Meio Bit » Arquivo » Games » Onde estão os fliperamas?

Onde estão os fliperamas?

16 anos atrás


Ê, domingão! Dia meio nublado em Floripa, começo do outono, não muito quente, perfeito para passear de mãos dadas com a patroa pelo shopping. E entre uma loja e outra, passando por livrarias e cafés, eis que deparo com ele: o Fliperama. Sim, com maiúsculo mesmo, afinal ele merece, porque até onde sei talvez seja o último da cidade.

Verdadeiro herói da resistência, último representante de uma época em que o primeiro contato dos gamemaníacos com lançamentos acontecia ali, naquele espaço considerado quase sagrado. Algazarra geral. Entre dezenas de máquinas barulhentas a molecada se reunia para decidir quem era o melhor, em diversas categorias - tiro, luta, corrida, ação. Mediante um punhado de fichas no bolso a diversão era garantida por horas e horas.

O curioso, e esse é o principal fato que me leva a escrever essas linhas, foi perceber que a sensação de viagem no tempo é perfeita, afinal naquele espaço ainda é possível encontrar as mesmas máquinas de anos atrás: Aero Fighters, X-Men: Children of the Atom, The House of the Dead 2, Cruis'n USA e, pasmem, Street Fighter 2, só pra citar algumas das relíquias dos anos 90. Pelo que pude observar, não havia nada de mais recente, pelo menos nada lançado neste século.

Não é preciso dizer que o lugar estava praticamente abandonado. É preciso sim levar em consideração a época em que vivemos, afinal, qualquer pessoa que possua um computador e alguma noção de emulação pode reviver esses e muitos outros clássicos sem sair de casa. Porém, a pergunta que ficou foi: onde estão as novidades? Tudo bem que vivo literalmente numa ilha, mas ainda assim geralmente as notícias de games que leio se referem à consoles ou PCs. Quem sabe o prazer de jogar em grupo agora se restrinja mesmo ao multiplayer. Seria isso o reflexo do individualismo que faz parte de nossa era?

Fiquei especialmente curioso em saber como é o panorama de outras cidades. Compartilhe conosco sua opinião. Quando foi sua última visita à um fliperama e o que você jogou?

relacionados


Comentários