Meio Bit » Arquivo » Games » Como nascem os clássicos?

Como nascem os clássicos?

16 anos atrás

Existem casos em que as continuações de jogos causam revolta em quem curtiu o original, como por exemplo SimCity Societies. Mais raras são as situações em que um jogo é tão bom que mereceria uma ou mais continuações, mas infelizmente permanece no limbo, atingindo com isso o status de clássico. Cito nessa categoria o excelente Blackthorne, desenvolvido pela Blizzard (sempre ela) e lançado em 1994 pela Interplay para o saudoso Super NES. Alguém discorda que esse é um dos jogos imperdíveis do console?

A bem da verdade existem jogos que mal valem a locação - outros por si só valem a compra do console. Sem dúvida alguma o Dreamcast não teria sido o mesmo sem Shenmue, assim como PSone dificilmente teria atingido tamanho sucesso sem contar com Metal Gear Solid e todos os Final Fantasies em suas fileiras.

A cada geração alguns títulos se sobressaem, chegando a se tornar referência. Nessa categoria eu incluiria Super Mario World, Grand Theft Auto e Doom, jogos que, se não foram pioneiros em seus estilos, ao menos deixaram sua forte marca e serão lembrados por gerações. Certamente uma dose de marketing ajuda e não faz mal a ninguém, mas nem isso garante a aceitação e consequente sucesso de um nome. Afinal nós jogadores aprendemos a ser críticos e se um jogo é ruim ele simplesmente vai pro espaço, independente do hype.

Quem diria que 21 anos depois de dar as caras no MSX2 ainda ouviríamos falar de Solid Snake? E o que dizer de Jumpman, que estreou de forma humilde em um game de plataforma lá nos anos 80, vindo a se tornar talvez o mais bem-sucedido ícone da indústria de jogos eletrônicos?

E por falar em gerações futuras, fico imaginando quais nomes têm fôlego e apelo suficientes para durar por muitas décadas ainda. Você consegue imaginar o que estará jogando com seus filhos ou netos daqui a alguns anos? Eu já posso me ver no sofá da sala com o Junior ao lado e nosso Playstation 4 bombando. Quanto aos jogos? Se eu tivesse que arriscar alguns nomes, diria que Call of Duty 7, God of War 5 e Final Fantasy XV possivelmente estarão lá, firmes e fortes.

[imagens via Wikipedia]

relacionados


Comentários