GTA IV: Primeiras impressões

roniuj2_30.04.08

Eram nove e meia da manhã quando o caminhão da UPS chegou no meu serviço e me deixou minha cópia de GTA IV Special Edition. Duas, alias. Por um erro na pré-compra acabei comprando dobrado.

Sete eternas horas depois, já em casa, pude abrir o pacote da Amazon. Antes de ligar o Xbox 360 ainda degustei os extras da Edição Especial: Um cofre de banco em metal [com chaves], um chaveirinho da Rockstar, uma bolsa com o logo da Rockstar Games, o livro The Art Of Grand Theft Auto IV, um CD com faixas da trilha sonora oficial e uma placa de carro GTA 1V temática ao game [placa de verdade, em metal e tamanho real]. Valeu pagar os trinta dólares a mais, tudo é de primeira qualidade e não tem cara de "brinde".

Bom, finalmente meti o disquinho e vamos ao game.

A história está muito boa, Niko é um personagem relativamente profundo e tem mais personalidade que o CJ de San Andreas. A abertura, já na primeira cena, mostra que o pessoal da Rockstar não aliviou, com uma cena sado-masoquista [até um pouco fora de contexto] justificando o  "Mature 17+".

Finalizada a abertura, gameplay! E o gameplay não decepciona. Niko anda fluido, interage com objetos em casa, latas de lixo, portas, papelão e outras pessoas de forma super-natural. Também nos controles o direcional apenas faz Niko andar, para correr é necessário apertar A. E não há mais o loading quando se entra nas lojas, é abrir a porta e continuar jogando. Há a nova função de se esconder, mas como ainda não dei um tiro, não pude usá-la apropriadamente. Mas é só apertar o botão RB que Niko se protege atrás de paredes, caixas de correios etc…

roniuj3_30.04.08

Na parte de direção dos carros, outra boa surpresa, o jogo está cada vez mais fiel à fisica e não se atravessa toda a cidade em cinco minutos, pois como toda cidade grande, não há espaços pra correr, só na auto-estrada.
Por falar em cidade, essa é a grande estrela de GTA IV. É um espetáculo só de ver a interação das pessoas, dos carros. Logo no meu primeiro passeio assisti um cara ser atropelado bem na minha frente e não lembro a ultima vez que dei um grito de surpresa com a cena. Fantástico!

A trilha sonora também mantem a ótima média da franquia: Bob Marley, R.E.M., Busta Hymes e muito mais.  
Por fim, deixei o que mais me impressionou: gráficos. GTA IV é lindo! Luzes, texturas, brilhos… Há momentos que você tem a sensação de ver um filme de tão real que é, principalmente durante o dia. Se você derrubar um poste, sai faísca. Niko respira de noite e sai o vapor da respiração, a água é cristalina e super-real. As rodas dos carros são muito reais, Os carros estacionados agora estão trancados e Niko precisa quebrar o vidro para entrar. Um espetáculo visual.

Defeitos? Achei a policia meio fraca, nas poucas vezes que infringi a lei, mas não passei de duas estrelas.

Jogo do ano? Definitivamente sim!

No mais é isso, estou jogando há apenas três horas e ainda tenho muito pra desvendar!

Autor: Joel Nascimento Jr.

Joel Nascimento Jr. Estusiasta do mercado de tecnologia e geek desde que ganhou uma calculadora musical Casio, aos 4 anos de idade. Está sempre acompanhando as novidades entre as bugingangas eletrônicas, apreciando a tecnologia acima de qualquer marca ou filosofia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples