Mobile
Mobile
Digital Drops Blog de Brinquedo

Superando a Índia, Governo Brasileiro institui cotas pra Apps em Smartphones subsidiados

Por em 28 de agosto de 2013
emArtigo Celular relacionados   
Mais textos de:

Site | Twitter
  • http://www.speedtrap.com.br/ Marcio Neves Machado

    50 APPS!!!!!!! E eu reclamando de todo o bloatware que a Samsung embarca no meu Galaxy S (o primeirão!) :D

  • http://www.cadusilva.com/ Cadu Silva

    What if I told you que o Cinemark agora passou a mostrar uns curtas antes do filme? Fui ver Pacific Rim assim que estreou na sala XD e passou antes do longa um curta sobre um cara que fica nas selvas mostrando animais e tribos que vivem lá. Fora isso ainda teve os trailers, clipezinho sobre segurança, o que não se deve fazer numa sala de cinema, seguradora e todo o pacote.

  • http://twitter.com/MrCaio Caio César

    50apps? Eu não tenho metade disso no meu iphone, já que vivo limpando os apps que não uso mais. Eu imagino que tipo de lixo eles querem enfiar nos celulares agora. Vai ter uma chuva de leitores rss, use seu flash como lanterna, etc etc etc…

  • Allan Pereira

    tem bronca não. eu mudo a rom por uma pura assim que comprar, e sim, oficial para não perder a garantia.

  • Edmilson_Junior

    Vai ser simples de desinstalar? Eu comprei o meu querido xing ling que veio com uns 10 apps que não me interessavam, msn, app da focalprice e coisas assim. como desinstalar? Menu app> desinstalar. Simples assim, totalmente desinstalado e sem nenhum vestígio de sua existência. Se for assim os usuários avançados baixam algum programa de desinstalação em massa, selecionam o inútil e apagam, os usuários básicos não percebem a diferença, a não ser a zona, e a vida segue. Se for tipo o twitter no meu aparelho anterior que mesmo desinstalando constava na lista de apps e tentava se atualizar sempre que entrava na play nem rola.

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      Aluma alma caridosa acabará fazendo um app que facilite a remoção desse lixo.

      • http://www.avault.com Saulo Benigno

        Exato, vão fazer, e com certeza será por anos o top mais baixado da lojinha :)

      • Edmilson_Junior

        Não se ele for daqueles impregnado no sistema que mesmo desinstalando fica lá na lista e ocupa espaço. Ai só com custom rom mesmo.

        • Bruno Rocha

          Formata.

          • Thiago Bachi Rehbein

            Simples… faz o root e remove da pasta /system/app… no caso do iPhone faz o recovery com alguma rom oficial…

  • Daniel Z

    Eu poderia apostar na hipótese de haver alguma produtora nacional de apps com algum tipo de relacionamento próximo com alguém da esfera política, quem sabe até de dentro do Ministério das Comunicações. Entretanto, creio que isto seja impossível num país sério como o nosso. Veja só que a portaria é muito bem redigida, e demonstra que os autores do golpe… ou melhor, do projeto, só tem a nobre intenção de fomentar o desenvolvimento da indústria de software brasileira.
    Sugiro que embarquem software nacional também nas Smart TVs, tablets, notebooks, relógios Databank Casio, HPs 12c…

    • Bruno Rocha

      Impossível. É mais provável que estejam fazendo isso para criarem essas empresas fantasmas e às usando para sugar mais dinheiro do estado.
      Eu queria que o Brasil falisse, ai todo mundo ia ver quem é o culpado. Enquanto este país ainda continuar de pé, será roubado sempre.

  • Ricardo Fraga

    Sabe, como estamos no Brasil, acho que “só” a obrigação de ter os 50 apps instalados, até vai. Não duvido de um desses parlamentares malucos resolver colocar uma regra de que os apps não podem ser desinstalados. Aí a coisa vai ficar feia.

    Além disso, os apps serão gratuitos? Em caso positivo, o que o mercado nacional de apps ganhará? Só número de instalações, mas não de usuários? Se forem pagos, quem pagará? O valor será adicionado ao do aparelho? O usuário pagará por um app que não via usar nunca?

    Brasil-sil-sil!

    • ClaudioLisboa

      O que acontece é que esses 50 apps provavelmente serão, em sua maioria, de empresas (que devem estar sendo criadas agora) de parentes e amigos de politicos. Essas empresas produzirão aplicativos inuteis e pessimamente escritos, que serão certificados antes do que todos os outros, e por isso serão enfiados goela abaixo do fabricantes. Claro, o preço será repassado para o otário do consumidor que vai pagar por esses apps, que estarão embutidos no preço dos aparelhos! Maquina de fazer dinheiro que um FDP de um politico desse juntou com outra corja e inventou. Porque 50?! Claro, 10 serão os verdadeiros aplicativos nacionais (que darão suporte a picaretagem) já os outros 40… Quem lembra do Kit Primeiros Socorros dos automóveis? É a mesma coisa, versão smartphone. São uns canalhas FDP, mesmo.

      • Bruno Rocha

        Não sei se serão fornecidos ao fabricante gratuitamente, pois se forem comprados, o aparelho provavelmente vai sair mais caro do que sairia mesmo com os impostos.

        • ClaudioLisboa

          Como assim fornecido gratuitamente, Bruno? Não existe isso de gratuitamente no sistema capitalista. O valor dos apps estará imbutido no valor do aparelho e quem vai pagar não é o fabricante, é você e eu. E sim, o aparelho vai sair mais caro… Não sei se com os imposto, mas não espere descontos maiores que 100 ou 200 reais…. um aparelho de 1700 vai sair 1500… Bem vindo ao Brasil.

          • Bruno Rocha

            Você não entendeu. O governo ofereceu uma proposta pra baratear o preço de celulares obrigando eles a comprarem aplicativos. Serão 50, e muito provavelmente o preço será superior ao que seria abatido com isenção de impostos, o que tornará o celular mais caro do que já é. Essa conta é que não bate. A gente é que vai pagar essa.

          • Aroldo Silva

            E quem disse que serão gratuitos, bobinho? Ou você acha que o governo é bobo quando o assunto é mamar dinheiro?

    • OverlordBR

      Quem pagará? Somos “NOZES”! :)

    • Aroldo Silva

      Esse é um dos maiores problemas do brasileiro. Não importa o quão esdrúxula é a medida, sempre usamos o “até vai” ou “isso não é tão mal” .

  • Marcelo Eiras

    Acho que vou criar uma app para desinstalar essa porcaria toda, vai fazer sucesso =)

  • Marcelo Eiras

    Nada de ruim mais me espanta vinda desse governo com claro víeis autoritário. Querem enfiar porcaria goela abaixo. A Ancine, aquele cabide de emprego, também resolveu criar regras para todos os canais de TV por assinatura terem cotas de programação nacional.

  • http://fellipec.com Luiz Fellipe Carneiro

    Tá na hora de fazer um joguinho freemium nacional com caráter socioeducativo e botar nesse esquema.

  • Tiago Medeiros

    Eu não chego nem perto de ter 50 apps instalados no meu smartphone e nem pretendo ter! Imagina comprar um aparelho e ter que desinstalar esse monte de lixo só para poder começar a baixar o que eu quero…

    Pior é que essa medida vai passar voando pelo congresso sem questionamento, já que muita empresa vai ser beneficiada e irá promover a cultura ̶d̶e̶ ̶g̶a̶n̶h̶a̶r̶ ̶d̶i̶n̶h̶e̶i̶r̶o̶ ̶e̶m̶ ̶c̶i̶m̶a̶ ̶d̶o̶s̶ ̶c̶o̶n̶t̶r̶i̶b̶u̶i̶n̶t̶e̶s̶ ̶i̶d̶i̶o̶t̶a̶s̶ ̶ nacional através dos apps…

  • Tiago Medeiros

    Governo tá ensinando para molecada que você nem precisa estar no sofá para fazer revolução… Pode fazer deitado na sua cama, enquanto pega o busão entupido de gente ou na fila do banco para receber a merreca mensal.

  • OverlordBR

    É a que velha estória de “incentivar” a indústria nacional FORÇANDO os brasileiros a: assistir filmes e seriados velhos na TV por assinatura, instalar aplicativos brasileiros em smartphones.

    Para mim, é outro jeito de desviar dinheiro público. Aposto que, do nada: surgirá uma “fabricante” nacional cujo um dos sócios seja filho de algum político e que ganhará todas as licitações!

    Traduzindo: é uma reserva de mercado dos tempos “modernos”, Cardoso.

  • Paulo de Tarso Luchesi Coelho

    Chegaram a ler a portaria?

    § 3º Os aplicativos serão:

    I – pré-instalados;

    II – disponibilizados por meio de guias de instalação (wizards), quando da configuração inicial do aparelho; ou

    III – disponibilizados por meio de aplicação dedicada, embarcada, que conterá, em destaque, uma lista atualizável por meio da

    internet com hiperlinks para download e instalação dos aplicativos.

    • Mateus Azevedo

      “por meio da

      internet com hiperlinks”
      Nota-se que ainda vivem na década de 90…

      De qualquer forma, continua sendo uma ideia absurda e sem sentido.

    • Nash

      Vim aqui exatamente para comentar esse parágrafo que você citou. Tem gente surtando com isso quando única coisa que o smartphone precisa ter é uma mini-loja dos apps obrigatórios.

    • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

      Ninguém tem o trabalho de ler. E mesmo que tivessem escrito na postagem que NÃO VEM COM 50 APLICATIVOS INSTALADOS, muito não conseguiriam interpretar o que está escrito, como pode-se ver em outros sites.

    • Ruy Acquaviva

      Ninguém se deu ao trabalho de ler, muito menos O AUTOR DO POST. Mas é assim mesmo. O Cardoso escreve bem, mas é um poço de arrogância e escreve metendo o pau em assuntos dos quais ele não tem o menor conhecimento. Gosto dos posts dele sobre ciência. As piadinhas até são engraçadas até o ponto em que ele começa a apelar para o preconceito e a arrogância. Mas quando fala em qualquer coisa referente ao Brasil parece que ele surta e então sai xingando a torto e a direito. Mas isso não é nada. Pior é que tem uma turma que adora esse tipo de atitude e sai comentando sem informação, mas carregados de todo tipo de preconceito. Parece que eles acham que quanto mais intolerante e tosca for a gozação melhor. Se for a bilionésima repetição de uma tosquera sem graça então, ficam nas nuvens. Não que eu ache que não se possa criticar as coisas, muito pelo contrário. É que eu acho que com essa atitude obtusa as críticas consequentes se perdem em uma enchurrada de mediocridade. É pena…

  • Celio Alves

    Pensem no lado bom…
    Agora o Windows Phone terão mais apps.
    Já imaginaram 50 aplicativos para WP em uma só tacada?

    • Mateus Azevedo

      Ai sim eu to feito! Finalmente terei apps pra usar no meu Omnia W :D

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Melhor notícia ever! :) :D

    • ClaudioLisboa

      uahuahuahauha…. Serviu para salvar o WP… hauahauha…

      Mas pra ser sincero, eu realmente adoro meu 520 sem a versão tosca obrigatória do Instagram Brasileiro.

    • Ricardo Fraga

      @celio_alves:disqus kakakakakakaka

  • Well Dias

    Pelo que estou vendo esta vai ser uma daquelas leis que não pegam. Sabe aqueles quiosques que consertam celular? Vão faturar uma grana extra oferecendo serviços de reinstalação de sistema operacional para deixá-lo mais rápido e para ter mais espaço. No fim das contas, todo mundo usará este tipo de serviço e continuará do mesmo jeito. A diferença é que teremos que financiar umas empresas parasitas já que é mais que óbvio que o custo destes aplicativos serão repassados para os consumidores.

    • Bruno Rocha

      Na verdade o próprio celular consegue “voltar no tempo” fazendo uma restauração de sistema, tirando toda essa porcaria.

      Se forem instalados na base e não saírem, então ainda da pra formatar online, apenas ligando o smartphone na USB usando o aplicativo que já vem com o aparelho, o OS será baixado e reinstalado sem essa palhaçada.

  • http://www.avault.com Saulo Benigno

    Hilário, 50 aplicativos é mais do que eu tenho instalado no meu celular, que hilário.
    E o espaço do aparelho? Sei que o Galaxy S4 já vem com metade só sendo utilizado com o sistema…. como vai ser a propaganda? 16gb, 10 somente de apps nacionais.

    Como isso funcionará no iPhone? Android tem aplicativo de todo tipo, até das operadoras. Mais iPhone tem nada, zero, vazio… ele não é fabricado aqui?

    Hilário…

    • http://ceticismo.net/ Pryderi

      No Android dá pra instalar outra ROM por cima. Jailbreak no iPhone conseguiria limar esta desgraceira?

  • http://ceticismo.net/ Pryderi

    Só um detalhe: “Os aparelhos terão isenção de PIS/PASEP e COFINS, em troca além de características técnicas como 3G, Wi-Fi e preço máximo de R$ 1.500,00″

    Eu comprei um Lumia 820 por 879. Quanto eu teria de DESCONTO? Se bobear, eu pagaria 1500 reais também.

    • Luis

      Devia ter esperado, fontes Minalba já me adiantaram alguns dos app em desenvolvimento, :

      Dicionário Tupi/guarani
      Foursquare versão MST
      FoiceBook, a rede social e socialista
      Noseutubo- O youtube da mídia ninja

      Já estou guardando meus Cubos Cards.

  • Luis

    O preço esta ótimo também, R$1500,00 por um celular de fabricação nacional subsidiado.
    Hoje vc compra um Lumia 920, iPhone 4s, S3 etc.

    E nem se preocupem esse lixo todo vai poder ser desinstalado ou nem baixado por meio de “hiperlink”.
    O X da questão vcs já mataram, a criação da APPBRAS.

    ps. O ultimo filme nacional que vi foi “somos tão jovens”, a historia do Legião Urbana que é basicamente um episódio de Malhação de 1h/30m de duração devido ao amadorismo das atuações e o medíocre roteiro e diálogos.
    Mas o que me impressionou é que mesmo em 2013 a quantidade de patrocínios
    de estatais que essas produções ainda usam.
    Não se tem nenhum compromisso com a qualidade, com o mercado, até porque já esta paga.
    Esse é o Brasil, por trás de uma boa intenção (incentivar a cultura nacional) cria verdadeiros sangue sugas, parasitas que a décadas vivem do dinheiro publico.

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Eu adoro o Tropa de Elite, mas o segundo filme tinha dois minutos de créditos de empresas antes do filme começar. Posso até tentar engolir esse patrocínio todo, mas isso acontece em outros filmes nacionais, até de “comédia”.

  • Juliano Teichmann

    Vale lembrar que a lei é um incentivo para isenção de PIS/COFINS na ordem de 9,25% sobre o valor de venda da mercadoria, podendo a fabricante optar ou não por este modelo. O mercado que vai dizer se o desconto fará justificativa ao “presente” dentro do sistema, mas o que foi falado aqui embaixo que os app serão motivo para alguém embolsar dinheiro isso é certo.

    • Carlos Magno GA

      Sobre embolsar dinheiro, havia um projeto do governo da Paraíba oferecer WiFi de graça para o estado.

      A internet (de péssima qualidade) só funcionava na capital e 75% da verba que ia para a empresa privada que ganhou a “licitação de menor preço” ia para financiar a campanha do deputado estadual autor da lei.

  • http://reviews.guedesav.blog.br/ Bruno Guedes

    E a cereja(de cianureto) do bolo, claro, é que vai ter subsídio e tudo, e no final o preço vai AUMENTAR.

    Porque todo mundo sabe que no Brasil subsídio e abate de impostos serve pra aumentar o lucro do vendedor, e não diminuir o preço pro consudmidor.

  • http://www.twitter.com/RaptorHawk Hawk

    Tomara que tenha um app para gerar e administrar bitcoins.

  • Bruno Rocha

    Bons tempos quando até Reis eram decapitados. Onde foi parar a democracia?

    • Carlos Magno GA

      Durante essas manifestações eu lembrava daquela cena do último filme “Les Miserables”, onde o Garvoch canta:

      “There was a time we killed the king. We tried to change the world too fast.
      Now we’ve got another king. He is no better than the last.”
      (Houve um tempo em que matamos o rei. Tentamos mudar o mundo rápido demais. Agora temos um novo rei (Napoleão) e ele não é melhor que o último).

  • http://blog.paginando.com.br/ Paulo de Carvalho

    E se os brasileiros não cumprirem a cota, não se preocupem. Apps cubanos virão para nos salvar!

    • http://meiobit.com/author/max_laguna Emanuel Laguna

      Até o PSTU apoia essa idéia… OH, WAIT.

  • Christian Oliveira

    “Cardoso seu reaça!”

  • mr_rune

    Foda-se, ebay wins.

  • TiagoRL

    “vide Guilherme de Almeida Prado e seus Ilha das Flores, Barbosa e O Dia Em Que Dorival Encarou a Guarda”
    Jorge Furtado e não Guilherme de Almeida Prado. Desculpa bancar o chato, mas o que é certo, é certo.

    • http://contraditorium.com Carlos Cardoso

      ISSO ISSO ISSO.

  • http://sinapseslivres.com.br Guilherme Macedo

    50 aplicativos brasileiros que estarão disponíveis para instalação. Não vem instados.

  • Rodrigo_Girao

    Isso me fez lembrar dos PCs do “Computador Para Todos”, que tinham que vir com Linux — até aí tudo bem, mas o programa tinha a regra de que deveria ser um sistema com suporte local. Então não podiam usar distros conhecidas como Red Hat, Suse, Ubuntu, Mandriva, ou Debian. Em vez disso, enfiavam porcarias como Satux, Fenix, Bentux, Insigne…

  • http://www.dennisaltermann.com.br/ Dennis Altermann

    Como já comentaram, os 50 apps não precisam vir instalados, apenas devem estar disponíveis para o usuário. Mas mesmo assim não diminui o problema, é uma lei estúpida que vai trazer pouco ou nenhum benefício para o mercado brasileiro.

    Melhore o mercado de apps brasileiro então, oferecendo melhores imposts e etc

  • Pingback: iCotas — Governo divulga lista de apps obrigatórios em smartphones nacionais

  • Pingback: iCotas — Governo divulga lista de apps obrigatórios em smartphones nacionais | Mais Digital Blog