Meio Bit » Arquivo » Games » Mini Tutorial de Overclock de VGA com o Riva Tunner

Mini Tutorial de Overclock de VGA com o Riva Tunner

16 anos atrás

image Se você acha que sua placa de vídeo não está mais dando conta do recado você pode tentar fazer uma "overzinho básico" pra ver se a coisa melhora.

O Riva Tunner é um programa especializado em tunar várias características de placas de vídeo e modos de exibição do computador, como resoluções e taxas de atualização customizadas. A principal função dele é sem dúvida fazer overclock em placas de vídeo via driver e monitorar a temperatura da mesma. Baixem e instale o programa, vocês não vão ter nenhuma dificuldade.

Overclock via driver quer dizer que os clocks da placa de vídeo serão ajustados depois que o driver da VGA for carregado pelo Windows. Existe também Over pela BIOS, overclock de baixo nível, mas esse eu só me arrisco a fazer quando achar que minha 8600GT não segura mais nada.

Ok, primeiro de tudo vejam a quantas anda a temperatura de sua VGA sem overclock.

Um valor ótimo fica mais ou menos entre 45º e 60º Celsius, até 80º ainda é aceitável. A minha VGA costumava ficar quase em 100º SEM OVERCLOCK. Nas minhas pesquisadas em fóruns eu descobri que o valor LIMITE aceitável de temperatura dela era de 120º. Não quis me arriscar e comprei o cooler Zalman VF900-CU. Uma queda de 50% na temperatura valeu o investimento.

A temperatura da VGA varia de acordo com sua carga, enquanto você está jogando a temperatua aumenta. Para ver a temperatura enquanto joga clique em setup e ira aparece a janela abaixo...

Clique em Core Temperature e depois em Setup ...

7

Habilite a opção Show core temperaure in on-creen dsiplay e depois clique em Run Server. Um novo ícone do Riva Tuner irá aparecer no system tray e nele você pode configurar mais algumas opções.

Finalmente, se você achar que sua VGA aguenta mais um pouco de trabalho pesado é hora de aumentar seus clocks.

Cliquem em Enable driver-level hardware overclocking e irá aparecer a janela ao lado, apenas marque a opção Allow Separate 2D/3D clock frequency e clique em Detect Now para não precisar reiniciar o computador. Se a opção detect now já estiver disponível apenas clique nela.

 

Agora não existe formula mágica para saber quais os clocks máximos que sua VGA agüenta, aqui é tentativa e erro mesmo. Eu recomendo que vá aumentando os clocks aos poucos, nunca esquecendo de verificar a temperatura, quando seu sistema literalmente travar enquanto você está jogando é pra mostrar que a VGA chegou no limite de Over, reset no computador. Não se preocupe uma travada não quer dizer que você danificou sua VGA. Quer dizer basicamente que ela se recusou a trabalhar nos clocks que você mandou, normalmente porque as voltagens do Core e das memórias não permitiram. Para aumentar as voltagens só com BIOS mod, over pela BIOS, isso eu já disse que não me arrisco a fazer agora.

Não esqueçam de marcar a opção Apply Overclock at Windows Startup.

Por ultimo verifiquem a temperatura novamente. Nunca deixem passar de 80º, se passar disso diminuam ou desfaçam o over (Recomendação pessoal).

O Riva tunner tem muito mais opções, eu não conheço todas e se conhecesse precisaria escrever um verdadeiro manual de instruções pra ele. Se vocês quiserem se aventurar mais com esse programa, fiquem a vontade e me contem a novidades.

OBS: Tudo escrito nesse tutorial de baseia em experiência própria, façam overclock por sua conta e risco.

relacionados


Comentários