Como desligar o controle wireless do Xbox 360 para PC

xbox-36-contoller-manager

Pouco tempo depois do início dessa geração eu tomei uma das decisões mais acertadas que podia em relação a games para PC, adquiri um controle do Xbox 360 com fio. Fiz isso antes mesmo de possuir o console e hoje utilizo o joystick até para jogar alguns FPSs, mas há algum tempo eu estava pensando em trocá-lo por um sem fio.

Então, ontem surgiu a oportunidade de pegar um novo controle e ao ligá-lo no computador tudo correu da melhor maneira possível. O driver do receptor foi instalado automaticamente e ao apertar o botão guia do acessório ele já foi reconhecido, funcionando perfeitamente. Uma maravilha da tecnologia!

Porém, como o joystick utiliza pilhas, eu tentei de todas as maneiras desligá-lo, mas não consegui encontrar uma maneira de fazer e após recorrer ao Twitter e ao Facebook, qual foi minha surpresa ao receber várias mensagens dizendo que eu só teria duas opções, esperar alguns minutos até que o controle fosse desligado sozinho ou ainda pior, ter que recorrer a horrível saída de abrir o compartimento de pilhas.

Naquele momento comecei a questionar minha escolha, afinal a Microsoft não poderia ter cometido uma falha tão primária como esta e após constatar que de fato eles fizeram isso, o bom e velho Google me levou até o Xbox 360 Controller Manager e como vi que nem todos o conhecem, achei que valia a pena passar a dica adiante.

O que esse pequeno programa (181 kB) faz é aquilo o que os engenheiros da fabricante esqueceram, que é nos dar a opção de desligar o controle sem fio do Xbox 360 quando não o estivermos utilizando. Funciona da seguinte maneira: Após executar o aplicativo, a única coisa que você precisará fazer é segurar o botão guia até que uma mensagem seja mostrada na tela e se você apertar o A, ele será desligado. Tudo sem enrolação, com extrema facilidade e você ainda poderá escolher qual joystick desligar, caso esteja usando mais de um e ver o nível da bateria.

Há no entanto uma uma limitação um pouco chata no aplicativo, que é a necessidade de iniciarmos ele cada vez que o Windows foi desligado, porém, se você quiser se livrar deste processo, basta colocá-lo na pasta Inicializar do sistema, fazendo assim com que o processo se torne praticamente invisível.

Relacionados: , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Eu sempre deixo os meus quietos e eles desligam sozinhos. Como não estão em uso, imagino que o consumo de energia seja baixíssimo. Sei lá, parece um non-issue isso aí.

    []’s!

    • Talvez não consuma mesmo, mas é simplesmente ridículo a Microsoft não me dar esta opção ou na pior das hipóteses, deixar que eu escolha quanto tempo depois o controle se desligará.

      • True Story

        compra um play and charge cara anda baratinho

      • Felipe Riffel

        Não vejo isso como ridículo, eu já não vejo o pq de ficar querendo desligar ele sendo que ele se desliga solito sem uso.
        Esse delay entre ele parar de jogar e ele se desligar sozinho não compromete a bateria dele ou tempo de uso (nunca me preocupei com isso e as minhas pilhas duram muuuito) sinceramente achei um preciosismo desnecessário esse da matéria.

        • É, também penso assim. A parada desliga sozinha, é mais cômodo do que eu ter que me preocupar em fazê-lo. Se ele jamais desligasse aí sim seria um problema crônico… Mas enfim 🙂

          • Pois é Rodrigo é cômodo para você, mas eu não gostei dessa limitação e se por isso resolvi passar a dica adiante pois vi nas redes sociais que outras pessoas se interessaram.
            O que quero entender é, porque alguns não se importam de o controle permanecer ligado por alguns minutos eu deveria manter a “descoberta” do programa só para mim?

            Será que é o preciosismos aqui é mesmo do post?

        • Cara, é tão simples, se não te serve, basta não utilizar. Pra mim o programa é muito útil e várias pessoas que não o conheciam agradeceram.
          A intenção era essa e reafirmo, pra mim a falta de uma opção para desligá-lo é ridículo, pois novamente, se a pessoa não se importa com isso, bastaria não usar, agora, não ter uma opção tão simples é na minha opinião uma falha, que diga-se, a Microsoft poderia resolver com extrema facilidade.

          • CALMA CARA! 🙂

            O app é válido — caso contrário não existiria ou, no mínimo, não chamaria a atenção — e longe de mim querer decidir ou mesmo opinar no que deve ser publicado ou não no MB. Apenas apontei que esse problema não é bem um problema, o joystick funciona assim by design.

            []’s!

