Meio Bit » Arquivo » Games » Redes online. A salvação do 2d?

Redes online. A salvação do 2d?

16 anos atrás

lamentei falei aqui no Meio Bit Games (aqui e aqui) sobre o declínio dos jogos 2d. Como um eterno saudosista, sinto falta de mais títulos neste formato, principalmente os que usam sprites como forma de animação.

Ontem me peguei pensando qual grande jogo foi lançado para esta geração e não consegui me lembrar de nenhum. Enquanto que a transição da penúltima geração para a passada teve vários jogos feitos em duas dimensões, nesta não vimos quase nenhum.

Após chegar a conclusão de que os jogos 2d estavam sepultados, sendo o último grande sobrevivente o belíssimo Odin Sphere, lembrei que as redes online dos novos consoles estão cheias de games nesse estilo. Basta olhar para a Xbox Live, a PS Network e o Virtual Console para enxergar uma leva imensa de títulos no melhor estilo "old-school".

Devido a seus tamanhos reduzidos, os jogos 2d ganharam um respeitado espaço nas redes que as fabricantes mantêm para seus consoles e as produtoras viram um enorme mercado para arrecadar um dinheirinho extra, sendo que muitas produzem jogos apenas para estes ambientes. Há de se mencionar também o trabalho realizado para vender alguns clássicos, ora idênticos aos originais, ora refeitos do zero, utilizando um pouco do poder dos atuais videogames.

Cheguei então a conclusão de que a salvação dos jogos 2d é mesmo a distribuição de conteúdo através dessas redes pois acho muito difícil uma grande produtora investir milhões para lançar um título nas queridas duas dimensões.

E para você? O 2d está morto ou ainda veremos grandes lançamentos neste formato?

relacionados


Comentários