Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook suporta GIFs animados? Não exatamente

Facebook suporta GIFs animados? Não exatamente

Mentira tem perna curta: site que promete inserir GIFs no Facebook na verdade posta vídeos em Flash

11 anos atrás

 O WordPress, por outro lado...

GIFs animados podem ser legais ou uma fonte de tormento, a beleza está no olho do observador. Para os amantes de gatos e vídeocassetadas, o site Giphy alardeou ontem que após um trabalho conjunto com a rede do Zuck, haviam chegado num formato para permitir que a rede social finalmente reconhecesse o formato. Nesse momento muita gente já estava considerando deletar a conta do Facebook em desespero.

Porém não é para tanto. Problem is, o Facebook continua não dando suporte a GIFs animados de forma nativa. Só o tal site conseguiria postá-los. Então como eles sobem para a rede social?

Aí que está, não sobem. O Giphy usa a boa e velha marmotagem: não são GIFs animados, são vídeos em Flash.

O primeiro indício de tal é que para ser executado na timeline do Facebook, o "GIF" precisa ser clicado, como um vídeo. Ora, a menos que estejamos todos numa realidade alternativa o formato se executa sozinho. Veja este exemplo do Gap: você precisa clicar, e partir daí o vídeo roda em loop. Parece um GIF, certo?

Errado, o formato não funciona assim. Um simples clique direito revela a gambiarra:

fake-gif

A tramóia é simples: no site do Giphy, se você tentar abrir a imagem em outra aba o site retorna o caminho do GIF normalmente. O pulo do gato está em quando você copia a URL gerada pelo site e a cola na sua timeline: o algoritmo puxa o correspondente em Flash e o posta.

Questionada, a Giphy diz que "é um GIF pelo conceito de ser um vídeo em loop". Errado, GIF é uma extensão de arquivo. O site não só está agindo de má fé como insulta a inteligência de todo mundo (se bem que alguém que passa o dia inteiro só postando GIFs não é lá nenhum Laplace).

Já o Facebook sequer se manifestou se manterá o acesso à sua API pelo Giphy, ou seu um dia suportará GIFs de forma nativa.

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários