Meio Bit » Arquivo » Ciência » Autoexame dos seios? Tem uma App pra isso!

Autoexame dos seios? Tem uma App pra isso!

Quando detectado muito cedo o câncer de mama tem uma taxa de cura de mais de 93%. Imagine que legal aumentar essas chances, com um equipamento barato pra uso doméstico, mais sensível que seus dedos?

11 anos atrás

BreastCancerWW

Há um certo consenso (se bem que na Internet nunca é seguro afirmar isso) que câncer é uma bosta. Se detectado cedo significa um belo susto, se detectado muito tarde, significa que é hora de fazer crediários a perder de vista. Idealmente, quanto mais cedo melhor.

No caso de câncer no seio há muito os órgãos de saúde pública promovem os exames anuais ou semestrais dependendo da idade, e os mensais, em casa mesmo. O problema é que mais de 80% dos caroços são benignos e normais, surgem e somem. O que vai diferenciar é consistência e crescimento, coisa que a mulher nem sempre consegue acompanhar de um mês pro outro.

Fazer mamografias todo mês é inviável, não só pelo efeito colateral de seus peitos ficarem brilhando no escuro, como pelo custo, deslocamento, etc. Uma alternativa seria uma forma não-invasiva, inofensiva de exame doméstico.

Entra… ECLIPSE!

eclipsedobem

Desenvolvido por um sujeito que projetava equipamentos de varredura para submarinos, o brinquedo utiliza luz (eles chamam de tecnologia transfotônica, chique!) para penetrar (epa!) no tecido do seio, retornando informações de densidade. Isso gera um mapa, salvo em um iPad, que é enviado para os servidores da empresa.

Lá eles são comparados com exames anteriores, examinado por médicos e caso haja alguma alteração, a dona dos supracitados seios é avisada.

eclipsedobem2

Não é preciso fazer só um exame por mês, pode fazer quantos quiser, se der azar de pegar um tumor de crescimento muito rápido, o azar vai ser dele, detectado ainda no berço.

Veja o vídeo de apresentação. Desconsidere as hipsters examinando dados de scans mamográficos no Starbucks…

O Eclipse custará na faixa de US$ 200,00. O projeto está arrecadando fundos no IndieGoGo, querem US$ 650 mil. O problema não é desenvolver hardware e software, é bancar todos os testes exigidos pelo FDA. Você sabe, aqueles testes e estudos de segurança que na cabeça dos conspiradores só não existem pra plantas geneticamente modificadas.

A sensibilidade do aparelho é pelo menos 5 vezes maior que os dedos humanos, detectando massas bem menores, que normalmente passariam despercebidas.

eclipsedobem3

O Eclipse funciona inclusive com aquela prostituta do Total Recall.

Se o projeto vingar, podemos ter uma pequena revolução na medicina mais eficiente e estrategicamente importante que existe: a preventiva.

Fonte: MG.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários