Meio Bit » Arquivo » Games » Espadas para todos, vírgula

Espadas para todos, vírgula

16 anos atrás

Fiquei bastante interessado quando li, há algum tempo, o post do Dori sobre o site Swords Swords e suas réplicas de espadas de games. No papel de uma criança crescida imaginei logo que bacana ficaria a arma de Cloud Strife enfeitando toda uma parede do meu quarto, ocupando apenas o lugar de uns seis quadros e pôsteres. Mas também me bateu uma dúvida: será que são brinquedos licenciados? Caso contrário, o que as detentoras dos direitos dos games pensam sobre o assunto?

A resposta veio com a notícia publicada hoje no Eurogamer: a Square Enix não só é contrária ao que chama de roubo de propriedade intelectual como já está tomando medidas legais contra pelo menos quatro vendedores de produtos não-licenciados. Não foram citados os nomes dos mesmos, então não sei se o já citado site está na mira da lei. Mas é bem possível, já que o mesmo não faz menção à propriedade das produtoras, muito pelo contrário: nessa página eles deixam bem claro que "todas as outras marcas que não são de propriedade de swordsswords.com contidas no site são propriedades de seus respectivos donos, que podem ou não ser afiliados, ligados ou patrocinados por swordsswords.com". E olhe que as marcas não são poucas. Imagino que se Warner Bros, Disney e Marvel seguirem o exemplo da mãe do Cloud e resolverem entrar na briga, o barulho vai ser bem grande.

De acordo com a Square, trata-se de uma forma renovada de pirataria. Ok então. Agora alguém me responda: será que se um dia eu quiser participar de um Cosplay fantasiado como Vincent Valentine corro o risco de ser preso por federais invadindo o lugar?

[via Eurogamer]

relacionados


Comentários