Rússia quer bloquear a rede Tor e o uso de proxies

Putin

Putin está de olho em você…

A internet incomoda. A ideia de pessoas capazes de expressar o que pensam a qualquer momento e compartilhar informações em tempo real com o mundo é o pesadelo de qualquer governo com sede de controle.

Nossa sorte até hoje é que governos em geral e justiça em particular são geralmente estúpidos, na melhor das hipóteses. Muitos deles ainda estão tentando entender essa novidade chamada email.

As denúncias da Wikileaks, que tiraram a sujeira de governos mundo afora de debaixo do tapete, mais as de Edward Snowden sobre essa galera da NSA que apronta altas confusões, estão finalmente (no mau sentido) fazendo com que atitudes mais concretas e (em tese) efetivas comecem a ser tomadas.

A Rússia já vem tentando criar sua própria internet e essa semana deu mais um passo nesse sentido.

O chefe do Serviço Federal de Segurança russo ordenou pessoalmente que leis sejam criadas para bloquear a rede Tor no setor russo da internet (sic), segundo o jornal Rússia Hoje.

Aleksandr Bortnikov, diretor do SFS, anunciou a iniciativa em uma sessão do Comitê Nacional Antiterrorismo, dizendo que a agência irá desenvolver leis junto com outros órgãos de segurança. Além da rede Tor, proxies para navegação anônima também seriam banidas.

O movimento civil russo “Caçadores de Cabeças” enviou uma carta ao SFS com um pedido de bloqueio da rede Tor, por ser o software preferido para distribuição de pornografia infantil. Apesar de não ser da alçada do serviço, eles se meteram assim mesmo.

Sabe como é, pelas crianças…

O diretor do serviço falou que a agência iniciou o movimento, já que serviços do tipo são utilizados também por traficantes de armas e drogas e fraudadores de cartão de crédito, sendo do interesse da mesma limitar o uso desses programas.

Claro que bandidos usam todo o tipo de serviços que qualquer outra pessoa usa, mas banir a internet inteira fica chato.

A rede Tor, proxies e VPNs servem para um grande grupo de pessoas que não são criminosas, como ativistas e dissidentes políticos, mas esses não ficam muito longe da categoria bandido nos dias de hoje.

Bloquear o Tor, pelas crianças, ajuda a calar a boca de quem incomoda de verdade, os verdadeiros alvos da ação oportunista, já que criminosos continuarão criminando como sempre.

Em uma época em que leis estúpidas, principalmente com relação à internet, são contagiosas e volta-e-meia se espalham mundo afora, a Rússia nunca esteve tão perto.

Fonte: Techdirt

Relacionados: , , , ,

Autor: j. noronha

Blogueiro em tempo integral e gênio nas horas vagas.

Compartilhar
  • OnoSendai

    Cortem o oxigênio, afinal ele também é utilizado por criminosos.

    • bruno.ligiero

      Não dá ideia…

  • Vitor Felipe

    Boa sorte ai champz.

  • bruno.ligiero

    Mais um que vive “no país das maravilhas”…

    Gostei do “Muitos deles ainda estão tentando entender essa novidade chamada email”, bem característico destes “entendedores” de tecnologia… Acho que alguns deles nem sabem o que é mouse….

  • Gustavo Wentz Biasuz

    Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam as mesmas.

  • Glauber Silva

    Cada vez que eles dizem que querem “controlar” a internet, mas eles demonstram que não a entendem e que nunca irão entender.

    • Bruno Rocha

      Estatal é foda. Felizmente pra nossa sorte, até em serviços de segurança rola de só contratar parente e amigo. Gente realmente capacitada e séria nunca entra nessas porcarias se setores estatais. Não é a toa que todo seu serviço é um lixo.

  • Luiz Felipe

    Legal, vão bloquear trafego pela porta TCP? só acessar um VPN por SSL, vão bloquear o SSL, otimo, podemos usar WebSockets para abrir a conexão e depois negociar o SSL. Vão bloquear isso, otimo, pega os packets do SSL e esconde com esteganografia num JPG. Vão bloquear imagens, otimo, esconde packets em texto de algum livro e manda. Vão desligar totalmente o HTTP, otimo, voce ainda pode usar um modem, ligar para outro pais que seja livre e conectar na internet. Em ultimo caso, melhor ter uma antenna AM e um radiotransmissor, usa codigo morse.

    • Bruno Rocha

      Ainda se pode comunicar com satélites. Hoje empresas privadas já mandam satélites para o espaço sem ajuda de governo e hackear satélites do governo e usar em benefício do povo não é impossível. Todo computador no mundo ainda é um servidor em potencial e pode ser usado como, seja por cabos ou por fio. Não há mais limites para a internet. O único limite seria o extermínio da humanidade. Mas ai os ditadores iam mandar em quem? Chimpanzés?

  • Bruno Rocha

    Democracia Comunista da Rússia é uma bostovisky

  • Tiago Botino

    Eu adoro ler esse tipo de post, lógico, para dar risada. Quanto mais se luta para banir ou dificultar o acesso a internet, mais se desenvolve para conseguir exatamente o contrário.