Meio Bit » Arquivo » Games » Concorrer com o World of Warcraft pode exigir 1 bilhão de investimentos

Concorrer com o World of Warcraft pode exigir 1 bilhão de investimentos

16 anos atrás

Uma coisa que percebo quando acompanho o fórum da UniDev (maior site de programação de games do país) é que muita gente tenta iniciar um projeto de um jogo online, algumas vezes com poucos conhecimentos, e a maioria desiste, já que criar um jogo não é algo fácil, e criar um que pode concorrer com um jogo AAA (jogo que vende muito e demanda muito investimento. Exemplo: Metal Gear Solid 4, Mario Galaxy, etc) é uma tarefa impossível atualmente pelos desenvolvedores indie, já que uma equipe pode passar facilmente de 50 pessoas. Taikodom, que considero o maior projeto nacional de desenvolvimento tem mais de 50 desenvolvedores, e Metal Gear Solid 4 passa dos duzentos!

Então lendo o Finalboss uma notícia me surpreendeu, onde um diretor da Activision afirmou que é necessário ter 1 bilhão de dólares para investir num concorrente de World of Warcraft, e ainda não tendo garantias de sucesso. Mesmo com a ascensão do mercado oriental de MMORPGs, conseguir vencer o WoW não é uma tarefa fácil: estamos falando de um game com alto índice de diversão, e que não precisa de máquinas muito potentes para jogar (basta ter uma conexão banda-larga decente). Fora isso, considerei este valor algo bem plausível: mesmo um game AAA custar de 10 a 50 milhões de dólares para ser desenvolvido, num MMORPG vai mais que isso, já que tem outros gastos envolvidos, como as manutenções dos servidores, marketing, criação de Add-ons, e outros. Talvez seja por isso que a maioria das produtoras pensa se vale a pena criar um, e como um MMORPG é uma área que não é tão afetada pela pirataria, muita gente quer criar um para conseguir ganhar muito dinheiro.

Por fim, nada contra quem quer desenvolver um jogo online, mas só dou algumas dicas essenciais: criem o game design primeiro, estudem como um jogo online funciona para depois pensarem em criar equipes de desenvolvimento. E tenham alguns games comuns no currículo. Sem preparo, a maioria dos projetos perecerão antes de completar 6 meses de duração.

relacionados


Comentários