          • Tudo bem, eu só acho que não custaria nada para eles incluir essa opção, entendeu?
            Quer ver outro problema desse desligamento automático? Eu uso o headset do 360 no PC e agora estava jogando com ele, conectado no controle evidentemente, porém jogando no teclado e mouse, mas como eu imaginava, de tempos em tempo o controle desliga sozinho, me deixando sem comunicação por voz.
            Aí te pergunto, custava a Microsoft incluir uma opção para eu escolher que o controle não desligasse nunca ou então apenas dentro do tempo que eu achasse melhor?
            Sinceramente, se isso não é uma falha gritante de software, então não sei mais o que seria. Se uma empresa pequena comete um equívoco primário desses, teria um monte de gente criticando.

  • Fabio

    Essa é velha, mas tão velha, que a matéria chega a ser até ridicula.

  • Hmmm… se tinha uma coisa que me incomodava um pouco era esse lance de ter que deixar o controle ligado até desligar sozinho, por falta de uso. No início até apelava para o compartimento de pilhas, mas hoje eu simplesmente deixo de lado até ele desligar, mesmo 😛

    • Bruno Rocha

      Esse se desliga em uns 4 minutos.
      Muita frescura isso. Jogar por horas e reclamar que ele leva alguns minutos pra desligar sozinho?
      Sim, eu acho que deveria ter sim um botão de desligar, mas assim como a Apple sabe, a Microsoft também sabe que as pessoas tem preguiça até de fazer isso, então ela automatizou com um auto desligamento.

  • Marcelo Eiras

    Boa dica. Meu primo retirava a bateria para desligar. Eu como sempre usei com fio não tinha está preocupação. Bizarro este software ser de terceiros e não vir no CD ou pelo menos no site da microsoft.

  • Excelente dica!

  • matheus

    Qual receptor voce comprou? Atualmente utilizo um controle com fio ligado em uma maquina Linux rodando XBMC e funciona numa boa, gostaria de saber o modelo de um receptor bom pra comprar um controle junto com receptor sem fio que funcione no Linux assim como o controle com fio funciona.

    abraço!

    • O original da MS, aquele que vem com o controle.

  • paulokdvc

    Nice!!!

    =)

  • Gledson

    Eu simplesmente aperto o botão que abre o compartimento de pilhas (sem abrir) para desligar.

  • Victor Botelho Bezerra

    Mas não em tese não é melhor mesmo retirar as pilhas, até mesmo para que não desgastem inseridas no controle?

    • darkus

      E desgastar o mecanismo de trava das pilhas?

      • Victor Botelho Bezerra

        Mas tão fácil assim? Só se o cidadão for um ogro ou o produto for uma porcaria, o que não acho não ser o caso.

        Tive o Xbox 360 por 3 anos e o controle de Xbox 360 no PC por mais três. Sempre tirei o compartimento e o controle está aqui firme e forte…

  • Henrique Persechini

    Vou testar o programinha, mas nunca vi problema em dar uma abridinha no compartimento de pilha só o suficiente pra perder o contato. Alias, agora que eu li esse post vou ficar encucado 😛

  • darkus

    Boa dica, pena que ele usa o keypress que invoca o Steam Big Picture, prefiro o desligamento, mas isso vai afetar alguém.

  • Obrigado pela dica. Vou testar.

  • Benetti

    Muito boa a dica, eu acho tosco o controle desligar sozinho. Seria muito fácil corrigir isso. Mas o controle é muito bom, não tenho reclamações.

  • sandrosfc

    Aê,até que enfim achei a solução kkk
    Esse esquema de tirar ou apertar o botão do compartimento funciona de boa pra quem usa PILHAS. Eu tenho o “Kit Charge and Play”,e acontece que,se você retirar a bateria com o controle ligado,ela perde o senso da carga(ou mais ou menos isso).
    Tipo,você carrega a bateria e ela aparece lá,carregada blz. Quando você tira a bateria e o receptor e guarda,depois vai e liga novamente,ela aparece descarregada! Parece que a bateria têm “memória”,ae quando você liga novamente,ela fica “perdida”,ela esquece a carga que tinha.
    Valeu pela dica,agora ficou ótimo sem precisar esperar desligar sozinho.

  • Raimundo Ribeiro

    Valeu brother. não preciso mais esperar pra desligar sozinho.

  • Izac Patrocinio

    Realmente ele desliga só, mas, se eu posso adiantar o lado e economizar mais ainda a carga da bateria usando o aap é muito melhor. Mas é opcional baixar ou não, e não condeno quem sejam contra ou estejam discutindo o assunto, pois é a opinião alheia.

  • Valeu Dori. Concordo contigo. Realmente é uma falha o fabricante não disponibilizar uma solução para desligamento imediato do controle.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Martins Fontes Paulista, Cupom de desconto Empório da Cerveja